10 junho 2012

Réu no mensalão, José Dirceu incita estudantes a defendê-lo nas ruas

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, participou do 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista - UJS, ligada ao PCdoB, realizado ontem (09/06) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, e aproveitou a oportunidade para incitar os estudantes a saírem às ruas para defendê-lo durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal - STF do processo que ficou conhecido como "mensalão", cujo início está previsto para o dia 1º de agosto. Segundo ele, que figura entre os 40 denunciados pelo Procurador Geral da República, a partir de agora será “a batalha final”.

- Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia. Eu preciso do apoio de vocês - discursou Dirceu, aplaudido pelos 1.100 estudantes que lotaram o auditório da UERJ.

Muito bem acompanhado, já que ao seu lado estava o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, demitido por Dilma Rousseff por suspeita de corrupção, Dirceu pediu que os jovens fiquem “vigilantes”:

- Não podemos deixar que este processo se transforme no julgamento da nossa geração. Por isso, peço a vocês, hoje aqui, fiquem vigilantes. Não permitam julgamento político. Não permitam julgamentos fora dos autos. A única coisa que nós pedimos é o julgamento nos autos e que a Justiça cumpra o seu papel.

Segundo Dirceu, o inimigo a ser enfrentado é a mídia:

- Estamos travando uma batalha contra quem? Contra a oposição? Não. São partidos que foram derrotados em duas eleições presidenciais. Estamos enfrentando o poder da mídia, do monopólio dos veículos de comunicação.

Seria cômico, se não fosse tão trágico, vergonhoso e imoral. O sujeito é denunciado ao Supremo Tribunal Federal - STF pelo Procurador-Geral da República por integrar o "núcleo principal" de uma "sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude" e agora, com o cinismo que sempre lhe foi peculiar, dirige-se aos estudantes para pedir ajuda, alegando que tudo não passa de uma simples intriga dos meios de comunicação, de um julgamento político. Haja estômago!

Com toda certeza, se vivesse sob a bandeira socialista da parceira Cuba ou no regime de partido único e um órgão supremo como o da China, ele já teria enfrentado um pelotão de fuzilamento, mas aqui, protegido pela democracia brasileira, ele escreve para alguns jornais e ainda é "consultor para investimentos externos", e não duvido nada, talvez até consiga o auxílio que foi buscar junto à classe estudantil, até porque, e isso não é segredo pra ninguém, a UNE de hoje está submetida aos interesses políticos do governo federal desde que Lula a presenteou com R$ 30 milhões retirados dos cofres públicos para a construção da nova sede no Flamengo, projeto que nunca saiu do papel.

Além disso, parte dos cerca de R$ 12 milhões recebidos pela União Nacional dos Estudantes - UNE e a União Municipal dos Estudantes Secundaristas - UMES de São Paulo entre 2006 e 2010 para a capacitação de estudantes e promoção de eventos culturais, segundo o Tribunal de Contas da União - TCU, foram utilizados, pasmem, até mesmo para a compra de bebidas alcoólicas (vodca, cachaça e uísque) e em outras despesas sem vínculo aparente com o objetivo conveniado, isso pra não falar da comprovação de  despesas com notas frias.

Por isso, eu aposto que os ex-caras pintadas, hoje verdadeiros caras de pau, vão apoiar o Zé Dirceu. Se isso vai adiantar alguma coisa, são outros quinhentos réis. E você, o que acha de mais esta página nojenta da história brasileira?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin