13 novembro 2010

Fotos livres de direitos autorais

Lendo a seção Digital & Mídia (só para assinantes) do jornal O Globo de hoje (13/11) encontrei uma matéria interessante, que tenho certeza, vai interessar a muita gente, principalmente àqueles que gostam de ornar suas postagens com imagens, como recomenda a boa prática blogueira. 


Segundo o texto, uma das maiores dificuldades dos blogueiros é encontrar a fotografia ideal para a ilustração de seu blog. Às vezes se gasta um tempo enorme à procura da imagem certa, e quando a encontramos, descobrimos que ela tem todos os direitos reservados. 



Foi pensando nisso que o empresário Dan Evans fundou em Dayton, no estado americano do Tennessee, o Wylio, serviço web que acha fotografias com direitos autorais liberados pelos autores ou usam uma licença aberta. Esse tipo de licença pode ser do tipo copyleft, usada no software livre - que permite o uso por terceiros de uma obra, desde que ela passe adiante a permissão sob a mesma licença - ou uma das várias modalidades do site Creative Commons, que restringem alguns direitos e liberam outros.



Evans montou um banco de imagens livres baseadas no site Flickr, e para usá-lo você não precisa ser nenhum expert em tecnologia. 



Basta seguir três passos:

1º) Digite o nome da imagem que você quer buscar. Experimente procurar por "rosas". Eu encontrei centenas de fotos disponíveis; 



2º) Escolha a imagem. Quando se clica nela, o Wylio abre uma ferramenta para ajeitar a posição da foto para o seu blog, digamos. Ela aparece ao lado de um texto falso para que o internauta tenha uma ideia de como vai ficar. Basta passar o ponteiro do mouse sobre um botão para aumentar ou reduzir a foto. Depois, no canto esquerdo da página, o usuário opta por um alinhamento em relação ao texto - centralizado, à esquerda ou à direita. 



3º) Clique no botão get the code (pegue o código) no canto direito. Ele leva a uma terceira página que exibe, em linguagem de internet, a visualização escolhida pelo usuário. Este deve clicar em cima do código, que é selecionado automaticamente. Agora é só copiar e, depois, colar no espaço do seu post. Na visualização antes de publicar o post, a foto aparece direitinho junto do texto real. (O Wylio recomenda que se cole o código da imagem acima do texto já escrito). 



Pronto! É só publicar o texto! A imagem do Wylio já vem com o crédito do autor e um link para o site. Uma observação: se a foto ficar pequena, esses dois elementos ficam um tanto incômodos na visualização final. Portanto, vale fazer testes antes de publicar (se a foto não agradou, basta fechar a página de ajustes do Wylio e voltar às outras opções do mesmo tema, que voltam a aparecer). 



Uma dica final: apesar do bom trabalho do Wylio, confira a licença da foto escolhida. Embaixo dela, junto com os créditos, há um atalho more info que leva ao perfil Flickr do autor, com a respectiva licença. 



Clicando aqui você vai até o Wylio. Confira!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

20 comentários:

  1. olá Carlos
    nossa q trii
    e parece ser pratico mesmo
    valeu a grande dica

    bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Essa dica é muito valiosa, obrigado por partilhar.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ótima Postagem e Parabéns pelo Blog!

    Gostaria de convida-lo para conhecer o T3 - O Melhor lugar para Divulgar seus Links!

    Pois no T3 todos os Links são Folow, melhorando sua posição nas pesquisas, O T3 é feito para o publico, sendo assim, existem pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, não apenas outros blogueiros curiosos.

    Você pode também adicionar amigos, enviar mensagens, votar nas notícias e muito mais, comece agora mesmo enviar seus Links para o T3:

    www.t3.tol3.net

    Grande Abraço, Sucesso!
    T3 - O Melhor da Internet Está Aqui!

    ResponderExcluir
  4. charles de jesus da silva netto
    Parabéns pelo post pois havia feito pesquisa no google e também publiqueem meu blog pela importância do assunto: http://www.charlesnetto.com/2010/11/site-permite-busca-rapida-na-internet.html#comments
    e também comentei no site origem conforme descrevo abaixo : 13/11/2010 - 16h 51m
    É então vemos pelo teor desta matéia que a "Globo Online" esta publicando conteúdo de grande auxílio para para os Blogueiros e internautas em Geral, portanto mais uma vez dou os meus sinceros parabéns para O Globo Online... Irei disponibilizar este assunto em meu blog, ok!http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/11/13/site-permite-busca-rapida-na-internet-de-fotos-livres-de-direitos-autorais-923021122.asp
    tendo também Comentado no dihitt no comentário de seu post referente a este assunto, ok!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela dica, estava procurando mesmo esses tipos de sites que têm imagens sem direitos autorais. É mesmo muito complicado você encontrar alguma livre esses dias ou, quando encontramos, não tem nada a ver com o tema.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Misterious!

    Perde-se muito tempo buscando a foto que precisamos, e às vezes ela nada tem a ver com o tema ou está limitada por direitos autorais.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Charles!

    É muito bom que você também tenha postado sobre o assunto no seu blog. O assunto é importante e quanto maior a sua divulgação, melhor!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  8. Valeu, T3!

    Vou visitar o endereço o mais breve possível!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo comentário, Mundo Virtual!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  10. Tomara que seja mesmo, Victinho!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  11. Tomara que funcione como noticiado, Juci!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Marcos Mariano!

    Legal poder informar você!

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre fico preocupada sobre pegar imagens na internet.... quando eu vejo nome do autor, faço questão de mencionar e muitas vezes o procuro pra falar que estou usando e convido para vir ver.

    ResponderExcluir
  14. É uma boa iniciativa, Sissym!

    É melhor prevenir que se aborrecer depois, não é mesmo?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Escrevi um post sobre o assunto recentemente, com dicas de imagens de domínios públicos para facilitar a vida do blogueiro. O seu post oferece mais uma alternativa prática e segura para a questão, além de ser muito bem escrito e agradável. Atualizei meu post com essa sua dica, ok. Bjiin

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pelo comentário, Dell!

    É muito bom quando a gente tenta prestar um serviço e encontra pessoas alcançadas por ele. E melhor que isso: agradecidas como você.

    Dei uma passada rápida pelo seu blog e vou retornar para comentar o seu post sobre o risco da utilização de imagens gravadas por direitos autorais.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!