03 abril 2014

Documentário vai retratar violência obstétrica praticada contra a mulher

Foto: reprodução

Nossa última postagem contou a história de Adelir Carmem Lemos de Góes, jovem mãe obrigada pela justiça gaúcha a fazer uma cesariana ao invés do parto normal que era de sua vontade. Não se discutiu a legalidade do ato, até porque isso seria impossível sem o acesso aos laudos e pareceres jurídicos que serviram de base para a decisão judicial que ordenou o ato. Todos sabemos que no país da bola e das bundas, questões como essa não chegam a despertar interesse, mas isso precisa mudar a partir, principalmente, de iniciativas da própria mulher, vítima de abusos e desrespeito. Por isso, o tema de hoje segue uma trilha parecida com a do último post: a violência obstétrica imposta à mulher, principalmente nas áreas em que se concentram as classes sociais menos favorecidas, atendidas bem longe dos grandes hospitais e profissionais médicos de renome.

Eduardo Chauvert, que dirigiu o "Renascimento do Parto", documentário nacional que teve a segunda maior bilheteria nos cinemas em 2013, anunciou que o trabalho vai ganhar uma sequência. O segundo filme, que deve começar a rodado até a metade do ano e ser lançado em março de 2015, vai abordar a questão da violência obstétrica e os locais onde o atendimento às gestantes que deram certo no Brasil e fora daqui, como na Inglaterra e na Holanda.

De acordo com Chauvet, o segundo filme virá com a proposta de aprofundar assuntos polêmicos, como a violência obstétrica, que engloba uma série de práticas violentas e desrespeitosas de assistência à gestante e ao recém-nascido, discussão que vem ganhando destaque em razão do crescente movimento de humanização do parto.

- Esse será um eixo mais amargo do próximo filme, mas muito necessário e urgente. Vamos denunciar toda a crueldade, frieza e desrespeito institucionalizados. De maneira clara e com flagrantes para que não sobre mais dúvida sobre a questão - comenta Chauvert, que pretende abordar tópicos que não foram tratados no primeiro documentário, como o Sistema Único da Saúde - SUS, por exemplo.

Mas não é só. Como o assunto é muito amplo, Chauvert pensa em fazer uma trilogia, que deverá ser disponibilizada ao publico já em 2016.

- Vamos falar no terceiro sobre parto normal após cesáreas, sobre as parteiras tradicionais pelo interior do Brasil, parteiras urbanas, parto domiciliar planejado, a vida das doulas e vamos aprofundar mais sobre a medicina baseada em evidências - explica o diretor, esclarecendo que fará duas apresentações do "Renascimento do Parto" no dia 7 de abril, às 21h30, em sessões que vão acontecer em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta, e em Brasília, no cinema do Shopping CasaPark. A ideia é que após o filme, seja feito um bate-papo com os presentes para ajudar a trilhar as diretrizes do próximo filme.

Assista ao trailer oficial de o "Renascimento do Parto" e deixe o seu comentário.








Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin