25 abril 2009

Cérebro: o seu é masculino ou feminino?

Achei essa reportagem da revista ÉPOCA muito interessante e a resolvi postar aqui no blog. Através dela você vai descobrir mais uma das inúmeras diferenças entre homens e mulheres.


Eis a íntegra da matéria:

As diferenças no corpo de homens e mulheres estão além da aparência e dos órgãos sexuais. A ciência detectou que até o cérebro apresenta características femininas ou masculinas. Essa diferença neurológica gera diferenças de comportamentos, sentimentos e modos de pensar entre homens e mulheres.

Você consegue saber se seu amigo está triste ou irritado só de olhar para ele? Essa é uma característica de um cérebro feminino. Mas um homem também pode ter essa sensibilidade e outros comportamentos geralmente ligados a um cérebro feminino. Isso porque a sexualidade cerebral não está ligada diretamente ao sexo do corpo. “O sexo do cérebro é determinado pela quantidade de testosterona [hormônio masculino] a que o feto fica exposto no útero. Em geral, homens recebem doses maiores do que as mulheres. Mas isso varia e nós ainda não sabemos exatamente por quê”, diz a ÉPOCA a neuropsicologista Anne Moir, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A diferença entre o cérebro dos dois gêneros tem raízes evolutivas. Segundo Moir, durante o desenvolvimento dos seres humanos, como o homem era o caçador, desenvolveu um cérebro com habilidades manuais, visuais e coordenação para construir ferramentas. Por isso, um cérebro masculino tem mais habilidades funcionais. Já as mulheres preparavam os alimentos e cuidavam dos mais novos. Elas tinham que entender os bebês, ler sua linguagem corporal e ajudá-los a sobreviver. Elas também tinham que se relacionar com as outras mulheres do grupo e dependiam disso para sobreviver na comunidade e, por isso, desenvolveram um cérebro mais social. Os homens, por sua vez, lidavam com um grupo de caçadores, não precisavam tanto um do outro e se comunicavam menos, apenas com sinais.

Moir acredita que a diferença de sexo entre cérebro e corpo pode estar ligada às causas do homossexualismo. “Se a concentração de testosterona no útero está mais baixa do que o padrão para os homens, então o 'centro sexual' do cérebro será feminino e esse homem sentirá atração por outros homens. Se a concentração desse hormônio estiver alta, o 'centro sexual' será masculino e ele sentirá atração por mulheres”, diz Moir.
Moir está desenvolvendo uma linha de pesquisa para entender melhor as diferenças neurológicas entre homens e mulheres e, para isso, desenvolveu um teste que mostra numa escala de 1 a 20 qual é o sexo do cérebro. O número 1 representa o cérebro mais masculino possível e o 20, o mais feminino. Quem se aproxima do 10 tem um cérebro misto. Segundo Moir, esse último caso é muito comum em suas pesquisas.

Além do teste, outro fator que pode mostrar o sexo do cérebro de uma pessoa, segundo os estudos de Moir, é a medida dos dedos das mãos. Segundo os estudos da inglesa, geralmente, quem tem cérebro masculino tem o dedo indicador menor que o anelar (olhando para a mão de frente para a palma). Já cérebros femininos são associados a dedos indicadores do mesmo comprimento que os anelares. Mas isso não é uma regra sem exceção, como praticamente tudo na biologia. A pesquisadora diz que, às vezes, uma mesma pessoa tem uma mão nos padrões do cérebro masculino e outra do feminino e isso exige mais estudos para entender a organização do cérebro".

O que você achou da matéria? Somos ou não somos muuuuito complicados?

Clique aqui prá confirmar a reportagem e fazer o teste!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Adorei essa matéria, Carlos. Isso explica muita coisa em relação ao homossexualismo e também acaba um pouco com a mania das pessoas dizerem que homossexualismo é doença ou falta de vergonha. Talvez já seja um passo para acabar com esse preconceito ridículo.
    Fiz o teste e deu que o meu cérebro é feminino. Confesso que até me surpreendi, pois achei que daria misto. Como eu tive que me virar sozinha, na base do aprende ou morre, virei exímia consertadora de fios elétricos e tomadas, montadora de móveis, rainha da furadeira... rsrsrsrsr
    Valeu, Carlos. Adorei a matéria.
    Abraços a todos os leitores.

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Veja a minha situação! Casado, com três filhos, o meu teste dá 11 pontos, e conclui que meu cérebro é FEMININO!!! Pode???

    Brincadeiras à parte, também adorei a matéria, por isso a trouxe para o blog!

    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  3. É, Roberto, a situação é grave. O teste diz que você tem o cérebro feminino, você tem uma comunidade só de flores no ORKUT. Sei não!!!

    Perdoe a brincadeira, Roberto. O que quero dizer na verdade é que achei o texto um barato. É isso que tem atraído tanta gente ao blog: a grande variedade de assuntos.

    O blog está de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. omeu deume 16 e sou homem

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!