Há muitos anos os povos que habitam a Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, fazem reivindicações e pedem socorro, pois suas comunidades vêm sofrendo de doenças que seriam controláveis com prevenção, vacinação e medicamento adequados.


O Povo Matsés, conhecidos também como Mayoruna, habita a região de fronteira Brasil-Peru.A localização de suas comunidades é ao longo da bacia do rio Javari, no extremo oeste da Amazônia, é uma região de difícil acesso.

Apesar do trabalho que a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA diz está desenvolvendo na região, doenças como Hepatite A, B e C ainda assustam os povos indígenas locais.Epidemias de malária também são bastante frequentes.

''Estou trabalhando com crianças Matsés no rio alto Jaquerana, tem 45 crianças indígenas. O Governo tem esquecido a criança indígena do rio alto Jaquerana do Amazonas que morre com malária e hepatite C, B, A.Dentro do território Indígena morre em silêncio ás crianças'', declara o assessor indígena do Vale do Javari - AM, ''Matasenpe Mayoruna'', Marcos Paulo Gonçalves Fortz.

Não é de hoje que denúncias da situação da saúde indígena na região vem sendo feitas.Embora no Boletim Informativo Especial da FUNASA, de Abril de 2008, diga que o Vale do Javari, é o alvo principal das operações.Não é o que parece, se faz necessário que os orgãos responsáveis ajam com a máxima urgência, porque a vida de crianças indígenas está ameaçada.