19 março 2011

Rosa Gauditano e os "Povos Indígenas do Brasil"

Você sabia que ainda existem mais de 225 culturas indígenas no Brasil, num total de aproximadamente 730 mil indivíduos, e que elas utilizam 180 línguas diferentes? Não? Pois agora você tem a oportunidade conhecer 34 dessas etnias, que estão divididas em 4 regiões do país: norte, nordeste, centro-oeste e sudeste, através de um lindo trabalho da fotógrafa Rosa Gauditano, diretora da ONG Nossa Tribo e da Agência StudioR, que além das imagens de seu trabalho mostra também um mapa desses povos indígenas e alguns vídeos criados pelos próprios índios.

A exposição Povos Indígenas do Brasil, que começa hoje (19/03) e vai até o dia 15 de maio, na Galeria Humberto Betetto, da Caixa Cultural de São Paulo, localizada na Praça da Sé, nº 111 – SP, poderá ser visitada gratuitamente pelo público em geral, sempre das 9h às 21 h. Escolas das redes municipal e estadual podem agendar visitas pelo telefone (11) 3321-4400.

Natural de São Paulo - SP, Rosa Gauditano foi sócia da Agência Fotograma, fotógrafa da revista Veja, do jornal Folha de São Paulo, professora de fotojornalismo no departamento de comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e fotógrafa e editora de fotografia do jornal Versus. Ela começou a fotografar os povos indígenas brasileiros em 1991. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, tendo seis livros publicados. Seus trabalhos fotográficos integram os acervos do Museu de Arte de São Paulo, na Coleção Pirelli/Masp, do Museu de Fotografia de Curitiba, Museu da Imagem e do Som de São Paulo e coleções particulares no país e no exterior.

O interesse dela pelos povos indígenas, segundo ela, começou em 1989, no Encontro de Altamira, realizado no Pará - PA.

- Várias etnias se reuniram para protestar contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte”, diz a fotógrafa.

- Na época, graças à divulgação do protesto pela imprensa mundial, a usina foi suspensa. Agora, depois de tantos anos, foi aprovada pelo governo Lula”, lamenta ela, que conta sempre ter sido muito bem recebida nas comunidades indígenas e destaca o aspecto que considera mais importante deste seu extenso trabalho:

- Acho que é trazer para as pessoas das cidades um pouco da cultura esquecida dos índios do Brasil e fazer com que elas reflitam sobre esta realidade tão diferente. É preciso que todos saibam que esses povos, apesar de estarem longe, são brasileiros como eu e você, têm direitos iguais de atendimento nas áreas de saúde, educação, cultura… Enfim, são cidadãos brasileiros que detêm conhecimentos importantes que aprenderam durante gerações e podem contribuir para que haja um futuro mais justo e equilibrado.”

Os quatro documentários que integram a exposição serão exibidos em uma sala onde há assentos para o público e um aparelho de televisão de 50 polegadas, nos quais ela interviu apenas como produtora executiva:

- Deixei toda a parte de criação, roteiro e edição por conta dos Xavantes”, diz ela, que fez questão de registrar que a motivação do projeto Povos Indígenas no Brasil nasceu de uma frase de Sereburã, um ancião de uma das tribos que ela visitou: “As pessoas não respeitam o que não conhecem.”

Em cerca de 20 anos de trabalho, Rosa manteve contato não apenas com a nação Xavante, no Mato Grosso - MT, mas também com povos que vivem praticamente isolados na Amazônia, como os Mati e Zoró, outros que vivem à beira de rodovias, como os Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul - MS, e até com os que vivem nas grandes cidades, como os Pankararu, de São Paulo - SP.

Repórter fotográfica premiada na década de 1980 por trabalhos na Folha de São Paulo e na revista Veja, Rosa Gauditano publicou vários livros depois que se especializou na cultura indígena brasileira, entre os quais podemos destacar Raízes do povo Xavante (2003) e Aldeias Guarani M’Byá na cidade de São Paulo (2006).

Veja alguns trabalhos fotográficos de Rosa Gauditano










 








Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin