20 abril 2011

O bem e o mal

Cenas de sexo com adolescentes estão sendo divulgadas por celular na pequena cidade de Bom Retiro do Sul – RS, onde quase todo mundo se conhece, já que a população não chega a 12 mil habitantes.

Uma das meninas que aparece no vídeo, de apenas 17 anos, estudava no maior colégio da cidade. Ela mesma diz que sabia que as imagens seriam gravadas, mas que não imaginava que elas seriam divulgadas. Ela perdeu o emprego, parou de ir à escola e mudou os planos que tinha.

- Parece que meus sonhos deste ano foram por água abaixo. Tudo por água abaixo, por uma besteira feita por um cara que não tem consciência - lamenta a menina.

Ainda que na juventude quase tudo seja permitido, que se entenda a adolescência como a ocasião própria dos desvarios, e por aí afora, eu não diria que o jovem que divulgou as cenas em questão seja apenas um “cara” sem “consciência”. Na verdade, o que falta nele é caráter, hombridade, sentido de família, respeito pelo próximo, principalmente em se tratando de uma mulher, e o mais grave, adolescente. Mas ela também, vamos combinar, não teve um mínimo de respeito por si mesma, tanto que permitiu que um moleque a filmasse em cenas de sexo. O fato de serem namorados à época da confecção do vídeo não justifica sua atitude. Será que ela faz isso com todos os carinhas com quem "fica"? Quem planta ventos, colhe tempestades, não é verdade?




Mas nem tudo está perdido. Pipas avoadas existem, mas tem muito jovem que namora, faz sexo, curte a vida, mas é pé no chão, interessado em estudar, ganhar dinheiro de forma decente, crescer como cidadão, e de quebra, prestar serviços à sociedade.

É o caso dos quatro estudantes de informática da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, que desenvolveram uma nova função para o telefone celular, que dentro de pouco tempo, é o que esperam, poderá ser utilizado para o pagamento de qualquer despesa, acabando com a espera nas filas de bares, boates e restaurantes, como afirma Danilo Torres, o criador do projeto.

A coisa tem tudo para dar certo, inclusive o dinheiro para abrir a primeira empresa: a garotada ganhou R$ 100 mil no maior evento de inovação digital do mundo, realizado em São Paulo - SP.




Dois fatos diametralmente opostos. Quase um retrato do eterno confronto entre o bem e o mal, não é verdade. Mas ainda acredito no bem, no lado bom do ser humano, e mesmo não ganhando nada com a divulgação (pena, não?), acho que o comercial da Coca-Cola aqui se aplica como uma luva: ainda há razões para se acreditar na humanidade e principalmente nos jovens, já que os bons ainda são maioria!







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin