10 março 2009

Escutando a voz dos ancestrais


O texto postado a seguir foi enviado por LIANA UTINGUASSÚ, autora de "O CHAMADO DA TERRA" e Servidora/Presidente da OSCIP YVY KURAXO.

Primeiramente, quero agradecer sempre à oportunidade que nos concedem em expressar o que pensamos, como sentimos.

Quando Carlos Roberto nos sinalizou para entrar no PITACO, entrei. Logo me deparei com a matéria “O CLAMOR DA TERRA” e senti um arrepio em toda base da coluna, que sinaliza sempre para mim como resposta direta de nossos Ancestrais.

Recentemente publiquei a obra literária “O CHAMADO DA TERRA”, uma auto-biografia de cunho espiritual, que conta um pouco do como desde sempre a Terra falou comigo, e como este “CHAMADO” me conduziu à retomar os passos deixados por nossos Ancestrais. Foi quando comecei a percorrer várias Aldeias Indígenas, no Brasil e nas Américas, expandindo laços com várias Nações Indígenas, etnias diversas e logo gerando a OSCIP YVY KURAXO que estou sempre como servidora, atuando na Presidência.

Mas, este relato inicial, é apenas para oportunizar um fio condutor do que se segue. Ainda em sequência ao “Dia Internacional da Mulher”, ao termo “Mae”=Mu=Origem de tudo=Mundo. Registro aqui um pequeno informe que talvez muitos conheçam e peço licença para colocar aqui a fim de nos permitir um olhar por estes Horizontes, NÃO PERDIDOS.

“De acordo com antigas lendas de povos que habitavam a América do Sul muito antes da chegada de Cristóvão Colombo ao "Novo Continente", Mu era um continente rico em ouro, prata e cobre. Essas lendas caíram no esquecimento após a chegada de Cristóvão Colombo à América, que culminou com a dizimação de grande parte da cultura desses povos. Alguns séculos depois, a lenda retornou à tona, quando o coronel inglês, James Churchward [1], afirmou ter decifrado antigas inscrições em pedra. As inscrições revelavam a existência de Mu, indicava sua localização (ligeiramente abaixo da Linha do Equador), sua extensão (9.600 quilômetros de Leste a Oeste, e 4.800 quilômetros de Norte a Sul) e a causa de sua submersão (uma ação vulcânica que dizimou a população de 64 milhões de pessoas!).

Segundo levantamentos posteriores, toda a humanidade descenderia de Mu, e segundo Churchward tratava-se do Jardim do Éden, onde há 200 mil anos havia surgido o homem. As diferenças raciais teriam levado os grupos colonizadores a migrar para diferentes partes do mundo. Os mais poderosos formaram o império Uigur, cuja capital encontra-se até hoje enterrada sob o deserto de Gobi, na Ásia. Os outros formaram outras civilizações, entre elas as também hipotéticas Atlântida e Lemúria.”

Porque coloco estes informes aqui? Porque a Humanidade, em um ponto de vista pessoal, passa por uma Retomada de Consciência fortíssima e esta Consciência passa, em meu humilde ponto de vista, por este Retorno à TERRA=Mae=MATER=MU. Igualmente energia feminina.

Este legado Ancestral pode acolher diversas interpretações, nos mais diversos modos de pensar, ser, entender a VIDA. Mas nossos Parentes Indígenas sempre mostraram, através de sua conduta para com esta “MAE”, e para com o CRIADOR, um entendimento científico, filosófico e espiritual altamente apurado, transcendente do que se possa aqui explicar em algumas palavras.

Hoje vivemos tempos onde o CLAMOR retumba, sob vários aspectos, dentro de cada um, em torno, acima, abaixo, aos lados, à frente, atrás. De repente, somos Chamados de tal maneira, mesmo vivendo nos grandes centros urbanos, que conseguimos escutar as flores, escritores(as) escrevem milagrosamente sobre “O CHAMADO DAS ÁRVORES”, outros escrevem sobre “Eu falo, Tu falas... “Eles falam”. E parece que todos estamos, de repente, vibrando em uníssono... Não é mesmo? Outros se reencontram nos mesmos ideais pelo PLANETA, pela TERRA, por seus FILHOS, por PRESERVAÇÃO, por entender ou querer entender o que vem a ser “SAGRADO”.

Os sinais de “fumaça” se seguem, e parecem transpor fronteiras, muitas vezes fazendo a Ciência ceder e permitir-se um novo olhar... Através do cruzamento de muitas informações que renascem do tempo e espaço... NA TERRA, pela TERRA.

Pois bem, aqui neste espaço “sagrado” do PITACO, ou OCA TIP... Reflito: Sim, OCA TIP. Nossos Ancestrais sempre avaliam os nomes e seus componentes dentre várias formas, sobretudo no SOM e então brota o espírito e o sentido absolutamente e espantosamente lúcido!

Amigos, irmãos, Parentes... Há muito tempo desisti de interpretar racionalmente muitas coisas, ou querer racionalizar, ou comprovar. Vibro com a TERRA, para TERRA. Alguns grandes sábios já diziam que não adianta querer intelectualizar tudo, e nossos Ancestrais mostraram sempre, que o SENTIR é o principal. Sentir e expressar com CORAÇÃO E ESPÍRITO.

Nós, Homens e Mulheres não existimos sem entendimento desta dualidade, sem entender que ora faz sombra, ora faz sol, ora venta, ora faz calor, ora é dia, ora é noite. Nas comunidades Andinas, na cosmovisão Inka, Maia, Azteca... Homem e Mulher juntos, são fortes, podem mais, aprendem, avançam.

Sei que é preciso muitas vezes sobrevoar CÉUS e TERRA para entender um pouco de tudo, por isso deixo aqui um registro e um pedido: “Que todos possamos caminhar ao lado”, nem acima, nem abaixo, nem à frente, nem atrás, mas que compreendamos a que viemos, e porque viemos e para onde vamos.

O Momento Urge, O Tempo é Agora. Iporã Eté Aguyjevete. Somos Todos UM, não foi apenas mais um filme. Nem o CHAMADO, tampouco o SEGREDO.

Ainda para completar aqui. Não há nada de delirante em aceitarmos isto como um fato natural de nossa Jornada como pura energia que somos, vibrando com tudo que existe nesta Natureza.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin