29 dezembro 2013

As frases mais polêmicas de 2013

Foto: reprodução

O ano que se encerra foi marcado por importantes acontecimentos. No Brasil, que é o que nos interessa de forma mais direta, algumas mudanças já podem ser vistas. O Judiciário, por exemplo, começou a mandar para a cadeia os políticos corruptos, atitude que se espera, venha a se tornar um costume, independentemente de partidos ou interesses políticos. A população, apesar dos black blocs, que tudo fizeram para esvaziar os movimentos, descobriu o caminho das ruas e dos protestos. E no verdadeiro redemoinho de fatos que se desencadearam, algumas frases foram destaque. O Dando Pitacos selecionou 20 delas. Confira todas e deixe o seu comentário.


“Mas quem sonhou a vida toda por um Brasil melhor, com menos miséria, sem fome, com mais valor aos trabalhadores, não pode parar de sonhar. O peso da injustiça pode tudo. Só não pode prender meus sonhos”
José Dirceu, em mensagem de Natal postada em seu blog - 26/12/2013


“Se há uma profissão que pressupõe liberdade de maneira plena, ampla, é essa de parlamentar. Não é à toa que a Constituição o dota de toda a proteção, imunidade. Imagine os senhores um deputado negociando com o carcereiro para vir votar ou depois dizendo ‘desculpe, cheguei atrasado (na cadeia) porque estava votando’”
Gilmar Mendes, ministro do STF, defendendo a imediata cassação dos políticos condenados no mensalão - 15/08/2013


"É como queimar sutiãs"
Daniela Mercury, comentando seu casamento com a jornalista Malu Verçosa - 06/04/2013


“Tenho que reconhecer que essa manifestação tem um lado positivo do ponto de vista do leigo. Os coleguinhas da Papuda devem estar felizes por continuarem com um colega deputado”
Marco Aurélio, ministro do STF, comentando a votação que manteve o mandato do deputado Natan Donadon - 29/08/2013


"Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva". Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa"
Angelina Jolie, em artigo publicado no New York Times, sobre a cirurgia de retirada dos seios - 14/05/2013


"Se uma pessoa é gay e procura Jesus, e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?"
Papa Francisco, em entrevista após a Jornada Mundial da Juventude - 29/07/2013


"Quero fazer um apelo, porque, sabe, na porta de casa, eu tenho filhos pequenos. O Sérgio Cabral político é uma coisa. Ali, é o meu filho de 6 anos, meu filho de 11 anos. É um apelo de pai mesmo"
Sergio Cabral, governador do Rio, pedindo que manifestantes desocupassem a rua onde mora, no Leblon - 29/07/2013


"Considero-me um preso político"
José Genoino, ex-deputado pelo PT-SP, ao ser preso por ter sido condenado no processo do mensalão - 15/11/2013


"Porque eu quis"
Capitão do Batalhão de Choque do DF, identificado como Bruno, explicando por que jogou gás em grupo de manifestantes em Brasília - 08/09/2013


“Tinha ‘mina’ que, quando eu não era famoso, nem olhava para a minha cara. Eu não tinha carro, moto, ia pra balada de ‘bicão’. Depois que fiquei famoso, peguei essas todas, só pra tumultuar. Levava para o hotel, ‘comia’ e nunca mais ‘dava um salve’”
MC Guimê, cantor e compositor, símbolo funk ostentação, durante maratona de shows em três cidades no período de 4 horas - 14/05/2013


"Maconha é proibido, mas mensalão pode fazer de novo, né?"
Samuel Rosa, vocalista da banda Skank, durante o show do Skank no Rock in Rio - 21/09/2013


"Não teria como (devolver o dinheiro da propina). Só se eu bater na porta de um monte de moça por aí e tentar devolver e tal. Não tem como"
Luís Alexandre Cardoso de Magalhães, auditor fiscal acusado de pertencer ao núcleo duro da máfia do ISS, explicando que gastou boa parte do dinheiro desviado com prostitutas, razão pela qual não conseguiria devolvê-lo aos cofres públicos - 24/11/2013


"Pela primeira vez na história deste Brasil um pastor cheio de Espírito Santo conquistou espaço que até ontem era dominado por Satanás"
Marco Feliciano, deputado federal (PSC-SP), durante culto em Passos - MG, ao falar sobre Comissão de Direitos Humanos - 29/03/201


"A ética é meio, não é fim. A ética é dever de todos nós"
Renan Calheiros, presidente do Senado, um dia após ser denunciado por três crimes - 01/02/2013


"Há muitos para colocar para fora. Esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso. Nós sabemos que há decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras"
Joaquim Barbosa, presidente do CNJ, durante sessão que puniu juiz do Piauí acusado de beneficiar advogados - 19/03/2013


"Eu quero conversar com o dono dessa porra! Me leva até ele"
Manifestante não identificado (muito doidão, com certeza!) durante protesto em frente ao Congresso e antes de ser detido por tentativa de invasão - 20/06/2013


"Eu quero dizer que o meu governo está ouvindo essas vozes pela mudança"
Dilma Rousseff, presidente da República, ao comentar as manifestações que se espalharam pelo país, depois, é claro, do fato consumado - 18/06/2013


"Vejam que o novato parte para a crítica ao próprio colegiado"
Marco Aurélio Mello, ministro do STF, referindo-se ao ministro Luís Roberto Barroso por ocasião do julgamento do mensalão - 12/09/2013


"Ela (Dilma) pertenceu a quatro organizações terroristas que tinham isso, de implantar o comunismo no Brasil"
Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-servidor do DOI-Codi de SP, em depoimento à Comissão da Verdade sobre a repressão na ditadura - 10/05/2013


"A frota de helicóptero do governo não foi criada por mim, todos os governadores de estado do Brasil têm helicópteros a disposição do estado, como muitos tem até aviões, coisa que o governo do estado não tem. (...) Não serei, não sou o primeiro a fazer isso no Brasil. Outros fazem também e faço de acordo com o cargo que ocupo"
Sérgio Cabral (PMDB-RJ), governador do Rio, tentando explicar o uso de helicóptero oficial, inclusive nos deslocamentos com a família e amigos - 08/07/2013







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin