13 dezembro 2010

Lison Costa: cidadão de Nhamundá

Nhamundá é um município do Amazonas. Sua população estimada em 2004 era de 16.352 habitantes.

A origem da sede municipal remonta ao início das penetrações do rio Nhamundá, ocorrida nas primeiras décadas do século XVII. Os índios foram os primeiros habitantes - Uabuís, Cunuris e Guaicaris, com aldeia denominada Faro. Em 1758 ocorre sua elevação à vila.

Na divisão administrativa do Brasil de 1911, aparece como integrante do município de Parintins, volta a dispor de um outro distrito, além da sede, o da Ilha das Cotias. Em 19.12.1955, através da Lei Estadual nº 96, o distrito de Ilha das Cotias é desmembrado de Parintins e passa a constituir o município autônomo de Nhamundá. Em 31.01.1956 instala-se o novo município.

O município de Nhamundá está localizado na zona fisiográfica do Baixo Amazonas, limitando com os municípios de Parintins e Urucará, no Amazonas, com o estado de Roraima (norte) e com os municípios de Faro e Terra Santa, no estado do Pará, a uma distância de 375 km da capital, em linha reta, e de cerca de 577 km por via fluvial. Sua altitude é de 50 metros acima do nível do mar.

Além dessas informações, que consegui no portal Wikipédia, fui conhecendo Nhamundá aos poucos, através das postagens que você pode ver adiante:

Foto: Vitor Martins

"No Balanço do Banzeiro em Nhamundá - Todas as cidades do amazonas têm o seu porto, uns bem simples, outros práticos, e existem alguns portos que foram construídos com toda uma infra-estrutura, dotados de lanches, restaurantes, telefones, banheiros, recepção, sala de espera. É um desse que o município de Nhamundá possui.

Assistir os Barcos atracarem ou partirem, são momentos especiais, geralmente anunciam surpresas e alegrias. Chega àquela encomenda tão esperada, vem à carta, o presente, a esposa, namorada, amigos e conhecidos e até quem menos se espera.

Um dia desse eu estava a pensar... Num porto, vê-se um verdadeiro formigueiro humano a embarcar e desembarcar. E por que viajam sem parar? Para onde vão? Quando retornam? Vão retornar ou não?"

Foto: Land.Nick

"Das Mãos de Lorena - Lorena de Castro e Costa, morena faceira, olhar iluminado, testa com tendência a forma de “M”, sobrancelhas retas, maçãs do rosto com duas covinhas, olhos levemente fundos, o nariz ligado a testa por uma linha pouco curva, lábios entreabertos, queixo pequeno, cabelos negros encaracolados, dentes brancos brilhantes, refletindo a delicadeza e escrúpulos ao extremo.

Suas mãos moldam o bruto, transformando-o no belo. Esculpindo a mais pegajosa argila, em peças marcantes, seus pés palmilharam caminhos que enveredaram por destinos tantos, e jamais abriu mão de suas origens. Continua amando como poucos o torrão em que nasceu a comunidade do Aminaru-Açú em Nhamundá.

Cheia de charme, foi à beleza cabocla de Lorena, sempre a magnetizar o que lhes cercava, produzindo no seu Atelier verdadeiras obras de arte que ficou para a posteridade, dada a magnitude de sua capacidade inovadora".


"Vai Canoeiro - É na batida do remo que vou singrando o meu rio amado... O bigode d’água cristalina a borbulhar no talha-mar da minha canoa espargindo pingos de amor no meu rosto. Gotículas que me enchem de esperanças benfeitoras. Os meus dias tornam-se mais leves... De repente tudo são encantos. Encantos no meu bailar/remar além rios, igarapés, lagos e paranás.

Bem pertinho, botos e gaivotas bailam enamoram-se, vivenciando o esplendor da vida. Ah... Vidas de encantos, maravilhas. Prantos são arremessados aos arquivos do esquecimento. Tudo é novo. Um novo tempo a brisa aconchegante anuncia soprando os ramos do capim verdejante. Morada da jaçanã faceira. Sementes da bromélia esquecida brotam por entre as fendas do encharcado assacuzeiro que pontua o azul escuro do caudaloso rio Nhamundá".


"Lembranças de Nhamundá - É manhã, e os raios dourados do abençoado Sol, beijam toda a cortina de floresta verdejante as margens do santuário das Amazonas no rio Nhamundá. Recebo no rosto a brisa soprante que alcança os ramos da vegetação rasteira, está a purificar toda a extensa praia prateada nas manhãs de setembro.

O mormaço decanta molhando o solo da ribanceira. Ontem, em sua magnitude registrava outra performance, hoje, grande parte tomada de algumas pedras pontiagudas que resistem as intempéries e foram artesanalmente polidas pelo tempo".

Foto: Mazé Meirelles

"Culinária Nhamundaense - A culinária nhamundaense é uma verdadeira usina de sabores os mais variados, principalmente quando se trata de pratos típicos. São pratos que só de pensar vem água na boca.

De parabéns, toda a comunidade nhamundaense, que soube como poucas manter inalterável os sabores e a apresentação de sua culinária ao longo de décadas. As receitas são cercadas de mistério, guardadas a sete chaves.

São pratos cuidadosamente preparados e saboreados por toda a comunidade e alguns já conquistaram outros municípios e até estados".

Foto: WSantin

"Saudade do meu Nhamundá - Aquela bilha com um longo púcaro com uma pequena gia a resfriar a água de meu inesquecível rio Aduacá, já estava à espera, faz tanta falta. Foram os meus dias douradas de uma infância sem retorno.

Bem, na sala está meu retrato quando criança, mamãe mandou fazer, estou num carrinho de madeira, eram de três rodas, segundo mamãe, se me retirassem eu chorava muito, eu gostava de ser empurrado, era um huuq, huuuuq, huuuuuuq, no assoalho que acordava a todos.

Ah, que saudades. Saudades de um tempo que dificilmente volta. Ai que saudades… Ai que saudades do meu interior...Que saudades da minha terra!"

O autor de todo esse trabalho é Lison Costa, um sujeito de escrita simples, mas cheio de emoção quando o assunto é a sua Nhamundá.

Em tempos de muita violência e enorme corrupção política, o que sempre atrai a atenção da mídia em geral, é importante saber que um cidadão, gratuitamente, emprega boa parte de seu tempo pra falar de sua cidade, de seu cantinho encravado no Baixo Amazonas.

É muito bom, em termos ambientais e culturais, conhecer lugares como Nhamundá, um lugar simples, mas cheio de histórias e lendas que enriquecem o folclore brasileiro. Não conheço você pessoalmente, Lison, mas o abraço por essa façanha. Sua cidade talvez fosse um ponto obscuro do mapa brasileiro, não fosse o trabalho que você desenvolve. E nós, das grandes metrópoles, certamente não teríamos enriquecido nossos conhecimentos se não fosse a missão que você desenvolve no LisonOnLine, cuja visita recomendo a todos os amigos!

Parabéns, Lison!


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Bom dia Roberto querido!
    Linda homenagem a esse nobre cidadão que nos aproxima das maravilhas naturais de Nhamundá e que nos permite fantásticas viagens por entre contos, lendas e situações cotidianas... O Lison é, sem dúvida, um mensageiro das belezas da natureza e dos encantos amazonenses...
    Parabéns!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jackie!

    Você captou o objetivo da postagem, o que pela sua sensibilidade e experiência eu já esperava.

    Minha intenção, muito de além de votos ou posição em qualquer ranking, foi homenagear um sujeito que, na minha opinião, até porque sou um defensor do meio ambiente, é um arauto das belezas que a Natureza nos fornece.

    Ele é uma espécie de guia que nos pega pelas mãos e dirige o nosso caminhar pelas belezas de sua Nhamundá, um pedaço do Amazonas que nós, não fosse o trabalho por ele desenvolvido, não teríamos como conhecer, a não ser, obviamente, que nos deslocássemos até lá.

    Por isso resolvi pela homenagem a ele. Pela utilidade e beleza do que ele faz. Esse é o tipo de postagem que não se faz por votos, mas por utilidade pública!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Olá !!!

    Maravilhosa a sua iniciativa !!
    Sem dúvidas o nosso amigo Lison merece, pois além do trabalho incrível que realiza, ele é uma pessoa carismática e espetacular que nos conquista ao primeiro contato, com sua gentileza e alegria !!
    Pelo menos comigo foi assim, fico radiante quando leio as participações fantásticas dele !
    Com certeza ele é iluminado !
    Um grande abraço e muitas felicidades aos dois !!

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho muita admiração pelo Lison, Samanta!

    O trabalho dele me chamou a atenção logo na primeira postagem que li no LisonOnLine. Acho que o que ele faz deve ser divulgado. Seus textos são ricos em detalhes de um pedaço do Brasil que a gente não conhece. Ele traz conhecimento e cultura à internet, e isso, como já frisei, é utilidade pública.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  5. Que bela homenagem você fez ao Lison, esse nosso amigo tão querido. Parabéns pela sua iniciativa, gostei bastante!
    Você sabe que, há anos atrás, eu passei um Reveillon em Manaus. Depois, segui com uma embarcação semelhante a essa da foto, para Parintins, em seguida- Óbidos e, finalmente, Santarém, tudo de barco! Só aí é que dei continuidade à minha viagem- agora, by plane... Mas, veja você, o interessante é que eu nem sabia da existência de Nhamunda; se soubesse, teria dado uma 'esticadinha' até lá, pois estive bem próxima durante todos esse dias. Excelente, BoB!
    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela participação e comentário, Neusa!

    A minha intenção foi homenagear um cara que eu não conheço (nosso contato é virtual), mas que faz um trabalho muito lindo sobre a sua pequena cidade, Nhamundá, um pedaço desse país maravilhoso que é o Brasil.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  7. Saudações amigo Carlos,


    Esplêndida homenagem ao amigo Lison Costa, guardião de Nhamundá, município brasileiro do estado do Amazonas. Um homem de amplo talento que exala sabedoria em suas palavras, que com muita habilidade nos apresenta os encantos de sua terra, valorizando as lendas, a cultura, o ser humano e o verde. Proprietário de uma obra extraordinária.

    Estou indicando a noticia e deixo aqui os meus parabéns para ambos.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Edison!

    Fico feliz com a sua participação nessa pequena homenagem ao Lison, que faz um trabalho digno de elogios.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  9. Amigo Roberto:
    Minhas saudações fraternas!

    É com muita honra que li a homenagem belíssima e elaborada com muito carinho, respeito e acima de tudo com a leveza da pena de um grande cidadão de bem que é você caríssimo Carlos Roberto. A maravilhosa surpresa que você me brinda, devo lhe confessar que eu chorei e chorei muito meu amigo, chorei de felicidades.
    As verdades contidas em cada palavra descrita na homenagem dispensada a minha pessoa, estão impregnadas de honra, decência, e acima de tudo em um profundo respeito, como manda os senhores cidadãos do mundo, e você meu amigo, eu tenho como um dos senhores que, são muito capazes de espalhar a esperança de um novo amanhecer através de sua implacável determinação.
    Rogo a Deus de nossos corações, para que eu consiga continuar pautando as minhas ações conforme você descreveu e os amigos sabiamente comentaram. Sabe amigo, o trabalho que venho desenvolvendo através do nosso Blog é esse mesmo. Visa retirar o município que me adotou, do anonimato, e eu acho que eu já consegui. Porém, se faz necessário obrigatoriamente e também por ser um dever de gratidão, agradecer de todo o meu coração a todos vocês, se não fosse você e tantos amigos nada disso seria possível, tudo isso que aconteceu de forma natural, espontâneo, sem troca de favores e se deve a sua generosidade e a de centenas de amigos que integram o nosso circulo de amizades na rede diHITT.
    Meu amigo, em poucas horas estaremos confraternizando mais uma data especial e eu gostaria de aproveitar a oportunidade para lhe dizer que eu desejo a você e a toda a sua família, um NATAL coroado de muitas bênçãos, que a saúde seja tua companheira inseparável, que a luz divina continue a brilhar em tua mente, que o AMOR sublime seja o permanente bálsamo por toda a tua eternidade e que a Paz reine eu seu bondoso coração!
    O meu sincero agradecimento pela belíssima homenagem!
    De Coração,
    LISON COSTA.

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo, Lison!

    Você já deve ter lido essa frase em algumas de minhas postagens ou comentários deixados no diHITT: "a semeadura é livre, mas a colheita obrigatória"!

    Você colhe o que semeou: sucesso e bons amigos!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!