12 abril 2009

AMEAÇA NUCLEAR

Segundo o TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU, metade das instalações radioativas de fábricas e hospitais em todo o País funcionam de forma irregular, sem registro ou inspeção adequada, até porque a COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR - CNEN funciona com um déficit de 610 (seiscentos e dez) servidores e estaria à beira de um colapso administrativo.

Relatório do TCU registra ainda que 27 (vinte e sete) das 195 (cento e noventa e cinco) instalações de radioterapia para tratamento de pacientes com câncer estariam em situação irregular. Em 06 (seis) delas os auditores não encontraram os registros de inspeções. O problema atinge até mesmo máquinas pertencentes à própria CNEN: das 17 (dezessete) unidades, 13 (treze) estariam sem a fiscalização adequada.

O governo não sabe com exatidão quantas pessoas moram na área mais próxima às Usinas de Andra dos Reis. Não há pastilhas suficientes para prevenir o câncer de tireoide na população em caso de um acidente nuclear. Além disso, cerca de 40% (quarenta por cento) dos técnicos que fiscalizam os reaores estão próximos de suas aposentodorias.

O mais grave acidente nuclear de que se tem notícia nos últimos anos ocorreu na usina nuclear de CHERNOBYL, na UCRÂNIA, em 1986. Uma explosão, seguida de incêndio, jliberou grande quantidade de material radioativo, o que causou 32 mortes e obrigou a retirada de moradores das cidades e vilarejos próximos. A área ainda possui altos índices de radioatividade e ficará assim por muitos anos. As partículas radioativas foram levadas pelos ventos a outros países, incluindo SUÉCIA. ALEMANHA e GRÃ-BRETANHA. Na GRÃ-BRETANHA, por exemplo, mesmo depois do tempo decorrido, terra e vegetação de algumas áreas atingidas ainda apresentam radioatividade e as pastagens, também contaminadas, afetam carneiros que se tornaram impróprios para o consumo humano. A pior contaminação de todas foi a que atingiu as manadas de renas e os lapões – povo do norte da SUÉCIA, onde os animais silvestres e algumas manadas ficaram contaminados.


Os riscos são enormes, mas mesmo assim, segundo o portal VIVA TERRA "poucos moradores já foram informados sobre o que fazer no caso de um acidente nuclear. EDSON JORGE, chefe do serviço de emergência nuclear da DEFESA CIVIL MUNICIPAL, afirma que já foi feita uma campanha de esclarecimento, com a distribuição de panfletos e calendários com instruções de fuga. Mas diz que não se lembra quando (o destaque é nosso). Sobre os turistas, JORGE informa que não há orientação. “Não há esse direcionamento de informar ao turista. Não diretamente”, diz JORGE. E se houver uma emergência? “Na hora a gente indica o caminho que eles têm de seguir" (aqui também o destaque é de nossa autoria).

É rezar prá todos os santos e credos e pedir proteção!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin