31 julho 2009

AQUECIMENTO GLOBAL: UMA FARSA?

Quando se cria um blog e se permite que as postagens sejam comentadas livremente, corre-se o risco de ter que enfrentar opiniões contrárias àquilo em que acreditamos. Mas achamos que isso é democracia, é liberdade de expressão, razão qual o blog é aberto a todas as idéias.

Uma de nossas bandeiras sempre foi a defesa do meio ambiente, a necessidade de combater o aquecimento global, os riscos a que está exposto o planeta em razão da ação predatória do ser humano.

IAN PLIMER, um renomado geólogo australiano, discorda frontalmente das nossas idéias. Ele afirma que as alterações climáticas são uma farsa perpetuada por ambientalistas.


PLIMER, professor de geologia da mineração na UNIVERSIDADE DE ADELAIDE - AUSTRÁLIA, diz que o aquecimento global é a nova religião das "elites urbanas" dos países ricos.

Para ele, o aquecimento global é algo natural, com muitos precedentes na história do planeta. Segundo seu entendimento, o caráter dinâmico do clima da TERRA sempre foi de conhecimento dos geólogos, e as mudanças que ocorrem são cíclicas e aleatórias, e não são causadas ou afetadas de forma significativa pelo comportamento do homem, opinião que não é solitária, já que endossada por alguns cientistas de renome.

Em defesa de sua tese, ele acaba de publicar um livro, "Heaven and Earth — Global Warming: The Missing Science”, que já vendeu cerca de 30 mil cópias na AUSTRÁLIA e parece estar indo bem no começo das vendas na GRÃ-BRETANHA e nos EUA.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Olha Carlos Roberto, eu também já ouvi uma barbaridade dessa. Como a pessoa me passava credibilidade, fiquei a pensar. Todos sabemos que sempre há exageros quando se trata de conflito de interesses.
    Mas então me lembrei dos verões de quando eu era criança. Sem sobra de dúvida, não eram tão tórridos e sufocantes como o verões de agora.
    Lembrei também que minha prima que morava numa linda casa à beira da praia no Rio Grande do Norte perdeu a casa porque a água foi invadindo, invadindo, invadindo... Uma tia, também lá do RN está correndo o mesmo rísco. E não podemos dizer que isto é cíclico porque aqueles pedaços de terra sempre estiveram ali e agora estão literalmente indo por água abaixo.

    Se os estados da Terra são cíclicos como afirma o Ian Plimer, então é só esperarmos sentados que o Tietê e a Baía da Guanabara se limparão sozinhos!

    Não sou nem uma amante do assunto, mas costumo procurar a lógica em tudo. Cíclico quer dizer que parte, segue uma trajetória e volta para o ponto de partida. Se o universo é cíclico, porque as estrelas morrem? Não teriam que se reacender?

    ResponderExcluir
  2. Em se tratando de ciência, o radicalismo nunca foi bom conselheiro, por isso concordo com o comentário feito pela AnaKris.

    Todo artista, e o IAN PLIMER é um artista da ciência, quer ver sua obra/tese premiada/vencedora. A nós, os leigos, na maioria das vezes sequer é dado o direito de entender o que acontece em relação e esse ou àquele fenômeno.

    Mas acho que um pouco de bom-senso não faz mal a ninguém. Circula pela internet uma lista de 60 (sessenta) cientistas, entre os quais aparece o PLIMER, que se batem contra a teoria do aquecimento global. Repito: a lista é assinada por 60 (sessenta) respeitáveis cientistas! Aí me vem uma pergunta: E os milhares de outros cientistas não menos respeitáveis espalhados por todo o mundo que reconhecem e afirmam a existência do aquecimento global? Não merecem crédito? São menos capazes que os outros? Fazem parte da teoria da conspiração?

    Não é preciso ser cientista, basta não ser radical nem cego, prá se perceber que o clima no mundo vem mudando. Os exemplos citados pela AnaKris são reais e verdadeiros, e registre-se, são apenas alguns entre milhares de outros fatos, de suma relevância, que estão a demonstrar que o planeta já não suporta a ação predatória do homem.

    Mas o impasse tem duas soluções de simplicidade salomônica: acreditamos na tese da existência do processo de aquecimento global e tentamos revertê-lo, ou nos filiamos à corrente do cientista IAN PLIMER e nos omitimos. Se ele estiver errado...

    ResponderExcluir
  3. Boa parte das cabeças inteligentes do mundo se acha superior e por isso emite certas opiniões sem se preocupar com as explicações a respeito de seus pontos de vista. A vaidade fala mais alto.

    Mas também acho que um pouco de humildade não faz mal a ninguém, principalmente num assunto tão grave para a humanidade. Como disse o Carlos Roberto em seu comentário, não é preciso ser um cientista prá enxergar e sentir que o clima da terra vem mudando, e os exemplos dados pela Ana são a prova disso.

    Se a teoria do aquecimento global for um engano, tudo bem. O que vamos perder se mudarmos os nossos hábitos e preservarmos o planeta? Que prejuízo teremos?

    Agora, se o risco existe e não fizermos nada, será que o grande cientista Ian Plimer vai resolver o problema?

    ResponderExcluir
  4. O engraçado é que muitas empresas lucram com o aquecimento global. Ele (talvez) não pode estar 100% certo mas o fato de ele acusar os ambientalistas de exagero faz algum sentido. O aquecimento global a muito tempo faz parte da economia de milhares de paises. Acho digno o fato de ele ir "contra a correnteza" para esclarecer um assunto tão desconhecido entre os leigos , pois afinal você não aprende com uma so opinião mas sim do embate de varias.

    ResponderExcluir
  5. Você tem razão, Roberto!

    Em um assunto de tamanha importância para o Planeta e para a própria humanidade, obviamente, todas as opiniões deve ser consideradas. Nada pode ser descartado quando o futuro da raça humana pode estar em jogo.

    Obrigado por sua participação!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!