22 março 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas - ONU no dia 22 de março de 1992.

Desde que o mundo é mundo, a água é um dos elementos mais importante para o ser humano e para a existência de todos os seres vivos. Sem ela, a Terra até poderia existir, mas seria desabitada, um imenso deserto. Ainda assim, nós, os seres humanos, inteligentes e capazes de raciocinar, a desperdiçamos sem dó nem piedade, sem pensar no amanhã, nas gerações futuras, no futuro do próprio planeta.

Esse desperdício tem sido a grande preocupação da maioria dos países europeus, que por isso mesmo vêm se aprofundando em estudos que visam superar ou, pelo menos, abrandar o problema. O jornalista ROBERTO HAUSHAHN, que se inspirou na água para a confecção da tese de conclusão de seu curso, afirma:

- A revolução industrial não aconteceria sem a água. O ser humano não consegue ver que todos os itens industrializados precisam de água para serem produzidos, inclusive dinheiro.

Segundo ele, "a maior produtora de cerveja do Brasil gasta por ano 30 bilhões de água. Para se fazer uma folha de papel sulfite se gasta 380 litros”, e “se todas as pessoas do mundo consumissem como os americanos, seriam necessários cinco planetas Terra”.

E a coisa não pára aí. O corpo humano tem em sua composição 70% (setenta por cento) de água. Segundo o Dr. JOÃO MARCOS REZENDE MENDES, médico cirurgião da rede de saúde pública de São Paulo - SP, “a ingestão de água deve ser de 30 milímetros por quilo. Uma pessoa de 70 quilos deve ingerir 2,1 litros de água, por exemplo”. Além do uso em todas as atividades humanas, a água está misturada aos alimentos como frutas, carnes, verduras e sopas, e atitudes simples poderiam evitar o seu desperdício.

Ao escovar os dentes ou lavar a louça, a torneira não deve ficar aberta, e os banhos não devem ser muito longos, recomendando-se fechar o chuveiro enquanto usamos o sabonete. De acordo com dados fornecidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP, 15 minutos de banho com o registro aberto consomem 135 litros de água e a lavagem de calçadas com mangueiras desperdiçam, em média, 279 litros em 15 minutos de uso.

Como se pode ver, a água não é apenas um elemento importante para o Planeta, mas fundamental. Sem ela, não existe vida!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin