06 setembro 2010

VOCÊ CONHECE AS CHEERLEADERS

As cheerleaders, conhecidas no Brasil como animadoras de torcida, garotas de torcida ou líderes de torcida, e em Portugal como chefes de claque, fazem parte de uma modalidade esportiva que consiste no uso organizado de música, dança e ginástica para fazer com que os torcedores animem as suas equipes nas partidas. Os espetáculos de animação são muito freqüentes, principalmente nos esportes de equipe, como o basquetebol e o futebol americano. Há, porém, campeonatos específicos de Cheerleading.

No Brasil, o esporte foi introduzido oficialmente em 2008 pela Comissão Paulista de Cheerleading, e é representado oficialmente pela UBC.

Animação de torcida é um esporte que usa rotinas organizadas de elementos da ginástica artística, de dança, e de stunting para serem apresentadas em jogos de times, e ainda em competições, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O praticante de animação de torcida é chamado de animador(a). Nos Estados Unidos existem aproximadamente 1,5 milhões de praticantes na animação Allstar (sem incluir os milhões nos colégios, faculdades e pequenas ligas). A audiência global vem aumentando desde 1997, graças à divulgação do esporte pelas transmissões da ESPN Internacional. Há aproximadamente 100.000 praticantes em torno do mundo em países como Austrália, China, Colômbia, França, Alemanha, Japão, Canadá, Holanda, Nova Zelândia e E.U.A.

Cheerleading é um esporte de competição em campeonatos específicos do esporte, e o atleta que o pratica é chamado de Cheerleader.

O esporte surgiu em 1884, na Universidade de Princeton. Na época, somente os homens participavam. Na primeira metade do século XX (anos 30) o esporte já se fazia presente em outras universidades e as mulheres passaram a participar como Cheerleader. Devido ao crescimento do interesse pelo esporte, em 1997, a ESPN passou a transmitir as competições de Cheerleading nos Estados Unidos.

Em 1948, Lawrence "Herkie" Herkimer, de Dallas, um ex-cheerleader da Southern Methodist University, fundou a National Cheerleaders Association - NCA, que junto com a Universal Cheerleading Association, promovem treinamento e campeonatos nos Estados Unidos.

Nos anos 80 e 90, o esporte passou por um momento difícil, pois sua imagem, devido ao enfoque dos filmes da época, era associada a meninas fúteis, burras ou sem índole moral. Somente em 2000, com o lançamento do filme Bring it on, o esporte passou a ser encarado e forma mais atlética e séria.

Nas fotos abaixo, clicadas no Mundial de Basquete Masculino que se realiza na Turquia, você pode ver uma pequena amostra da nova modalidade esportiva e da beleza de suas praticantes.


Antes de confronto contra a Eslovênia, que decretou a segunda derrota do Brasil no torneio, cheerleaders dançam em Istambul

Cheerleader esbanja beleza em apresentação no Mundial de basquete, antes do confronto entre Grécia e Costa do Marfim

Cheerleader se alonga em cima da cesta de basquete, antes de duelo entre Nova Zelândia e Espanha

Cheerleaders antes de China e Rússia

Cheerleaders distribuem sorrisos antes de jogo entre Grécia e Turquia

Cheerleaders se enrolam em bandeira dos países do Grupo C do Mundial

Dançarinas de Porto Rico e China se exibem em Mundial de basquete, realizado na Turquia

Dançarinas em exibição antes do jogo entre Grécia e Costa do Marfim

Em jogo do Irã, cheerleaders não foram autorizadas a usar roupas sensuais

Empolgadas, meninas dançam no intervalo do jogo entre Grécia e Costa do Marfim

Lituanas colocam as pernas pro ar em apresentação no Mundial de basquete da Turquia

Lituanas dançam antes de jogo de sua seleção no Mundial de Basquete

Meninas turcas exibem bandeira do país sede do Mundial de basquete

Meninas usam chapéu durante apresentação e antes de Eslováquia x Nova Zelândia

Na Turquia, cheerleaders lituanas dançam e esbanjam alegria vestidas de azul

Neozelandesas dançam antes de jogo da Nova Zelândia contra a Lituânia

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. barbaridade tchê
    vivendo e aprendendo naum
    eu naum sabia do nome dado a estas gurias
    bah bem pouco culta eu né

    bjão guri

    ResponderExcluir
  2. É normal que você não soubesse a respeito delas, Juci!

    As cheerleaders ou garotas de torcida não são muito comuns nos estádios esportivos brasileiros. Daí você não conhecer!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  3. Achei.... bem tem coisas que a gente nem precisa saber .. basta ver ... rsrsr

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Joselito!

    Nesse caso a frase "sem comentários" se encaixa com perfeição!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!