11 julho 2009

La Luna de Brasília - Texto de Marcos Terena

Nunca havia postado aqui um texto de algum indígena, mas este está afinadinho com o que vimos comentando e então resolvi postá-lo.


Primeiro, quem é Marcos Terena?


"O índio, piloto e líder Marcos Terena tem história. Criou o primeiro movimento indígena no Brasil e idealizou e organizou a Conferência Mundial dos Povos Indígenas sobre território, meio ambiente e desenvolvimento, durante a RIO/92, onde foi escrito a Carta da Terra com 109 recomendações e a Declaração da Kari-Oca. Terena é membro do Comitê Intertribal e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Coalizão Internacional Land is Life e da Cátedra Indígena Internacional."


Marcos escreve belíssimos textos e quem estiver interessado em conhecê-lo pode acessar o blog
http://marcosterena.blogspot.com



La Luna de Brasília

São 19h00 em Brasilia. ..

Uma 6a. Feira...

Portanto, não há lugar para politicos principalmente aqueles que sempre mamaram como se fossem santos e salvadores da Patria. Eles agora correm para suas cidades e estados em nome da democracia, mas diante da liberdade de comunicaçao e da agilidade da informaçao, se sentem encurralados e tentam de todas as formas, sobreviver, inclusive criando regras para censurar essa liberdade.

Há lugar sim para o belo céu que brilha no planalto central e suas luzes naturais de diversas cores e excepcionalmente, a luz da lua que nos toca, que nos inquieta, que nos aprisiona de paixáo, inspiração e alegria de viver.

Muitas vezes pensamos que cuidar da natureza, defender o meio ambiente é defender só a Amazonia, mas se o meio ambiente começa no meio da gente, onde estamos?

E cuidar do meio ambiente nos tempos atuais, não é mais só desligar a luz para economizar ou deixar de molhar as plantas para proteger a água. É cuidar também para que no ano que vem, ano de eleicões gerais no Brasil, esses Senadores e os maus politicos deixem Brasilia para sempre e voltem para suas proprias verdades, ou melhor, mentiras e continuem se lambuzando com seus afilhados, mas sem o voto de quem sabe votar e sabe o que é melhor para o nosso Pais, como as centenas de impostos que pagamos para sustentar esse tipo de parlamento que agride nossa dignidade.

Como um cidadão da selva que sempre curtiu Rita Lee - ... é preciso estar atento e forte...

Marcos Terena é Mestre Indígena e um Brasileiro que vai procurar votar melhor!


M. MARCOS TERENA
Cátedra Indigena Itinerante - CII - Miembro
Memorial de los Pueblos Indigenas - Director


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. O antigo Código Civil Brasileiro determinava, no inciso III, do artigo 6º, que os "silvícolas" eram "incapazes relativamente", texto alterado pelo novo diploma legal em vigor desde 11/01/2003, que deixou de tratar o índio como "relativamente incapaz", mas determinou que a sua capacidade seria "regulada por legislação especial" (artigo 4º, inciso IV, parágrafo único), e aí meus amigos, a imensa nação indígena ficou submetida à FUNAI, lei isso, lei aquilo, estatuto do índio, etc.

    O objetivo da lei sempre foi proteger o índio até que ele se adaptasse à convivência com a sociedade mais evoluída, o que é compreensível.

    Mas a regra da incapacidade relativa, posso até estar equivocado, deveria valer não apenas para os indígenas, mas principalmente para a maioria da população brasileira "evoluída", que os fatos comprovam, NÃO SABE VOTAR, e encheu o Parlamento de profissionais da corrupção, verdadeiros bandidos, com raras exceções.

    Por outro lado, ao contrário do "meu povo" e "minha póva" que se deixam enganar pela demagogia dos profissionais dos palanques, o índio evoluiu bastante, e MARCOS TERENA é um exemplo a ser seguido.

    Não há mais lugar para o lixo que se instalou na "CASA DOS HORRORES", título que o Senado brasileiro conseguiu, frise-se, COM LOUVOR, da revista inglesa ECONOMIST.

    A repercussão da matéria intitulada "House of horrors" (Casa dos horrores), em referência ao nosso Parlamento, é uma vergonha para o povo brasileiro.

    A reportagem lista os últimos escândalos ali ocorridos, principalmente os que envolvem o seu presidente, o mafioso JOSÉ SARNEY. Segundo a revista, por detrás da permancência dele no posto, estão os interesses de LULA na coalisão com o PMDB, logicamente visando a candidatura de DILMA ROUSSEFF nas eleições do ano que vem, até porque para o nosso presidente o importante é a manutenção do poder, independentemente do preço a ser pago, não por ele e sua corja, é claro, mas pela sociedade brasileira.

    Por fatos como esse, entre centenas de outros noticiados pela mídia a cada novo alvorecer, é que assino embaixo do escrito de MARCOS TERENA, e ainda acredito que "há lugar sim para o belo céu que brilha no planalto central e suas luzes naturais de diversas cores e excepcionalmente, a luz da lua que nos toca, que nos inquieta, que nos aprisiona de paixáo, inspiração e alegria de viver".

    O texto deveria ser lido e analisado, com muito cuidado e atenção, pelos mais de 60% de eleitores que hoje apoiam o atual governo, pois como diz o "índio" TERENA, "é preciso estar atento e forte...", não é mesmo, BRASIL???

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!