06 setembro 2010

O "milagreiro" Photoshop

O software que chamamos de Photoshop, mas cujo nome verdadeiro é Adobe Photoshop, foi concebido em 1987, por Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos. Knoll estava em casa trabalhando em sua tese de doutorado, quando criou um código em seu computador que exibia imagens em tons de cinza em um monitor de bitmap preto e branco. Como o código não estava diretamente relacionado à sua tese de doutorado, Knoll subestimou o seu valor, sem imaginar que esse era o primeiro esboço do fenômeno Photoshop, o que ele só viria a descobrir mais tarde, quando seu irmão, John Knoll, se encantou pelo programa. Os dois trabalharam juntos para desenvolvê-lo, e em 1990 viram seu esforço recompensado, quando o software foi lançado pela Adobe, que havia comprado o programa. 


Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de fato para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Veja o que ele pode fazer com uma fotografia:



Duas lindas mulheres antes do Photoshop...

Duas lindas mulheres depois do Photoshop...

O termo photoshopping é um neologismo que significa "editar uma imagem" independentemente do programa que se utilize (de forma similar ao neologismo Googlar). A Adobe desencoraja o uso do termo devido ao receio de distorcer a imagem de marca da empresa. O termo photoshop também é usado como substantivo relativamente à imagem alterada. São termos populares utilizados por membros de sites como Something Awful, Fark.com, B3ta e Worth1000. O objetivo de alterar uma imagem é torná-la humorística ou inteligente, muitas vezes através de referências a piadas e à cultura pop. Numa vertente mais recente neste âmbito é a chamada fake (expressão que significa falso), em que se alteram imagens parodiando figuras célebres, com imagens de nus ou pornográficas. Surgiram até concursos de Photoshop em que profissionais e amadores competiam para mostrar as suas capacidades de edição de imagens nestas vertentes.



O termo é também por vezes utilizado por artistas, para se referir a imagens que tenham sido retocadas (retouched) ao invés das imagens originais. Um problema comum entre os vários tipos de utilizadores do Photoshop é evitar que os seus trabalhos se pareçam com o aspecto Photoshop (intrínseco entre todos os programas de edição de imagem).



O Photoshop vem sendo utilizado também para alterar e desenhar veículos, normalmente carros, processo esse denominado por digi-modding, photoshopping ou tuning virtual. Já são muitos os sites que se dedicam a este aspecto, e este novo tipo de "arte" tem-se expandido. E apesar dos sites, permitirem às pessoas mostrarem os seus carros, publicamente na internet, os carros manipulados digitalmente já existem há muito tempo nas revistas de automóveis.



O software possibilita incríveis transformações em imagens, o que tem sido o sonho de consumo de uma sociedade absurdamente condicionada ao culto da beleza física. Por isso, o grande lance do Photoshop está ligado à edição de imagens femininas e masculinas (estas menos que aquelas), o que você pode ver no vídeo postado a seguir. É impressionante! 




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Olá, Roberto!
    Será que sou observadora demais?
    Mas eu percebi que a segunda foto tinha algo de montagem; a falsidade sempre deixa um "rastro".
    Não gosto de nada que seja para enganar!
    Se uma mulher usar silicone, por exemplo, deve admitir que fez isso, ao invés de vender imagem que nasceu "privilegiada"!
    A escravidão com estética atrapalha tudo.
    Pessoas têm o direito de quererem melhorar o aspecto físico.
    Só não têm o direito de enrolar os outros com essa atitude vaidosa!...
    Gostei do post!
    Abração da Mary pra você!

    ResponderExcluir
  2. Mas é exatamente isso, Mary!

    Você não está enganada. A imagem da segunda foto foi manipulada com o Photoshop, o que fez com que surgissem duas melhores bem mais dotadas que as duas da primeira foto, que nada mais são que as mesmas mulheres, só que originais, sem o "milagre" do Photoshop.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. hahahah...eu achei essa segunda foto meio exageradinha rs !
    Mas não tenho nada contra o Photoshop, ou teria que ir contra a maquiagem da Globo, pq aquilo afff...é um Photshop diferente mas de efeito rs
    Eu não sei usar o Photoshop ...aindaaaa !!
    Ou estaria postando minhas fotos minha fotos por aí hahahha...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu também acho que perderam a mão, Ana!

    Hoje em dia não há mais fotos, principalmente de astros e estrelas da televisão, modelos, sem uma "photoshopada", rsrsrs...

    Agora, engraçado mesmo, não sei se você já prestou atenção, são os banners de políticos espalhados por todos os cantos das nossas cidades. É cada "dragão" com cara de "garoto" ou de "menininha" que dá gosto. Até nisso eles são ridículos!

    Um abração, Ana...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!