27 dezembro 2010

Jornal do Século - 1901

22 de janeiro - Morria no Castelo de Osborne, na Ilha de Wight, aos 81 anos de idade, a rainha Vitória, da Inglaterra. Ela comandou o império britânico por 63 anos, e durante esse tempo os ingleses englobaram um quarto do mundo, com colônias em todos os continentes e o domínio de diversas ilhas. Na era Vitoriana a Inglaterra viveu o apogeu da burguesia, com as exportações crescendo cerca de 450%.

11 de junho - O governo da Bolívia decidiu arrendar o Acre para a empresa Bolivian Syndicate, de capital inglês, americano e alemão, que tinha entre seus acionistas o filho de Theodore Roosevelt. Com a medida, os brasileiros que viviam no território ficaram impedidos de explorar os seringais.


19 de junho - A Companhia de São Cristóvão, responsável pelo serviço de bondes, anunciou um aumento de tarifas, o que desencadeou um reação da população, que promoveu um quebra-quebra sem precedentes. Os protestos começaram com o apedrejamento e incêndio de bondes, o que acarretou uma violenta reação policiais, que matou e feriu diversos manifestantes, mas a população não recuou e armou barricadas pela cidade. Na rua do Ouvidor, bem no centro do Rio, paralelepípedos, tampas de bueiros e até caixões foram usados para no confronto. Ao fim de 5 dias de muita confusão e violência, a companhia cancelou o aumento das passagens. Quem diria, hein! O carioca já foi chegado a um "protesto"...

06 de setembro - O presidente americano William McKinley morreu, vítima de um atentado em Detroit, quando foi alvejado pelos disparos do militante anarquista Leon Czolgosz. O vice-presidente, Theodore Roosevelt assumiu a presidência.


19 de outubro - Durante meia hora, todos os olhares de Paris estiveram voltados para o céu da cidade, onde o brasileiro Santos Dumont pilotou um balão dirigível. Ele decolou de Saint Cloud, seguiu até a Torre Eiffel, contornou-a e voltou ao ponto de partida, sob o aplauso de todos os franceses presentes ao evento. Pela façanha, o brasileiro recebeu o prêmio Deutsch de la Muerthe, no valor de 100 mil francos, mas Santos Dumont não aceitou o dinheiro. Deu 25 mil francos para a equipe que o ajudou a construir a máquina voadora, e doou o restante à polícia de Paris, para a quitação de dívidas de moradores da cidade. Ele falou de sua emoção ao pilotar o dirigível: "No trajeto para a Torre Eiffel, nem uma só vez olhei para os telhados de Paris: eu flutuava sobre um mar branco e azul, nada mais vendo senão meu objetivo".

02 de dezembro - O americano King Camp Gillette patenteou sua nova invenção: um barbeador de lâminas descartáveis. Mas a utilidade do invento foi questionada pela comunidade científica, que não acreditava que alguém fosse querer comprar lâminas novas o tempo todo, quando poderia, simplesmente, afiar a navalha a cada novo barbear. Eles estavam redondamente enganados, não é verdade?

10 de dezembro - Foram anunciados os ganhadores do primeiro Prêmio Nobel, criado por Alfred Nobel, homem que fez fortuna com a invenção da dinamite. Os premiados foram Sully Prudhomme (literatura); Emil von Behreng (medicina); Wilhelm Röntgen (física); Jacobus Henricus van't Hoff (química); Henri Dunant e Fréderic Passy (paz).

12 de dezembro - Guglielmo Marconi, o inventor do telégrafo sem fio, conseguiu que seu invento transmitisse uma mensagem da Cornuália (Inglaterra) até Nova Inglaterra (Estados Unidos), a uma distância de 3.600 quilômetros. Todas as pesquisas de Marconi foram bancadas pelo Reino Unido, porque na Itália, sua terra natal, sua invenção foi considerada "extravagante". Deve ser terrível nascer numa país atrasado, você não acha?


Fonte: Jornal do Século (Jornal do Brasil)

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. As vezes acho que já sei com quantos anos morrerei e qual a data, tamanhas coincidencias com uma certa pessoa! kkkkkkkkkkkk

    Adoro ler curiosidades sobre historias reais!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso em relação às coincidências e muito satisfeito pelo fato de você gostar de ler sobre curiosidades.

    Um beijão, Sissyn...

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua postagem Carlos Roberto.

    Estamos precisando relembrar de fatos e acontecimentos históricos, pois as atuais escolas não têm interesse em passar isso aos alunos.

    Grande abraço.

    Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Paulo!

    A intenção é exatamente essa! Vou fazer uma postagem por semana sobre o tema. A história do mundo é a história da humanidade. Seria interessante que todos a conhecessem um pouco, não é verdade?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Sempre bom esta relembrando de fatos passados que marcaram.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Príncipe!

    Memória atualizada é cultura viva!

    Um grande abração...

    ResponderExcluir
  7. Querido Carlos.
    Sou sua fã amigo,e estas sempre com posts de muito bom gosto e muito bem desenvolvidos,amo homem inteligente,kkkk.
    Que seu novo Ano seja repleto das bençãos de Deus sobre sua vida e de seus familiares,Muita Luz e Muito Amor sempre.
    Parabéns por essa maravilhosa postagem.
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  8. Claudia:

    Você é sempre muito carinhosa nos comentários que faz. Dessa vez não foi diferente, e eu lhe agradeço por isso!

    Também espero que o seu Novo Ano venha repleto de muita saúde, paz e amor. Você merece!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!