04 maio 2012

Galaxy SIII chega ao Brasil em junho

O novo modelo do smartphone Samsung Galaxy, batizado de S III, e que vem sendo considerado o maior concorrente do iPhone dentre os celulares Android, foi lançado ontem (03/05) em Londres. O aparelhinho chega ao mercado europeu no dia 29 de maio e deve ser lançado no Brasil no começo de junho, como acontecerá em outros dez países no mundo todo. Ele já vai chegar aqui habilitado em todas as operadoras brasileiras.

- Essa foi a primeira vez que o Brasil foi incluído no primeiro grupo mundial de lançamento de um celular Samsung. Começamos a testar o celular na segunda semana de abril, em conjunto com as operadoras. Por isso conseguimos colocar o país no primeiro grupo mundial de lançamentos - disse Michel Piestun, vice-presidente de Telecom da Samsung no Brasil, durante o evento de lançamento do aparelho em Londres.

De acordo com Piestun, o celular vai ser fabricado no Brasil desde a sua primeira unidade, mas o preço do produto no país ainda não está definido. O aparelho já está em processo final de homologação pela Anatel.

- O mercado brasileiro é atualmente o quinto mercado mundial para a Samsung - disse o executivo.

O modelo anterior veio com tela de 4,3 polegadas e um processador dual core de 1,2GHz. O novo Galaxy tem uma tela maior, de 4,8 polegadas HD Super Amoled (1280x720), câmera de 8 megapixels, reconhecimento de voz e um processador quad core de 1,4GHz que roda o sistema operacional Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), bem mais potente. O aparelho pesa apenas 133g e tem 8,6 milímetros de espessura com um design arredondado que lembra o Galaxy Nexus (Galaxy X, no Brasil). Uma outra mudança foi a adoção de uma nova tecnologia para aumentar a resistência da tela a riscos e arranhões, apelidada de Gorilla Glass 2. Há também a possibilidade de assistir um vídeo no gadget enquanto se realiza outras tarefas. O celular suporta conectividade com as redes 4G e possui sensor NFC (para transferência de informações entre aparelhos por proximidade).

O smartphone também vem acompanhado de uma série de sensores que visam tornar o seu uso mais intuitivo. O descanso de tela, por exemplo, acompanha o movimento dos olhos. Dessa forma, a tela não escurece enquanto se está olhando para ela, o que é possível graças à  câmera frontal do telefone, que capta o olhar do usuário. Ao fechar os olhos, a tela desliga.

Para concorrer com o Siri do iPhone, a Samsung deu destaque à função de reconhecimento de voz SVoice, que interage com o usuário usando apenas a voz. O SVoice “fala” inglês, italiano, alemão, francês e espanhol. Com a ferramenta, é possível até tirar fotos sem tocar no aparelho.

Aliás, para quem gosta de fotografia, o Galaxy III traz uma novidade importante. A câmera principal tira fotos de forma instantânea (zero-lag), sem aquela demora do Galaxy SII. Ele também tira múltiplas fotos e escolhe automaticamente a melhor. A câmera tem ainda foco automático, flash e é capaz de gravar vídeos em Full HD (1080p). A câmera frontal possui 1.9 megapixels e também pode gravar vídeos e realizar chamadas com qualidade HD.

Outra novidade é o carregador opcional que não precisa de fios. O Galaxy S III ainda vem com um recurso chamado Social Tag, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial. O aplicativo faz uma comparação entre as pessoas das fotos que você tirar com as imagens dos contatos mantidos pelo usuário nas redes sociais. Ao encontrar a pessoa, o Social Tag mostra o contato e todo o conteúdo postado pelo seu amigo no Google+, além de dar um link para o perfil no Facebook.

O lançamento do Galaxy III veio acompanhado de algumas especulações: chegou-se a falar, por exemplo, que o aparelho teria uma câmera de 12 megapixels e que seria resistente a água. Outro boato dava conta de que a Samsung lançaria também, a exemplo do que fez a Apple no lançamento do iPhone, um serviço de computação nas nuvens próprio ao armazenamento dos arquivos e informações do celular. Os boatos não se confirmaram. Será que o Galaxy SIII vai fazer frente ao iPhone? Deixe a sua opinião.


Fonte: O Globo



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin