22 janeiro 2013

Delegado perde o cargo por criticar atuação de mulheres policiais no Twitter

Postagem do delegado no Twitter do delegado (Foto: Reprodução/Twitter)

O delegado Pedro Paulo Pontes Pinho, da 9ª Delegacia de Polícia (Catete), foi afastado do cargo pela chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro - RJ, delegada Martha Rocha, por ter postado críticas à atuação de mulheres policiais lotadas em sua delegacia no perfil que mantém no Twitter, cadastrado como “Polícia e Poesia - @Delegado_Pinho”.


Postagem do delegado no Twitter do delegado (Foto: Reprodução/Twitter)

Em nota oficial distribuída à imprensa, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que Martha Rocha decidiu substituir o delegado porque ele "tem dificuldades em gerir os recursos humanos que lhes são disponíveis", designando para o seu lugar a delegada Monique Vidal, da 12ª Delegacia de Polícia, além de determinar "que a Corregedoria Interna de Polícia Civil - Coinpol examine os posts de Pedro Paulo Pontes Pinho no Twitter durante o horário de trabalho".

Eis a nota:

"Ao tomar conhecimento das declarações do delegado Pedro Paulo Pontes Pinho no Twitter identificado como “Polícia e Poesia - @Delegado_Pinho” e considerando que o delegado tem dificuldades em gerir os recursos humanos que lhes são disponíveis, a Chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Martha Rocha, decidiu designar a delegada Monique Vidal para ser a nova titular da 9ª DP (Catete).

Ex-titular da 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema), 28ª DP (Campinho), 17ª DP (São Cristóvão) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Monique Vidal foi escolhida pessoalmente pela Chefe de Polícia Civil considerando sua trajetória como mulher policial. Para a 12ª DP foi designado o delegado José William, atual titular da 82ª DP (Maricá). A delegada Martha Rocha também determinou que a Corregedoria Interna de Polícia Civil (Coinpol) examine os posts do delegado Pedro Paulo Pontes Pinho em seu Twitter durante seu horário de trabalho."

Denotando uma certa surpresa com a repercussão dos comentários, Pedro Paulo tentou se explicar, chegando mesmo a pedir desculpas em outra postagem deixada no microblog.

“Quem for a minha TL (time line) e conferir esses meus tweets vão verificar q estou falando de forma geral, sem distinção de sexo. Tá até no 'masculino'! Se mesmo assim, alguma mulher, especialmente policial, ficou ofendida, minhas sinceras e humildes desculpas”.

Acho que a atitude da delegada Marta Rocha foi, no mínimo, precipitada. Os comentários postados no Twitter pelo delegado Pedro Paulo não me pareceram ofensivos, e muito pelo contrário, retratam uma realidade. Há 25 anos na profissão de advogado, não foram raras as vezes em que ouvi o lamento de mulheres policiais pelas delegacias do Rio de Janeiro. Salário baixo, falta de estrutura e os riscos da função sempre foram as maiores queixas, exatamente o que disse o delegado. Acho que o assunto não deveria ter sido levado para o Twitter, mas isso não justifica o afastamento do policial da função até então exercida, e o mais grave de tudo, sob a justificativa de que ele "tem dificuldades em gerir os recursos humanos que lhes são disponíveis". Jogou baixo e xerife Marta Rocha, o que parece ser a opinião de muita gente, como se colhe das conversas abaixo, postadas pela galera no Twitter do delegado.


Postagem do delegado no Twitter do delegado (Foto: Reprodução/Twitter)

Ridícula é também a investigação sobre os posts que Pedro Paulo teria enviado ao Twitter "durante seu horário de trabalho". Acho que Marta Rocha está querendo ser mais realista que o rei e agindo da mesma forma discriminatória que os homens sempre empregaram contra as mulheres. Além disso, ao invés de perder seu tempo com esse tipo de bobagens, ela deveria se preocupar um pouco mais com a corrupção policial e as balas perdidas que todos os dias tiram a vida de inocentes cidade afora.

Você concorda, discorda ou prefere não se manifestar? Se possível, deixe um comentário.










Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin