12 setembro 2010

O MISTERIOSO ENIGMA

Por questões de trabalho não pude postar aqui no Dando Pitacos, como venho fazendo em todas as sextas-feiras, um vídeo com um astro, uma estrela ou banda famosa, o que faço com prazer, porque sou fã inverterado da boa música, principalmente daquela tocada a partir da década de 60, quando eu era apenas um menino (verdade, podem acreditar!).

Mas como hoje ainda é domingo, eu trago pra vocês o Enigma.

Em meados de 1970, Michael Cretu já tinha a carreira em suas mãos e vários trabalhos em colaboração com outros músicos. Contribuiu também para os álbums de sua esposa, Sandra Cretu. Antes do Enigma, Cretu lançou alguns álbums com seu próprio nome, que não foram bem sucedidos. Ele revelou em uma entrevista que acreditou que suas idéias começaram a funcionar logo a partir desse momento.

Foi então que ele teve a idéia de criar um novo estilo de new age dance, sem nome ainda. E em dezembro de 1990, surge o álbum de estréia do projeto: o MCMXC a.D, que foi o primeiro grande sucesso comercial de Cretu, principalmente em razão da canção Sadeness (Parte I), onde eram mixados Cantos Gregorianos, batida altamente dançante e gemidos sensuais de Sandra, soando altamente peculiar aos ouvidos do público naquele tempo.

Outros grandes sucessos do álbum foram Principles Of Lust e Return to Innocence, remixadas por vários dos melhores DJs da Europa. Antes que o álbum fosse lançado, Cretu foi cauteloso com a resposta que o seu disco poderia obter, principalmente em relação a Igreja Católica, e decidiu ocultar seu nome real, assinando a obra como M.C. Curly. A contracapa do álbum conteve pouca informação sobre seus integrantes, promovendo o mistério sobre os criadores do projeto, o que levou muita gente a perguntar o que era o Enigma: se uma pessoa ou um grupo.

Mais informações sobre Cretu e o Enigma? Clique aqui.

Veja os vídeos de Sadeness (Parte I), Principles Of Lust e Return to Innocence, três dos maiores sucessos do misterioso e espetacular Enigma.








Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Que Post Fantástico!
    Amigo Roberto:
    O seu super Post é absolutamente fascinante... Favoritei e estou ouvindo os vídeos:Return to innocence e Pinciples of lust B,fnld. Love c. Sade.
    Parabéns por mais um Post magistral!
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de ouvir Return of Innocence. O estilo das musicas deles me agrada muito. A batida de Sadness é fantastica! Dá vontade de sair dançando, é meio contagiante para mim.

    ResponderExcluir
  3. Interessante o conteúdo desta notícia, realmente a música é uma das atividades ou criatividade humana mais imprevisíveis, músicas lançadas com previsões de grandes sucessos e acabam em nada, outras duram uma eternidade, permanecem pelos tempos afora.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Braz!

    O álbum onde estão incluídas as três músicas dos vídeos vendeu mais de 30 milhões de cópia. E continua vendendo...

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Sissym!

    Dá vontade de sair dançando. A combinação da batida e o canto Gregoriano é espetacular. Eu adoro o Enigma. Eles lançaram um novo CD recentemente. O nível é o mesmo: espetacular!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Lison!

    Os vídeos são realmente espetaculares. A batida, o ritmo e o canto Gregoriano criam um clima de sensualidade e mistério. Pra mim o Enigma não tem igual!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!