30 setembro 2009

DEU ATÉ RIMA!!!

Serraria portátil apreendida pelo IBAMA numa área indígena do Maranhão
(Foto: Divulgação/IBAMA)



Uma investigação da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA do MARANHÃO - MA revela que 98 (noventa e oito) mil, é isso mesmo, 98 (noventa e oito) mil caminhões transportanto madeira ilegal trafegaram pelo Estado, movimentando irregularmente 405 mil m³ de madeira em toras, 195 mil m³ de madeira serrada, 1.600 m³ de estéreos (metros cúbicos incluindo o espaço entre as madeiras) de lenha, mourões ou resíduos e 251 mil m³ de carvão.

Além disso, segundo o IBAMA, a atividade de 653 (seiscentas e cinquenta e três) das 1.200 (mil e duzentas) empresas cadastradas no Sistema de Comercialização e Transportes de Produtos Forestais - SISFLORA, instrumento informatizado utilizado por aquele órgão ambiental para operacionalização das atividades de cadastro, licenciamento, e transporte de produtos florestais apresenta indícios de fraudes.

As fraudes são tantas, que a Secretaria de Meio Ambiente anunciou, na última sexta-feira (25/09) a troca do SISFLORA pelo DOF, um outro sistema gerenciado pelo IBAMA em grande parte do território brasileiro, algo como trocar seis por meia dúzia, como sempre acontece na fiscalização ambiental de responsabilidade dos Estados e da União.

O secretário de Meio Ambiente, WASHINGTON RIO BRANCO, que assumiu a pasta em abril, quando ROSEANA SARNEY foi empossada governadora após a cassação de JACKSON LAGO, diz que os trabalhos da equipe de fiscalização começaram em SÃO LUÍS, mas tiveram que ser transferidos transferidos para BRASÍLIA - DF por causa da pressão de empresas locais envolvidas nas irregularidades. “Os ilícitos são tão grandes que tivemos que transportar as pessoas à Brasília. É um problema muito sério de crime organizado”, afirma o secretário, o que é confirmado pelo
diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, JOSÉ HUMBERTO CHAVES. “Pelo próprio número de empresas envolvidas, o clima não é muito amistoso. Com certeza, os técnicos que estão à frente disso estão sofrendo pressões em função de tudo o que envolve essa questão.”

Suspeitam os responsáveis pela investigação que grande parte das toras e tábuas estejam vindo de parques, reservas e terras indígenas, e isto porque, lamentavelmente, as florestas do MARANHÃO já sofreram enorme devastação e quase não há árvores para cortar fora das áreas oficialmente protegidas.

Apesar dos reclamos do mundo, a FLORESTA AMAZÔNICA continua a ser estuprada, e os fiscais dos governos, pasmem, precisam esconder-se em BRASÍLIA porque "estão sofrendo pressões causa das pressões em função de tudo o que envolve essa questão".

Como diria o grande BORIS CASOY,


ISSO É UMA VERGONHA!!!



E eu acrescentaria:


É MUITA INCOMPETÊNCIA,
É MUITA OMISSÃO,
É MUITA NEGLIGÊNCIA,
É MUITA CORRUPÇÃO!!!


DEU ATÉ RIMA!!!




MAS A LUTA CONTINUA!!!


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Sem comentário, amigo Carlos Roberto!

    Só vou repetir: "É MUITA INCOMPETÊNCIA, É MUITA OMISSÃO, É MUITA NEGLIGÊNCIA, É MUITA CORRUPÇÃO!!!"

    A sociedade tem que se mobilizar pelo meio ambiente. Não podemos confiar nas autoridades ambientais brasileiras.

    ResponderExcluir
  2. A cada dia que passa, infelizmente, cresce a devastação, a destruição da Floresta Amazônica, e como bem registra o texto, é vergonhoso para as autoridades brasileiras que os "homens da lei" tenham que se "esconder" em Brasília!!! Que país é esse!!! E o presidente quer comprar 54 ou 55 aviões a jato. Prá que, presidente? Porque é que você não investe a bilionária quantia que será dada em pagamento desses aviões no aparelhamento de uma fiscalização decente para a proteção da floresta Amazônica?

    ResponderExcluir
  3. Diante de tantas mentiras e desmandos, quando nos sentimos traídos, sacaneados, feitos de trouxa mesmo, pelos nossos políticos democraticamente eleitos por nós mesmos, só nos resta retirá-los de lá. Eu, particularmente, na causa ambiental, como é tratada neste País, me sinto diante de nossas autoridades responsáveis pelo assunto, assim como me sinto diante de um fumante terminal, que tosse e escarra sem parar, mas mesmo assim continua acendendo um cigarro atrás do outro, mas concorda contigo que o cigarro mata. Sendo assim, a unica solução seria, no próximo pleito eleger apenas políticos genuinamente comprometidos com a causa ambiental mas que tenham história, não só aqueles oportunistas que vem se filiar na última hora achando que todo mundo é besta.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, Carlos, "É MUITA INCOMPETÊNCIA, É MUITA OMISSÃO, É MUITA NEGLIGÊNCIA, É MUITA CORRUPÇÃO!!!"

    E olha, vou repetir aqui o poema (lindo!) que a REINI CARDOSO, sua amiga, escreveu no tópico da comunidade MEIO AMBIENTE - VIDA OU MORTE!

    "E com tudo isso acontecendo
    Será que existe solução
    Com tamanha incompetência
    Com tanta corrupção
    O que será da Amazônia
    Isto é uma vergonha
    Triste situação

    Omissão e negligência
    Ganância e incompreensão
    Com tanta irresponsabilidade
    O que será da NAÇÃO?
    O que será da Amazônia
    Isto é uma vergonha
    Triste situação".

    Você tá certo, Carlos Roberto, "DEU ATÉ RIMA!!!"

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo,já sou sua fã faz tempo,e a cada dia fico um pouco mais.Não tenho muito o que dizer,a não ser que passei aqui como costumo fazer,li,e estou pensando para poder formular minha opinião.Mas,claro,concordo com td que vc escreve.Já te disse vc é um cavalheiro,e nós só temos a agradecer por sua boa vontade e preocupação com tds nós.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. "Infelizmente essa é a nossa realidade atual, vendo degradação em nossa floresta que é parte
    importante do pulmão do mundo... animais e pessoas
    inocentes que sofrem em consequência disso... esse
    jogo de empurra que nos leva a tentativa de uma
    solução de um lado para o outro chega ser uma
    grande covardia... afinal se nada for feito logo,muito há de se perder. As leis do país deveriam ser mais duras e na hora de se votar
    em um representante para levar para o alto essas
    leis deveremos ser mais duros ainda..."

    Beijos para você Carlos, seu Blog está perfeito...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!