01 março 2011

Rio de Janeiro comemora 446 anos de fundação

O nome da cidade do Rio de Janeiro não surgiu por causa de um rio! Logo após o descobrimento do Brasil, Gonçalo Coelho, que era o encarregado do reconhecimento da terra, teve sua atenção despertada para um estuário, e pensou que ele era a foz de um grande rio. Como era 1 de janeiro de 1502, o nome escolhido foi “Rio de Janeiro”. Mas a fundação da cidade, mais de meio século depois, acabou acontecendo por razões militares, tudo porque em 1955 invasores franceses ocuparam a Ilha de Villegaignon e lá fundaram  uma colônia. Isso obrigou Portugal a cuidar melhor da costa brasileira, principalmente da região da Baía de Guanabara. Em 1560, o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, saiu da Bahia com o objetivo de expulsar os franceses da ilha.

O sucesso da empreitada foi levado ao conhecimento da Rainha Regente, D. Catarina, em Portugal, por Estácio de Sá, primo de terceiro grau de Mem de Sá. Foi Estácio de Sá quem veio para o Rio em 1564, com instruções do primo para expulsar os inimigos. Fator importante nessa missão era seria o bom relacionamento com os índios tamoios, o que só foi possível com a intervenção do padre Manuel de Nóbrega, sacerdote jesuíta português que chefiou a primeira missão religiosa à América.

Com o apoio dos índios, Estácio de Sá organizou a expedição e partiu. Em 1 de março de 1565 ele aqui desembarcou e fundou a cidade, que recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião.


Hoje, ao comemorar 446 anos, a Cidade Maravilhosa assiste a dezenas de eventos artísticos e culturais. Num deles, o Cristo Redentor, talvez o seu maior cartão postal, ganhou nova iluminação. Apesar do mau tempo, as luzes do monumento, que foram acionadas por um celular, puderam ser vistas entre as nuvens.

Cerca de 300 refletores de LED de última geração dão mais brilho à estátua, com um consumo de energia bem menor - e com a possibilidade de criar diferentes efeitos e cores.

O sistema permite ainda melhor flexibilidade no gerenciamento da luz. Cada projetor pode ser controlado de forma individual, com relação às cores e à intensidade, permitindo a criação de várias cenas de luz.

Como o Cristo Redentor fará 80 anos no dia 12 de outubro, haverá uma programação extensa até a data, incluindo eventos religiosos, esportivos, gastronômicos, de moda, musicais e de fotografias para homenagear o monumento, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Parabéns para essa Cidade tão linda e charmosa!

    Que Deus abençoe muito e que ela se reerga, cada vez que ameaçar cair, por causa de tantas dificuldades e tragédias!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog, vou colocar o seu bonner no meu se puder colocar o link do meu blog também eu agradeceria - parceria ? ;)

    Meu blog:
    http://deolhonomundo1.blogspot.com/

    obrigada
    *♥* Ana *♥*

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela força, mas principalmente pela sua simpatia, Ana!

    O link do "De Olho no Mundo" já está entre os blogs cuja leitura eu recomendo aqui no Dando Pitacos.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Kiara:

    O povo carioca, como aliás toda a nação brasileira, não tem medo de dificuldades e está sempre pronto a recomeçar, a reconstruir o que for preciso, até porque a vida segue e não espera ninguém.

    O grande problema do Rio, como de todas as cidades brasileiras, são os políticos, que não administram a cidade de olho no interesse e bem-estar da coletividade, mas visando o benefício próprio. O dia em que isso se modificar, o que acho difícil, viveremos em cidades melhores, mais limpas e humanizadas.

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!