01 julho 2014

Orkut será encerrado no dia 30 de setembro

Foto: reprodução

O Google anunciou ontem (30/06), que vai encerrar as atividades do Orkut em todo o mundo no próximo dia 30 de setembro, explicando que ele foi superado por suas outras comunidades. Mas até o fechamento, a rede social continuará funcionando normalmente, sem aceitar novos cadastros, obviamente.

Ainda de acordo com o Google, os atuais usuários poderão exportar seus álbuns de fotos para o Google+, outra rede social da companhia, até o dia 30 de setembro de 2014, além de baixar para o computador, até 16 de setembro de 2016, os seus perfis, "scraps" (publicações de outros usuários deixadas na página), depoimentos e postagens, bastando para isso usar a ferramenta Google Takeout.

- Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede - explicou Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, acrescentando que "ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus a ele e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários".

Ainda de acordo com Golgher, um arquivo com todas as comunidades públicas do Orkut, um dos principais recursos da rede social, será criado em 30 de setembro de 2014 para imortalizar a área de discussões do serviço. No entanto, novos tópicos ou mensagens não poderão ser criados. Os usuários que não quiserem que alguma postagem seja arquivada deverão excluí-la até 30 de setembro de 2014. Outra opção é apagar todas de uma só vez ao remover o Orkut da conta do Google.

Como tudo nesse mundo, o que começa, um dia tem fim. Bola pra frente!






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin