13 maio 2011

O colapso do Blogger

Ninguém sabe exatamente o que aconteceu, mas o Blogger ficou fora do ar e em manutenção por cerca de 36 horas, o que afetou e prejudicou o funcionamento de milhares de blogs, que chegaram a perder posts e comentários. O Dando Pitacos, por exemplo, teve que refazer duas de suas postagens.

Além do painel inacessível, os formulários de comentários também não funcionavam, exibindo o aviso de que estava “indisponível”. Ao que parece, tudo começou durante uma manutenção programada para a madrugada de quarta (11/05) para quinta-feira (12/05), iniciando às 02:00h da madrugada (no horário oficial de Brasília).


A explicação oficial só apareceu hoje (13/05), por volta das 14:30h, através de uma nota no Blogger Buzz, o blog oficial da plataforma. O texto original estava em inglês, e sua tradução livre diz mais ou menos assim:


Na minha caixa de e-mail surgiu o seguinte recado:


Tudo leva a crer que algo não funcionou bem durante uma atualização do sistema do Blogger, e seu pessoal teve que voltar para uma versão estável, o que não resolveu o problema e acabou interrompendo o funcionamento da plataforma. Situações como essa, onde nenhuma explicação plausível veio a público, não dá para esconder, cria enorme expectativa e insegurança entre os usuários, justificando as centenas de queixas que hoje circularam pela blogosfera. Cogitou-se, inclusive, de uma tentativa de ataque cibernético ao sistema do Blogger.

Vamos torcer para que tudo esteja resolvido e que não tenhamos que nos deparar novamente com esse terrível e assustador aviso:




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin