12 agosto 2009

BRASIL IGNORA MASSACRE DE ÍNDIOS

(Foto: Alessandro Rodrigues/PressPhoto/Divulgação)


O cineasta VINCENTI CARELLI e o indigenista MARCELO DOS SANTOS falaram sobre o documentário "CORUMBIARA", nesta quarta (12), em GRAMADO. O filme, que concorre na mostra competitiva, denuncia o suposto descaso das autoridades na investigação do massacre de índios da GLEBA DE CORUMBIARA, no sul de RONDÔNIA, há 24 anos. "O Brasil ignora o massacre dos nossos índios, que ainda ocorre em massa. Fazendeiros os matam por envenenamento, contratam pistoleiros e nada é feito. Ninguém é preso ou denunciado", afirmou CARELLI.


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Essa é outra questão que não se resolve principalmente por falta de interesse político. Para os nossos representantes em Brasília, índio não dá IBOPE. Isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Sabe Augusta, muito se fala em internet, nos crimes e golpes por internet, mas eu só tenho a agradecer. As redes me possibilitaram conhecer muitas pessoas, de estados e países diferentes. Entre essas pessoas, tive a graça de conhecer muitas lideranças e representantes indígenas. Um deles, inclusive, é a Samantha, filha do cacique-deputado Mário Juruna.

    Embora geograficamente afastados, desenvolvi um grau tão grande de amizade que até me esqueço que esta amizade é virtual.

    Pois bem, em conversas virtuais com os índios, fiquei sabendo que muitas associções se preparam para lançar candidatura de indígenas nas próximas eleições. Já vimos que algumas cidades já têm prefeitos indígenas mas eles agora estão pensando mais alto.

    Estão amadurecendo a idéia e eu já coloquei mais lenha na fogueira dizendo que precisamos de um representante para cada região do Brasil, porque há muitas e muitas etnias, em estágios de aculturamento variados.

    Eu sou muitíssimo favorável à idéia, mas tenho medo. Muitos oportunistas - políticos macacos velhos em malandragem - que se aproveitam de indígenas inexperientes (mas nem sempre inocentes). Fizeram isso com o Mário Juruna e tentaram fazer isso com o Macsuara Kadiweu, mas este último não se elegeu na época.

    Acho que índos no poder diminuiria o descaso sim, mas só vejo legitimidade vindo de um partido genuinamente indígena. Se houvesse corrupção (e haveria, porque seres humanos são seres humanos, independente da etnia)eles teriam seu proprio povo cobrando, em acordo com os valores de sua cultura.

    Isso realmente seria a riqueza do Brasil. Mas... sonha, Ana Kristina, sonha...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!