03 junho 2009

CARTA AO SBT

Não duvido da sinceridade de quem me enviou a carta objeto dessa postagem, pois ela está repassando uma informação recebida pela internet, mas não sei se ela foi realmente escrita por PRISCILA, uma menina de 16 anos, de SÃO PAULO – SP. Mas isso não importa! O que interessa é o seu conteúdo, que trata de um assunto que ainda não trouxemos para o blog por falta de oportunidade ou pura distração: a televisão brasileira, que salvo raras exceções, é realmente uma vergonha!

Mas vamos à leitura da carta, que está em sua forma original, e deixemos os comentários prá depois. Ah, ia me esquecendo! A carta me foi enviada através de um email por IZIS VIEIRA BRUNO.

Aos responsáveis pelo programa Domingo Legal:

Não posso deixar de demonstrar o meu profundo descontentamento perante a Programação exibida aos domingos. A tentativa de libertar o marido da cantora Simony é vergonhosa.

Engraçado como a mídia se mobiliza para libertar um assaltante de bancos, mas ninguém vem aqui em casa para nos comprar um carro novo, já que o nosso foi roubado depois de ter sido comprado com muito suor e trabalho. Engraçado que o filho da Simony não pode crescer longe do pai, que já tem 2 crianças largadas no mundo, mas a filha do amigo do meu pai pode ficar órfã aos 2 anos de idade, pois o pai dela foi assassinado ontem (num assalto)...

Ninguém do SBT foi a casa dela perguntar se ela precisa de alguma coisa. O meu pai chegou a levar um tiro num assalto e já perdeu tanto dinheiro em outros assaltos que nem se lembra quanto, mas infelizmente ninguém se propôs a repor o dinheiro roubado para tirá-lo do sufoco ou sequer apareceu alguém para visitá-lo no hospital. Isso não dá ibope...

A revista Veja publicou uma matéria que deixou assustado qualquer cidadão de bem (menos o Sr. Gugu que anda com seguranças armados até os dentes e não depende de uma polícia despreparada que vive com um salário de miséria). De cada 100 criminosos, apenas 24 são presos, só 5 vão a julgamento e apenas 1 cumpre apena até o fim APENAS 1% DOS BANDIDOS FICAM PRESOS E VC AINDA QUER SOLTAR O QUE ESTÁ PRESO? Isso é realmente lamentável...

O coitadinho só roubou um banco, merece ficar livre. Por que o Sr. Augusto Liberato não mostra o fim daquele mendigo que ele ajudou com casa, dinheiro e trabalho... Depois de todo aquele estardalhaço que o Domingo Legal fez para ajudá-lo, não vi nenhuma mensão ao fato dele ter sido preso assaltando um posto de gasolina após perder tudo o que o Gugu deu...

E o fim daquele pequeno Polegar, o Rafael.... Pobrezinho...

Certamente, não sou a favor do programa penitenciário no Brasil. Sou a favor dos presidiários estudarem e trabalharem para a sociedade em troca de redução da pena caso não tenham cometido crime hediondo, mas ser solto antes do tempo só porque a Simony engravidou é demais pra minha cabeça...

Políticos não ficam presos e agora também artistas e parentes têm imunidade?

Só no Brasil mesmo pra acontecer esse tipo de coisas. Concordo que a violência exacerbada que a está batendo à nossa porta é fruto do descaso do governo e da sociedade para com as crianças de alguns anos atrás que foram deixadas sem escola, creche crianças abandonadas à própria sorte, mas soltar os bandidos por essa justificativa não resolve.

Por que o SBT não faz uma campanha para os políticos investirem mais em educação e creche ao invés de soltar presidiários parentes de celebridades? Ou mesmo colocar uma programação mais decente, que proporcione cultura, ao invés de mulher pelada? É um caso a se pensar...

Vou parando por aqui, pois tenho um enterro para ir (já mencionei o amigo do meu pai que foi morto ontem).

Deixo aqui a minha revolta perante uma televisão podre, que vende a ignorância, e proporciona festivais de absurdos como se a vida fosse uma simples brincadeira. Domingo Legal já está bloqueado aqui em casa e farei o possível para convencer as pessoas com um mínimo de inteligência a não mais assistirem a essa porcaria.

E se a Simony ama tanto o marido dela que espere ele cumprir a pena e pagar o que deve para a sociedade ou será que o amor dela não é suficientemente grande para agüentar as adversidades?


Priscila, 16 anos, São Paulo - SP.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Respondendo à Priscila - O SBT não faz campanha para políticos investirem em educação e creche pelo mesmo motivo dos próprios políticos - porque uma população de melhor nível cultural jamais veria os programas do SBT e tampouco seria seduzida por bolsas-famílias já que teriam condições de arranjar melhores empregos.

    A única emissora aberta de televisão ainda é a TVE. O resto só investe em futilidades, fofocas, voyerismo e criminalidade.

    ResponderExcluir
  2. AnaKris

    Li seu comentário e em princípio achei que você estava dizendo a verdade. Mas parei, pensei e conclui: Não, ela não disse APENAS a verdade, disse TUDO, só que de forma sucinta!!!

    Na televisão de hoje, repito, salvo honrosas exceções, e a TVE é a maior delas, tudo gira em torno de "futilidades, fofocas, voyerismo e criminalidade"!

    Aos sábados e domingos, então, o massacre é total! E não é só isso! Coisas estranhas também estão acontecendo: a GLOBO, que vivia às turras com o Bispo Macedo, agora faz reportagem semanal sobre a atuação das igrejas evangélicas no Brasil, e o Bispo Macedo, exemplo de "pureza" e "santidade" agora investe em seriados de extrema violência na sua RECORD! Durma-se com toda essa barulheira...

    Os horários televisivos poderiam ser melhor aproveitados com programas educativos (a defesa do meio ambiente, por exemplo, poderia ser um tema mais explorado), mas isso não dá IBOPE!!!

    Pobre telespectador...

    ResponderExcluir
  3. To longe de dizer tudo! Muita coisa corre por baixo do tapete que a gente nem sabe! Tem muito a ver com o circo (lembra daquela história de pão e circo?) para desviar a atenção da sociedade de coisas que possam incomodar os políticos e seus amigos.

    Só lembrando, Carlos, o Globo Ecologia passa às 7 horas da manhã! Qual é a criança ou jovem que consegue assistir?

    ResponderExcluir
  4. Verdade, AnaKris!

    As madrugadas da GLOBO são maravilhosas: tem o TELECURSO, o GLOBO ECOLOGIA a que você se referiu, o GLOBO RURAL, o PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS, o TECENDO O SABER, programas de real utilidade, mas sem platéia, porque vão ao ar em horários impraticáveis, quando o cidadão e as crianças que deles poderiam se beneficiar estão a caminho do trabalho e escola, respectivamente.

    Agora mesmo, quando tanto se fala sobre questões ambientais, porque não levar à sociedade um pouco mais de educação e conhecimento através do GLOBO ECOLOGIA, um programa inteligente e rico em detalhes?

    Coisas da televisão brasileira (leia-se "grana dos patrocinadores").

    O pior é que a classe política, que poderia intervir e mudar esse quadro com a edição de lei que obrigasse a veiculação dos programas referidos em horários mais acessíveis nada faz, mas nos enfia goela abaixo o maldito "HORÁRIO ELEITORAL"!!!

    E nós??? Também nada fazemos!!!

    ResponderExcluir
  5. Carlos, assim você vai ser meu deputado federal!

    Essa idéia de um programa ambiental num horário em que todos pudessem assistir é defendida por mim há muitos anos. Acho um absurdo que uma coisa tão importante passe num canal de televisão, não interessa qual, às 7:00 hs da manhã. É isso mesmo, sua idéia é genial. Pena que a gente não tem o poder. Ou será que temos e não sabemos usar?

    ResponderExcluir
  6. Ah! Eu voto nele! Ainda viro cabo-eleitoral de camiseta e tudo!

    ResponderExcluir
  7. Quando a campanha começar me chamem que eu tô nela, ahahah...

    O que você diz, Carlos Roberto, faz todo o sentido do mundo. Uma melhor programação de TV só ia ajudar na educação e desenvolvimento intelectual das pessoas, o que talvez não interesse aos que estão no poder. Manipular gente culta é muito mais difícil.

    Você, aliás, tem uma postagem sobre o assunto no blog "OPINIÃO" desde 13 de dezembro de 2007, não é verdade? Nela você registra:

    A divulgação de programas, campanhas educativas e informações sobre o tema, ninguém há de controverter, criará uma consciência ambiental, principalmente nos jovens, capacitando-os a trabalhar pela sobrevivência do planeta e dos seres que nele habitam. Por que os jovens? Porque eles estão em formação e não carregam, ainda, todos os vícios de uma sociedade imediatista e sem compromisso com o próprio futuro.

    Nas últimas décadas, o mundo vem passando por inúmeras transformações, e a rápida divulgação de informações, o transporte moderno, o conforto e comodidade das residências, os meios de produção cada vez mais automatizados, não duvidem, são uma ameaça constante aos recursos naturais.

    Boa parte da sociedade já sabe, afirmação que fazemos desde o primeiro texto aqui publicado: ou enfrenta o problema da degradação, ou a existência humana e os demais seres vivos estarão sob o risco de extermínio!

    Já se sabe que o consumismo desbragado da sociedade norte-americana afeta diretamente o clima do mundo, assim como as queimadas no cerrado e na região Amazônica. Sabe-se que a China cresce muito e polui demais.

    Isso precisa ser dito aos jovens numa linguagem que eles entendam e se interessem em ouvir! Temos a obrigação de lhes dar uma oportunidade de vida num mundo melhor que aquele que trouxemos à beira da destruição!

    Se a lei obriga as empresas de difusão, por exemplo, à transmissão da propaganda eleitoral (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997), porque não lhes pode impor a veiculação de programas voltados para a educação ambiental?"

    NÃO DESISTA DO SEU OBJETIVO, NUNCA!!!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente o interesse de todos é apenas um, primeiro eu, segundo eu, teceiro eu, o outro, ou seja, próximo que se dane, eu não estou nem ai, o importante é me satisfzer não importa como for, se, tem educação, se estão matando a troco de nada não é problema meu, o importante são as minhas realizações. E eu te pergunto que país é esse?

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!