02 abril 2013

Cachorro corre atrás do dono que o jogou na beira da estrada

(Foto: Rafaela Santuzzi/ VC no ESTV)

Costuma-se dizer que o cachorro é o melhor amigo do homem. Pena que a recíproca nem sempre seja verdadeira. Preste atenção nesta história.

Um casal que trafegava em uma pick-up pela rodovia BR-101 no último domingo (31/03), ao chegar entre os municípios de Ibiraçu e Fundão, no Espírito Santo - ES, parou o veículo no acostamento e jogou um cachorro, que certamente sem entender o que acontecia viu o homem e a mulher voltarem para o carro e sair em disparada.

Como o trânsito estava lento, o pobre animal correu atrás dos donos por vários quilômetros, o que foi registrado pela dentista Rafaela Santuzzi, de 31 anos, que conseguiu clicar o momento em que o cão foi largado na beira da estrada.

(Foto: Rafaela Santuzzi/ VC no ESTV)
- A caminhonete parou no acostamento, o dono jogou o cachorro e foi embora. O animal começou a correr atrás da caminhonete por quatro quilômetros, latindo e o dono não fez nada - explicou Rafaela, que ainda tentou conversar com o motorista da pick-up, querendo saber se ele era o dono do cão.

- Ele respondeu indiferente, que era sim, mas que o cachorro não parava de correr atrás do carro. A mulher que estava com ele disse que se a gente quisesse, poderia comprar o cachorro. Mas não tiraram ele da rodovia e foram embora, deixando-o para trás novamente - contou a jovem visivelmente revoltada.

Rafaela e a irmã, que não foi identificada, pegaram o animal, ao qual deram o apelido de Leleco, e o levaram, no próprio carro para um hotel específico para animais em Vila Velha, na Grande Vitória - ES.


- Ele comeu, tomou banho e foi avaliado pela veterinária. Não podemos ficar com ele porque moramos em apartamento e ele é um cachorro que precisa de quintal. Esperamos que alguém possa ajudá-lo. Se alguém tiver interesse, pode entrar em contato comigo por e-mail: rafasantuzzi@hotmail.com - pediu ela.

De acordo com a presidente da Sociedade Protetora dos Animais - Sopaes, Virgínia Brandão, a Lei de Crimes Ambientais prevê penalidade para casos de maus tratos a animais.

- Existe a Lei 9608/98. As pessoas precisam saber que existe a lei de crimes ambientais e que essas atitudes resultam em multa e penalidade. A sociedade precisa se conscientizar que, mesmo que pequena, a punição existe. Tem que denunciar - desabafou Virgínia.

Ninguém é obrigado a ter em casa um animal, mas quando tem, deve tratá-lo com carinho, e se por uma razão qualquer dele precisar se desfazer, não é justo abandoná-lo à própria sorte no acostamento de uma estrada, sujeitando-o, inclusive, ao risco de morte por atropelamento. Aliás, muito mais que injusto, muito mais que um ato desumano, é uma enorme covardia, você não acha? Deixe o seu comentário.

Atualização: Apesar de tudo, Leleco é um cão de muita sorte, pois foi adotado pela coordenadora de Recursos Humanos Kariny Batista, que leu sobre ele na internet e entrou em contato com Rafaela Santuzzi. Ele agora tem um quintal grande para brincar na nova casa, em Vila Velha, na Grande Vitória, e o amor de uma nova família.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin