24 fevereiro 2011

O último voo da Discovery

Nesta quinta-feira (24/02), às 18h50 (horário de Brasília), depois de 4 meses e uma série de adiamentos acarretados por problemas elétricos e rachaduras nos tanques externos, a Discovery foi lançada no Centro Espacial Kennedy - Estados Unidos, partindo para sua última missão no espaço.

Após reparos no sistema de combustível, a nave retornou ao complexo de lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, em fevereiro de 2011. Os tanques externos foram abastecidos durante a manhã desta quinta-feira.

A missão STS-133 leva seis astronautas e um robo humanóide à Estação Espacial Internacional - ISS (sigla em inglês). A equipe deve permanecer no espaço durante 11 dias, levando novos instrumentos aos posto orbital. Para instalá-los, duas caminhadas no espaço serão feitas pelos astronautas Steve Bowen e Alvin Drew.

Esta será a 35ª viagem de um ônibus espacial à ISS. O programa de ônibus espaciais da Nasa será aposentado até o final de 2011, com o voo final da Endeavour, na missão STS-134, e da Atlantis, que será utilizada novamente após a agência espacial norte-americana ter anunciado o fim do uso desta nave em 2010.

Tripulação da última viagem da Discovery: da esquerda para a direita, Nicole Scott, Michael Barratt, Alvin Drew, Steve Bowen, Eric Boe e Steve Lindsey, comandante da tripulação
(Foto: Nasa)


Assista ao vídeo:





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin