23 outubro 2014

Governo censura dados que poderiam atrapalhar Dilma Rousseff

Dilma Rousseff (foto: reprodução)

Você sabe a quantas anda a miséria no país? E a questão do desmatamento? A arrecadação de impostos aumentou ou diminuiu? E o desempenho dos nossos alunos em português e matemática no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP para reunir e um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações? Infelizmente, em razão da manipulação de informações por parte do Planalto, estas perguntas só serão respondidas após as eleições. Por quê? Simplesmente porque os números são potencialmente negativos para a campanha da presidente Dilma Rousseff.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, órgão ligado à Presidência, impediu a publicação em período eleitoral de estudo sobre a evolução do número de miseráveis, o que chegou a causar o afastamento de um diretor, que pediu exoneração. Usando a mesma base de dados, pesquisadores independentes concluíram que, pela primeira vez desde 2003, a miséria parou de cair em 2013.

A divulgação mensal dos dados parciais sobre o desmatamento da Amazônia também foram adiados para novembro pelo governo federal. Levantamento da ONG de pesquisa Imazon, que opera um sistema similar ao do governo, aponta que as taxas estão subindo e que houve um salto de 290% em setembro em relação a igual período de 2013.

A Receita Federal deixou para o próximo dia 29, depois das eleições, portanto, a divulgação do resultado da arrecadação de tributos de setembro. O anúncio é feito normalmente até o dia 25 de cada mês. O dado será desfavorável ao governo se for mantida a tendência dos últimos meses.

Até a divulgação do desempenho dos alunos em português e matemática no IDEB, o que geralmente acontece até o mês de agosto, foi adiado pelo Ministério da Educação. Por meio de dados secundários, é possível estimar que os estudantes do ensino médio tiveram notas piores na prova nacional.

Não sei se a divulgação dos referidos dados poderiam afetar ou não o resultado das eleições. Só acho que a sociedade tem o direito à informação, de saber como vai o seu país. A censura de dados e o patrulhamento de informações são atitudes que nos aproximam cada vez mais de regimes como o da Venezuela e de Cuba, o que não combina com a democracia e a liberdade tão decantadas aos quatro cantos do país.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin