22 setembro 2010

OS PROTESTOS CHEGAM ÀS PRAÇAS PÚBLICAS

Quando utilizamos o pequeno espaço deste blog para denunciar as perigosas manobras do Governo Federal, de Lula e aliados contra a liberdade de imprensa, os ativistas do Partido dos Trabalhadores, que confundem liberdade e democracia com os pavilhões de seu partido, são acometidos de verdadeiros surtos, e quando não nos ameaçam ou agridem, tentam usar o espaço da discussão com galhofas e piadas de mau-gosto, coisas bem ao estilo da educação política que receberam.

Pois muito bem! A crítica já não parte desse aprendiz de blogueiro, mas de setores e personalidades importantes do nosso meio social. Os protestos não são mais a boca miúda. Ao contrário, começam a ganhar as praças públicas.

No início da tarde desta quarta-feira (22/09), juristas e personalidades lançaram um manifesto em defesa da democracia e da liberdade de imprensa e de expressão, em ato em frente à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. O documento já tem a assinatura de pelo menos 380 pessoas, entre as quais se destacam o jurista Hélio Bicudo, o Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, Carlos Velloso, os atores Mauro Mendonça e Carlos Vereza, e intelectuais, como Ferreira Gullar.

O ato, que os organizadores afirmam ser apartidário, reuniu cerca de 250 pessoas, segundo a Polícia Militar, e acontece depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou a imprensa de agir como partido político, além de dizer que a população não precisa mais de formadores de opinião.

No movimento desta quarta, o jurista Hélio Bicudo leu num microfone o texto do manifesto, que fala nos riscos do autoritarismo.

O ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, disse que jornalistas estão sendo ameaçados em sites do Partido dos Trabalhadores. O manifesto também critica a ação de grupos que atuam contra a imprensa:

- Não existe mais liberdade de se denunciar aquilo que envergonha o país, que é a maracutaia dentro do Palácio do Planalto.

Na opinião dele, o ato que deve acontecer nesta quinta-feira promovido por centrais sindicais e pelo Partido dos Trabalhadores, de crítica à imprensa, é "um processo imensamente perigoso de radicalização". Ao ser perguntado se o ato desta quarta era contra Lula, Reale Júnior afirmou que o presidente vem agindo de maneira fascista.

- Na medida em que ele passou a denunciar a imprensa, a dizer que não precisa de formador de opinião, a dizer que a opinião somos nós, esta é uma ideia substancialmente fascista. Ele com sua posição de Presidente da República, sai de sua cadeira da presidência para ser insuflador contra a imprensa. Isto é perigoso - disse Reale Júnior.

O jurista Hélio Bicudo disse que Lula é presidente em horário integral e o criticou por supostamente usar seguranças da Presidência em comícios.

- Ele tenta desmoralizar a imprensa, tenta desmoralizar todos que se opõe ao seu poder pessoal. Ele (Lula) tem opinião, mas não pode usar a máquina governamental para exercer essa opinião - disse Bicudo, para quem o Brasil está à beira do risco de um governo autoritário.

Leia o manifesto:


"SE LIGA BRASIL"

"MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

"Numa democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

"Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.

"É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

"É inaceitável que militantes partidários tenham convertido órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

"É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.

"É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais em valorizar a honestidade.

"É constrangedor que o Presidente não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há "depois do expediente" para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no "outro" um adversário que deve ser vencido segundo regras, mas um inimigo que tem de ser eliminado.

"É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

"É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

"É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É deplorável que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.

"Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para ignorar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.

"Brasileiros ergam sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.

"Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos".

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Muito bom o texto! Reflexivo, envolvente e real. O problema é que sabemos dessas coisas todas, mas a grande massa não sabe. Vão incorrer no erro, por ingenuidade, outra vez. O Lula se perdeu no momento em que pensou ser dono do Brasil. Não admite deixar o lugar para outra pessoa. Equivocou-se entre poder e comando. Quer se perpetuar como alguém acima do bem e do mal, o que acaba desenhando uma personalidade, como diz o texto, fascista e pretenciosa, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Luciana:

    Se eu pudesse adivinhar, teria consultado você antes de publicar minha postagem, e com o seu comentário eu a teria enriquecido, certamente.

    Sua análise foi perfeita: o cara se descobriu "Deus", e fim de papo!

    Mas as reações, ainda que tardias, começam a surgir. Tenho medo disso! Já vi um filme parecido com esse! Não temo por mim, mas pelas gerações que me vão suceder.

    Parabéns pelo seu comentário: perfeito!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Prefiro calar e deixar o Jabor falar por mim. O texto dele, na minha opinião, tem tudo a ver com o manifesto referido na postagem.

    "O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, “explicáveis” demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira.

    Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibição da verdade durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada, broxa.

    Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos. Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes , as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo. Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz. Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata.

    Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão na bunda. A verdade se encolhe, humilhada, num canto.

    E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de “povo”, consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações “falsas”, sua condição de cúmplice e comandante em “vítima”. E a população ignorante engole tudo.

    Como é possível isso? Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados — nos comunica o STF. Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo. Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito...

    Como o espaço não comporta todo o texto, leia o restante no endereço http://www.paralerepensar.com.br/a_jabor_averdadestanacara.htm

    Um abraço, Carlos Roberto!

    ResponderExcluir
  4. Grande Raphael!

    É isso aí! Tem que participar, até porque o futuro é de vocês, jovens! O Brasil é mais seu do que meu! Lute por ele!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!