10 janeiro 2011

Que Deus nos proteja!!!

Além do convite que fez ao amigo, Nelson Jobim, ministro da Defesa, não esqueceu nenhum detalhe relativo ao quesito conforto/mordomia: freezer, secador de cabelos, ferros de passar roupa, panelas de prata, refrigerador duplex, aparelho de DVD e sanduicheira foram alguns dos utensílios domésticos comprados para equipar a suíte construída no Forte dos Andradas – Guarujá – SP para receber em férias o ex-presidente Lula, sua família e agregados. Os itens foram adquiridos pelo Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército, base militar da força no litoral sul, ao custo total de quase R$ 6,8 mil.

Mas no que se refere à segurança do cidadão brasileiro e dos turistas que se aventuram em viagens ao Brasil, ele, Nelson Jobim, está devendo, e muito, porque é dele a responsabilidade pela Infraero, empresa vinculada ao seu ministério, que administra desde grandes aeroportos brasileiros até alguns tão pequenos que ainda não recebem vôos comerciais regulares e são aeroportos que têm como função representar a soberania nacional em áreas longínquas. Ao todo são 67 aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51 Unidades Técnicas de Aeronavegação, além de 34 terminais de logística de carga.

Estes aeroportos concentram aproximadamente 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil. Em números, isso equivale a mais de 2 milhões de pousos e decolagens de aeronaves nacionais e estrangeiras, que transportam quase 120 milhões de passageiros.

E foi exatamente por seis aeroportos internacionais de cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que o repórter Eduardo Faustini, da Rede Globo, transitou livremente carregando na mala uma réplica de um “fuzil” AR-15, muito usado pelos traficantes no Rio de Janeiro e no Afeganistão, pelas forças especiais dos Estados Unidos, uma embalagem com açúcar simulando cocaína e R$ 100 mil em notas cenográficas.

Ele passou pelos aeroportos de Brasília - DF, Fortaleza - CE, Belo Horizonte - MG, Curitiba - PR, Rio de Janeiro – RJ, onde foi também ao Santos Dumont, e São Paulo - SP, com passagem por Congonhas, no período compreendido entre o Natal e o Ano Novo, uma das épocas mais movimentadas dos aeroportos.

Mas não foi só isso! Depois de passar pelos aeroportos mencionados com a réplica do “fuzil” na bagagem, o repórter fez um teste mais ousado: colocou a suposta arma num compartimento normal de uma bolsa e foi de carro até o aeroporto da cidade mineira de Juiz de Fora, de onde pretendia voar até o Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP.

Faustini passou pelo detector de metais e sua mala foi revistada manualmente. O “fuzil” AR-15 não foi encontrado! No fim das contas, foram quase 12 mil quilômetros de vôos e nove aeroportos. É assustador!

Não sei se podemos chamar de engraçado, mas em 1996, há quase 15 anos, portanto, o mesmo Eduardo Faustini montou uma bomba sem material explosivo, mas com um detonador eletrônico ativado, e despachou a mala com o artefato nos aeroportos do Rio, São Paulo, Brasíla e Belo Horizonte. Embarcou em todos eles sem nenhum problema!

Entrevistado por telefone à época pelo jornalista William Bonner, o então presidente da Infraero, Adir da Silva, disse:

- Isso é uma questão de tempo, nós estamos comprando equipamentos. Qual a nossa tarefa atual? Nós estamos querendo passar todas as bagagens no raio X. Vamos fazer um tremendo investimento, estamos avançando.

Na realidade, “nunca na história desse país” avançamos tanto, só que no descaso, na omissão e negligência. Esse é o respeito que as autoridades brasileiras têm pela integridade física de seus cidadãos e turistas. Que Deus nos proteja!!! 

O vídeo completo da reportagem você vê abaixo:




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Estas férias de Lula & família têm algo que necessita ser destacado. Pelo novo Governo ser a ele ligado, não seria de se estranhar ser ele convidado pelo Ministro da Defesa (ex-dele e indicado para continuar no cargo)a passar férias num forte do Exército. O que tem que ser realmente condenado é a "farranchada" que o acompanha: filhos, netos e noras. O convite a ele feito se justificaria se Lula fosse para lá com sua família - ele a a "Galega".
    Quanto à compra dos "acessórios", aí é demais.

    ResponderExcluir
  2. Amigo querido Carlos!
    Nem vou comentar amigo!
    Só pedir a Deus misericórdia!
    Parabéns pelo abre olhos!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  3. Você toca num ponto importante, Airton!

    Não acho justo que o ministério da Defesa, ou qualquer outro, tenha o direito de convidar este ou aquele "amiguinho/parceiro" para desfrutar de locais paradisíacos como o Forte dos Andradas ou a Restinga da Marambaia aqui no Rio de Janeiro.

    Mas se é comum que esse privilégio seja dado a algumas pessoas, até se aceitaria que Lula fosse pra lá com a mulher, mas a "farranchada", como você bem disse, não se justifica. Isso é fazer festa com o dinheiro público. É zombar da resistência do cidadão! Isso revolta!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Claudia!

    São coisas absurdas com as quais somos obrigados a conviver em razão do autoritarismo e desmandos políticos que tomaram conta do nosso país.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Lula como ex presidente, manda seu ex ministro 'convidá-lo' para passar férias em uma instituição pública(Exército) a qual é bancada pelo contribuinte. Enfim só tenho a dizer que esse ex presidente me ENOJA !!!
    Suas atitudes imorais de explorar o contribuinte para se favorecer , passaram há muito dos limites.
    Excrescentíssimo Sr Presidente: tenha um mínimo de compostura, se não como ex presidente, como homem! Não pagamos impostos para manter seus privilégios e mordomias! Pagamos impostos para ter melhores Hospitais, Segurança Pública e Educação dentro do mínimo aceitável!
    Está mais do que provada a falta de segurança; o único que tem segurança é ele e seus mancomunados ! O vagabundo continua com essa exploração do contribuinte para manter privilégios de chefe de estado, que nem é mais! ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Neusa!

    Com certeza, ninguém o convidou pra nada! Foi ele quem decidiu ir para o Forte. Quem iria se opor? Afinal, ele é o "Lula", não é verdade?

    O convite do Jobim foi só uma justificativa tipo "se o problema é convite, teje convidado"!

    Como você diz, se ele não tem compostura como ex-presidente, deveria ter como homem! Mas quer saber? Nesse time não há homens ou mulheres, só canalhas e corruptos!

    Um abração, Fiesta...

    ResponderExcluir
  7. Carlos,

    Não há nada de errado no prazo do então presidente da Infraero, Adir da Silva, releia, ele disse: "Nós estamos querendo passar todas as bagagens no raio X. Vamos fazer um tremendo investimento, estamos avançando". Gerundiando puro pra designar que vai ficar fazendo pra dia de São Nunca.

    Enquanto isto um amigo que embarcou em Confins para SC foi impedido de levar massa de pão de queijo e uma conserva de pimenta. Mas isto, porque ele avisou que estava levando!

    Gosto do Brasil, mas é um pais de engôdos!

    ResponderExcluir
  8. Você tem razão, Valéria!

    O engôdo, a embromação, a mentira, a farsa, são parte da cultura de políticos que estão no poder há anos. Está no sangue de cada um deles.

    O único jeito de acabar com isso é o voto, mas de pessoas que consigam enxergar e entender o que está acontecendo no Brasil.

    Obrigado pela sua participação!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!