22 julho 2010

OS MISERÁVEIS

Segundo reportagem do jornal O Globo (21/07), o "Ministério Público de Alagoas investiga um esquema coordenado por um coronel, um capitão e um tenente do Corpo de Bombeiros para desviar material doado pelos brasileiros a moradores atingidos pelas enchentes. O furto foi denunciado por um integrante do próprio Corpo de Bombeiros. Foram desviados carregamentos de sandálias de dedo, sabonetes, objetos de uso de pessoal e até talheres.

As doações eram desviadas antes mesmo de chegar ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde é feita a triagem dos donativos que chegam de todo o país para distribuição às cidades atingidas. Os produtos seguiam para outro galpão, onde os bombeiros participantes do esquema escolhiam os objetos que queriam. Só as sobras eram destinadas para a distribuição às vítimas.

Os promotores investigam agora se há participação de políticos na trama. O objetivo seria trocar os objetos doados por votos nas eleições de outubro. Ao todo, 15 cidades decretaram situação de calamidade, em razão da destruição provocada pela cheia dos rios Mundaú e Paraíba. Há 72 mil desabrigados e 29 desaparecidos.Sandálias estavam no carro de um oficial dos Bombeiros.

A descoberta do esquema ocorreu por acaso. No dia 12 de julho, um caminhão com mais de mil pares de sandálias Havaianas, doadas pelo fabricante, chegou a um galpão da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, na Avenida Rotary, no bairro do Farol. Um livro de registros do galpão atesta a entrada do carregamento. No dia seguinte, houve um acidente com o portão do galpão, que caiu, ferindo o filho do vigilante.

Ao tentar ajudar o ferido, um oficial designado para fazer a separação dos donativos notou uma movimentação estranha: parte das sandálias estava sendo transferidas para o veículo de um outro oficial. De acordo com o Boletim da Corporação, que circula internamente, o oficial deu voz de prisão ao colega. Mas logo um coronel e um deputado federal apareceram, e o crime acabou abafado.

Dias depois, houve outro flagrante de desvio: uma doação de R$ 50 mil em produtos de uso pessoal foi novamente saqueada por bombeiros, conforme atestam boletins internos do Corpo de Bombeiros e parte dos depoimentos ao Ministério Público, obtidos com exclusividade pelo GLOBO.

Esses produtos tinham sido doados pela Receita Federal. O secretário de Defesa Social de Alagoas, Paulo Rubim, fez o flagrante pessoalmente e determinou, no dia 17 de julho, a abertura de uma sindicância para apurar o caso. Um bombeiro está preso".

Todas as minhas postagens, quem acompanha o blog sabe disso, são ilustradas com fotos que tenham alguma relação com o fato descrito no texto. É uma forma, digamos, de "ilustrar" a notícia e trazer as cores do cotidiano para o post.

Dessa vez, porém, a foto utilizada não tem relação ao fato específico. Mostra apenas um bombeiro em ação. Tomei essa iniciativa em respeito a uma corporação que merece todo o carinho da sociedade, e não pode ser manchada pelo desvio de conduta de alguns de seus integrantes, se é que o fato noticiado realmente ocorreu. Prefiro a foto do homem do fogo que luta pela vida do seu semelhante. Não me agrada a imagem de um bombeiro roubando dos miseráveis!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Certamente que em todas as categorias existem os maus e os bons, esses homens que sempre destemidamente enfrentam o perigo tem seu mérito. E que os maus pagem pelas arbitrariedades e a corporação siga desempenhando seu papel com a honradez que já é peculiar.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Nossa... eu acredito que isso aconteça mais do que possamos imaginar. Quantos se aproveitam do sofrimento de necessitados de todo e qualquer tipo? Lamentavel.

