30 dezembro 2010

Bispo recusa comenda e critica Parlamento

Numa atitude de protesto contra o reajuste de 62% que os parlamentares concederam a si próprios, o bispo emérito de Limoeiro do Norte - Ceará, D. Manuel Edmilson da Cruz, recusou a comenda de Direitos Humanos D. Hélder Câmara, que o Senado conferiu pela primeira vez. 

No trecho final do discurso que fez em plenário na sessão de entrega da comenda (21/12), D. Manuel lamentou a atitude do Congresso e disse:

"Sinto-me primeiro, perplexo; depois, decidido. A condecoração hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os Senhores a Senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la! Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, a cidadã contribuintes para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade do seu trabalho. É seu direito exigir justiça e eqüidade em se tratando de honorários e de salários. Se é seu direito e eu aceitar, estou procedendo contra os Direitos Humanos. Perderia todo o sentido este momento histórico. O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isto não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os Direitos Humanos do nosso povo".

É uma pena que atitudes como essa sejam isoladas. Já que não temos parlamentares decentes e aptos à defesa dos nossos interesses, personalidades do nosso dia-a-dia deveriam agir da mesma forma. Jornalistas, atores, atrizes, astros e estrelas da música, apresentadores de televisão, poetas, filósofos, isso pra lembrar apenas alguns, deveriam vir a público e expressar o seu repúdio a mais essa imoralidade praticada pelo Parlamento brasileiro. Formadores de opinião que são, contribuiriam, certamente, para a mobilização da opinião pública em torno do assunto, pressionando o Congresso a rever sua posição. É uma pena que coragem e dignidade não sejam sentimentos comuns no coração de todos. O Brasil seria outro se isso acontecesse um dia...

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Para mim, o melhor fato político do final de ano foi essa atitude do bispo cearense. Ainda mais que foi feita "na lata" de alguns senadores, na Casa deles. Fiz até uma postagem no meu blog colocando a foto dele na tribuna do Senado, uma Casa Legislativa que na minha ótica é totalmente inútil, pois só teria valor se os estados brasileiros fossem realmente Estados, no sentido jurídico da palavra, como ocorre nos EUA.
    Parabéns para ele.
    Para você, um FELIZ 2011!!!

    ResponderExcluir
  2. Você disse bem, Airton!

    Foi um dos melhores momentos desse finalzinho de ano, porque o bispo Manuel Edmilson teve a chance de fazer aquilo que toda a sociedade brasileira sonha: dizer aos nossos deputados e senadores que eles não passam de inúteis e aproveitadores!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, Carlos!
    Que bom que tive tempo de vir aqui antes de ir dormir...em meio à euforia do final de ano e expectativa das luzes comemorativas do próximo, com desejos de melhoras para toda a sociedade, sempre é bom mantermos os olhos abertos para as atitudes que enobrecem o ser humano e buscam justiça!
    Alegria sim, porque temos direito, mas respeito também! E há muitos que dormem na hora de fazerem ouvir sua voz, é uma pena!
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir
  4. É realmente uma pena, Vera!

    A sociedade brasileira, mas principalmente aqueles que poderiam ser seus líderes, estão dormindo há anos. E é um sono pesado, que os impede de enxergar os maiores absurdos.

    Mas como digo sempre, a esperança é a última que morre! Estamos no limiar de um novo tempo, não é verdade? Quem sabe não vamos vivenciar novas atitudes?

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Oi, show de bola seu blog ;D
    estou seguindo..
    abrçs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Deivisson!

    Você será sempre bem-vindo!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!