05 julho 2009

Orquídeas - cattleya harrisoniae



As flores e as plantas são parte da Natureza. Natureza é Meio Ambiente. Conheça um pouco mais da Natureza e preserve o Meio Ambiente. A postagem aqui utilizada foi autorizada pelo portal http://www.jardineiro.net



Foto: Carlos Tatsuta

  • Nome Científico: Cattleya harrisoniae
  • Sinonímia: Cattleya concolor, Cattleya harrisonii, Cattleya papeiansiana, Cattleya harrisoniana, Cattleya brownii
  • Nome Popular: Cattleya harrisoniae
  • Família: Orchidaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene

A Cattleya harrisoniae é uma espécie brasileira que tem como habitat a Serra do Japi, em São Paulo, seguindo pela parte baixa da Serra da Mantiqueira, mangues de quase toda a Baixada Fluminense até o litoral norte do Espírito Santo. É uma orquídea com pseudobulbos finos, roliços e sulcados até quarenta centímetros de altura, portando duas folhas coriáceas e pontudas de cerca de 25 centímetros de comprimento e cor verde-clara. Hastes florais eretas com duas a seis flores. Flor de dez centímetros de diâmetro de cor lilás escuro, que a diferencia de sua semelhante a Cattleya loddigesii, de florescimento em julho. A maior diferença entre as duas é que a C. harrisoniae mostra um colorido amarelo-ouro no labelo, próximo da junção com as pétalas. São poucas as variedades conhecidas, com destaque para a alba e a estriada. Muito utilizada em hibridizações. A floração ocorre de dezembro a fevereiro.

A orquídea C. harrisonieae é epífita, gostando mesmo é de ficar enraizada em troncos de árvores ou em vasos de barro ou de xaxim. O susbtrato para o seu cultivo é composto principalmente de folhas decompostas e xaxim macio (atualmente substituído por fibra de coco principalmente). Quanto à luminosidade, ela prefere meia-sombra e aprecia local iluminado protegido da incidência direta dos raios de sol das 11 às 3 da tarde.

As regas devem ser constantes no início do desenvolvimento da muda. Depois, sempre que o solo estiver seco e uma vez por quinzena nos meses mais frios. As adubações resumem-se à pulverizações quinzenais com NPK 10-10-10, utilizando a quantidade recomendada pelo fabricante. Dois meses antes do período da floração é recomendado usar NPK 4-14-8.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Que coisa mais linda!!! Vocês deram uma parada nas orquídeas e eu fiquei preocupada!

    Por favor, não deixem de trazer prá nós essas maravilhas, nunca!!!

    Parabéns para a equipe do blog.

    ResponderExcluir
  2. Beleza de postagem. É bom poder observar e saber um pouco mais sobre a natureza. E vamos combinar: que orquídea linda, hein!

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo do que disse a Augusta: "Por favor, não deixem de trazer prá nós essas maravilhas, nunca!!!"

    Parabéns, gente.

    ResponderExcluir
  4. Nem precisa comentar. Linda postagem, de grande utilidade inclusive prá quem gosta de plantas, principalmente das orquídeas.

    Show de bola!

    ResponderExcluir
  5. Augusta e Lia! Tranquilizem-se!

    Sou apaixonado por flores, e principalmente pelas orquídeas! Não vou deixar de retratá-las aqui no blog, NUNCA!!!

    Se vocês tiverem oportunidade, acessem a comunidade "FOTOGRAFLOR", no ORKUT OU o site www.olhares.com onde vão encontrar todo o tipo de orquídeas.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!