04 novembro 2010

Violetas africanas

Quem acompanha o Dando Pitacos sabe que gosto de fotografia. As flores, principalmente as orquídeas, são as minhas, digamos, “modelos” preferidas, mas o que aprecio mesmo é a Natureza, que não sabemos preservar, mas que insiste em nos presentear com criações maravilhosas, como é o caso das violetas cujas imagens estão dispostas no texto. 

A violeta africana (Saintpaulia ionanth), da família das Gesneriáceas, foi descoberta em 1892 pelo pesquisador alemão Walter Von Saint Paul, nas montanhas do nordeste da Tanzânia, e hoje é uma planta muito popular no Brasil. Quando bem tratada e em boas condições, ela pode florir por cerca de 9 meses e depois descansar durante os 3 meses seguintes.

Se isso não acontecer é porque ela pode estar sendo atacada por pulgões, que adoram se alojar no centro da flor, justamente a parte mais delicada dela. Nada que um bom inseticida a base de água não resolva. Agora, seria ótimo se você pudesse combinar, digamos, um "estágio" de uma joaninha na sua violeta. Elas adoram pulgões!


Sua variedade é muito grande, já que os numerosos processos de hibridação criados ao longo dos anos fizeram surgir 18 espécies distintas, com cerca de 6 mil tipos diferentes. Muito populares, as violetas-africanas são fáceis de cultivar e não ocupam muito espaço, podendo colorir e enfeitar qualquer ambiente, desde que sejam atendidas suas necessidades básicas.


Embora muitos prefiram os vasinhos de plástico, considerados mais charmosos (tem gente que consegue cultivar a planta até em xaxins), a violeta gosta mesmo é de um vaso de barro, que ajuda a absorver o excesso de umidade que pode apodrecer suas raízes e matá-la.


Na hora de plantar a violeta, coloque no fundo do vaso um caco de cerâmica ou uma camada de pedriscos para encobrir o furo de drenagem. Encha mais da metade do vaso com 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de vermiculita, produto vendido em lojas do ramo. Plante a muda centralizando a raiz e complete com a mistura. A seguir, faça uma rega generosa, até que a água escorra para o pratinho. Aguarde alguns minutos e faça outra rega. Pronto! Dentro de algum tempo a sua violeta estará linda e faceira, alegrando o seu ambiente doméstico ou de trabalho.


Mas atenção! Tome cuidado na hora de regar a violeta. Evite molhar suas folhas, pois elas podem apodrecer com a umidade. A rega também pode ser feita por baixo, colocando água no pratinho, mas lembre-se: pelo menos uma vez ao mês faça a rega por cima, para diminuir concentração de sais minerais no solo. Outro detalhezinho muito importante: a violeta não suporta água clorada! Por isso, para eliminar o cloro, ferva a água e deixe-a esfriar bem antes de fazer a rega.


A violeta-africana precisa de muita luminosidade, mas não resiste ao sol direto. A luz solar filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo, e temperaturas em torno de 25 graus C formam o ambiente ideal para a planta. Se for colocar o vaso no parapeito da janela, uma boa dica para garantir o crescimento simétrico da violeta é ir virando o vaso, semanalmente, obedecendo sempre o mesmo sentido.


Existem fertilizantes químicos (com fórmula NPK) específicos para as violetas, encontrados nas lojas especializadas em produtos para jardinagem. É recomendável, porém, variar essa adubação periodicamente, alternando com algum fertilizante orgânico, como farinha de ossos e húmus, para garantir uma floração abundante e sadia.


Você acha que deu muito trabalho? Então espere até ver a sua violeta florir e depois me diga se valeu ou não a pena!
  

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

13 comentários:

  1. Muito linda as violetas,é bom pois, podemos ter na, sala,cozinha,escritório,adoro elas.
    Parabéns pelas imagens,.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos!!

    Quando vejo algo sobre a natureza, cultivo e beleza, já estou eu aqui! Adoro também as violetas! São maravilhosas para nos alegrar, pois sempre estão floridas, claro que com os cuidados aos quais você descreveu, tenho três na janela do banheiro e seis na janela da cozinha, onde elas amam e estão sempre com flores lindas que alegram nosso dia-a-dia. Parabéns pelas fotos, maravilhosas!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Vera! É muito bom conviver com o que a Natureza nos dá de forma tão generosa.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  4. Elas são realmente lindas, Fatima!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre adorei violetas, porem nunca consegui mante-las vivas por muito tempo. Normalmente, quando perdem as flores, acabam morrendo. Eu sei de pessoas que conseguem que deem flores novamente. Mas só com violetas, com outras flores eu consigo ver brotarem botoes e etc...

    ResponderExcluir
  6. olá Carlos
    bah uma das coisas q me chama muito a atenção nelas são a hibritização são lindas embora eu naum goste de flor naum tem como negar sua beleza
    mas eu vi ali q naum pode molhar suas folhas
    acho q matei uma afogada uma vez kkkkkkkkkkk
    bah naum sei pork num nasci pra gosta de flor
    mesmo diante de tanta beleza

    beijaço guri Carlos

    ResponderExcluir
  7. Já afogou uma violeta? Você é uma figuraça, Juci!

    Você não deve gostar de flores por uma questão de preservação: é uma flor com ciúmes das outras!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  8. Lindas fotos Carlos...
    Minha mãe é apaixonada por violetas...
    Tive que mostrar as fotos pra ela e agora ela usa última como papel de parede no note dela...
    Parabéns pelo post !!!
    Grande abraço !!!

    omagrinho.com.br

    ResponderExcluir
  9. Roberto
    lindas fotos
    sempre gostei de violetas
    bj

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Magrinho!

    Fico muito feliz em saber que uma pessoa tão importante como a sua mãe tenha gostado tanto de uma foto feita por mim, a ponto de a usar como papel de parede em seu notebook.

    Dê-lhe um grande beijo e um forte abraço, e lhe diga que ela me deixou muito feliz!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  11. Minha querida Rose!

    Obrigado por comentar minhas violetas, mas convenhamos, também adoraria conhecer a beleza das suas flores japonesas, principalmente as cerejeiras.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  12. Se você seguir as instruções da postagem as suas violetas vão durar muito tempo, sempre floridas, com certeza!

    Um beijão, Sissym...

    ResponderExcluir
  13. Belíssimas as fotos!!!Amo violetas e já li tudo sobre as mesmas aqui na net,mas a minha fica com a folhinha meio murcha e não consigo descobrir o motivo.Já consegui até fazer mudas de uma outra...Mas a lilás fica sempre assim tristinha.Logo quando a gente compra suas folhas ficam para cima e depois desce.Me ajude!!!!!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!