    ResponderExcluir
  3. Ai posso fazer um pedido? Do tipo desejo totalmente descabido, sem o menor respaldo da lei, só mesmopara curtir a fantasia do momento?
    Eu queria que houvesse uma grande intervenção federal no estado de Alagoas, com uma devassa completa, quebra de sigilo das contas dos políticos de lá, malha fina da Receita Federal para todo o funcionalismo público e mais o quê....? Ah, tá. Queria também que todas as irregularidades apuradas fossem julgadas com seriedade, integridade e rapidez e que todos os culpados fossem parar realmente atrás das grades sem direito a Habeas Corpus ou Sursis.
    Sonho de Alice no País das Maravilhas, né?
    Mas é bom saber que os nossos sonhos continuam limpos e dignos.
    Voltando à vaca fria, Carlos Roberto, nem sei mais quem são os miseráveis nessa história: se são os que perderam tudo de material, se são os que perderam a moral e a vergonha, ou se somos nós que perdemos a coragem...

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga Ana:

    A história desses "miseráveis" tem um pouco de cada coisa: tem os alagoanos "miseráveis" que perderam tudo; tem as autoridades e políticos "miseráveis" envolvidos na falcatrua, e claro, nós, os "miseráveis" acomodados e conformados ou sem coragem para protestar, para gritar e exigir mais seriedade, mais dignidade, e um pouquinho, só um pouquinho menos de corrupção.

    E não esqueçamos: Alagoas, um dos Estados mais "miseráveis" da Federação (como o Maranhão, da família Sarney) é o gueto do "coronel" Collor, o homem que tem "aquilo roxo"! Será de vergonha?

    Um grande abraço, Ana...

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Príncipe!

    Por isso comentei acerca da foto que ilustra a postagem, fazendo questão de destacar que "prefiro a foto do homem do fogo que luta pela vida do seu semelhante. Não me agrada a imagem de um bombeiro roubando dos miseráveis"!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  6. Não tenha dúvidas disso, Sissym!

    Esse tipo de problema já foi alvo de várias reportagens, em ocasiões distintas. É a maldade humana!

    Ainda bem que não são todos!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  7. Roberto,realmente uma situação lamentável,pois mancha a imagem Corporação.Infelizmente acredito que isso ocorre muito além do que imaginamos.Gostei do trecho final,onde você ressalta que apesar de haverem alguns maus elementos existem aqueles que mantem sua conduta ilibada,também prefiro acreditar na imagem do bombeiro destemido.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. É verdade, Cecília!

    É tanta patifaria na alma humana que às vezes a gente esquece de separar o joio do trigo, o que não é justo. Por isso, como você mesma disse, eu fiz questão de fazer essa distinção, até porque há homens bons e maus e todos os lugares, não é mesmo?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  9. Saudações!
    Amigo ROBERTO:
    Li a sua matéria e devo lhe confessar que esse rosário de investidas contra as doações me corta o coração... é tão difícil se separar o bom do péssimo que nos remete a colocar dúvidas sobre a ações nobres. Uma situação triste e lamentável!
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  10. Lyson:

    O socorro a desabrigados de grandes tragédias como as que ocorreram recentemente em Alagoas e Pernambuco deveria ser feito sob regras rígidas, com fiscalização, inclusive, do Ministério Público, justamente para evitar a ação de meliantes, verdadeiros predadores, que se aproveitam da desgraça humana para se apropriar de donativos, como simples chinelinhos de dedo, por exemplo, o que é lastimável.

    Por outro lado, eu não sou contra o socorro aos necessitados, mas se pararmos pra pensar vamos ver que esse tipo de solidariedade, na maioria das vezes, VEM SUPRIR INICIATIVAS QUE DEVERIAM SER TOMADAS PELOS GOVERNOS, e o que é pior, tornam-se necessárias em razão de fatos ocorridos exatamente pela OMISSÃO, INCOMPETÊNCIA E NEGLIGÊNCIA DESTES MESMOS GOVERNOS!

    Um exemplo clássico disso, tema abordado no Dando Pitacos sob o título "Omissão injustificada", está no deslizamento da encosta do Morro do Bumba - Niteroi - FJ, uma tragédia anunciada e facilitada pelo descaso das autoridades daquela cidade e do próprio Estado do Rio de Janeiro.

    Até quando a população vai substituir a ação dos governos? E até quando essa solidariedade continuará a ser agredida pela ação de vândalos, como acabou de acontecer em Alagoas?

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!