04 outubro 2010

ÊTA CANDIDATO BÃO!

Enquanto o palhaço Tiririca recebia mais de 1.300.000 votos, 45 candidatos a deputado federal, estadual ou distrital em todo o Brasil receberam apenas um voto nas eleições de ontem (03/10). Destes corajosos pretendentes a cargos em assembléias legislativas e câmaras Federal e Distrital, pelo menos 38 são mulheres, que são inscritas porque os partidos são obrigados por lei a reservar 30% das suas vagas para candidatos do sexo feminino, e na maioria dos casos, não se empenham pela candidatura delas.

Dessa lista, 44 pessoas foram candidatos a deputado estadual ou distrital. Só uma candidata a federal aparece entre os não tão prestigiados (veja a lista clicando aqui). O nome dela é Iraciara Santos de Araújo (PTC-AP), professora divorciada de 39 anos nascida em Altamira – Pará - PA.

- A única que recebeu apenas um voto no Brasil inteiro fui eu, é? Meu Deus do céu. Na verdade, eu realmente lancei candidatura, mas eu me dediquei mais à campanha do partido aqui - disse sorrindo, por telefone, a repórteres.

Ao todo, 11 estados, incluindo o Distrito Federal, registraram candidatos com apenas um voto recebido, mas foi Roraima - RO que registrou o maior número de aspirantes a cargos de deputado estadual que receberam apenas um voto. Lá, foram 9, sendo 7 mulheres. O partido que concentrou a maior quantidade de “desprestigiados” foi o PTC (6 no total). Em seguida aparece o PTB, com 4. Partidos maiores como o PT (1), o PSDB (3), o DEM (2) e o PMDB (1) também não escaparam.

O Tribunal Superior Eleitoral - TSE ressalta que, quando um eleitor erra o número do candidato ou da coligação na hora que em está votando na urna eletrônica e aperta “confirma”, o voto é anulado imediatamente, sem direito a correção. Essa pode ser, em uma visão otimista, uma das explicações para os 45 candidatos terem recebido apenas um voto, mas eu aposto que eles só receberam os próprios votos. Êta candidato bão!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Que Post Fantástico!
    Amigo Roberto:
    Bem, quanto ao fenômeno eleitoral, agora, Vossa Excelência, Francisco Everardo Oliveira Silva, está refletindo o ponto em que a nossa democracia se encontra. Não se sabe o quantitativo de votos conscientes que ele recebeu. Aos que usaram o recurso de disparar votos ao candidato acima, de protesto ou deboche, penso não ter sido o meio correto. Se é que fizeram. Afinal, o voto tem um valor imensurável.
    O que me chamou a atenção nesse processo eleitoral, foi o elevado número de emissoras que focaram matérias jornalísticas, principalmente no horário nobre, em personagens que já integravam o rol dos Fichas Sujas, condenados por várias instâncias, e não fizeram o mesmo com os candidatos íntegros e honrados. Omitindo da grande massa eleitoral as melhores opções, o que é lamentável.
    Por outro lado, é bom não esquecer que o humorista, compositor, cantor e palhaço Tiririca, vai encontrar na Câmara, outros palhaços e palhaças, afora, pianistas, mensaleiros, anões do orçamento, branca de neves vindos da casa civil e a turma que brinca de esconde, esconde. Escondem decretos de nomeações, de funcionários em cargo de comissão, assinados por Pinóquios, sem contar dançarinas de péssimos passos. Espero ao menos, que ele, Tiririca, aprenda e agora nos surpreenda com bons projetos voltados a população.
    Bem, é melhor eu para por aqui.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido amigo Roberto!
    Bão mesmo! hahahaha!!! Nem a família se arriscou em prestigiar?? Imagina que bela representação seria?
    Agora, vamos esperar o Tiririca ressuscitar a sua Florentina de Jesus...hahahaha
    Credo!
    Grande beijo, meu querido!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Lison!

    O nosso querido Tiririca vai encontrar no parlamento brasileiro uma quantidade de "artistas" que ele jamais imaginou. É uma variedade enorme de "palhaços e palhaças, afora, pianistas, mensaleiros, anões do orçamento, brancas de neve vindas da casa civil e a turma que brinca de esconde, esconde. Escondem decretos de nomeações, de funcionários em cargo de comissão, assinados por Pinóquios, sem contar dançarinas de péssimos passos".

    Vai ser duro pra ele, Tiririca, se manter como protagonista no meio de tanta gente de "talento".

    Grande comentário, Lison!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  4. Grande Jackie!

    Isso dá bem a idéia de como eles são confiáveis, rsrsrs...

    O Tiririca vai se adaptar rapidamente. Ele entende muito de "circo", não é verdade?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. É de se esperar que nos próximos anos essa realidade cresça cada vez mais,pois o eleitor já esta cansado de ser engado, aí eu quero ver o que os políticos vão fazer para motivar o eleitor é, esperar pra ver!

    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Ediléia!

    Aliás, você já imaginou se numa eleição nenhum candidato fosse votado? Qual seria a repercussão de um fato como esse?

    E a eleição do Tiririca? Veja o que diz a imprensa internacional:

    "A eleição de um “palhaço” (sem metáforas, segundo a rede de TV americana CBS) à Câmara dos Deputados no domingo (3) não passou despercebida pela imprensa internacional, que noticiou a votação expressiva de Tiririca (PR) – 1,3 milhões de votos – com tom de crítica e espanto. Além de ressaltar aspectos curiosos da biografia de Francisco Everardo Oliveira Silva, publicações como o "The Economist" chegaram a classificar como "deprimente" usar um sistema tão avançado de votação – a urna eletrônica – para eleger um palhaço.

    O jornal "Clarín" chamou a candidatura de Tiririca de "manobra marqueteira". "Sua campanha se baseia na ignorância, no desconhecimento do que fazem os deputados, na honestidade brutal ('Quero ser deputado para ajudar minha família') e em um slogan que vai ficar na história", disse reportagem desta segunda-feira (4).

    O veículo argentino usou a palavra político entre aspas ao referir-se ao palhaço e fez graça com o fato de outros "candidatos exóticos" não terem sido bem sucedidos. Ao falar sobre a ex-prostituta Gabriela Leite, que se candidatou pelo Rio de Janeiro, o jornal brincou: "parece que o seu slogan de campanha 'Puta deputada' não ficou muito claro".

    O americano "The Economist" foi mais longe e atacou o "estranho" sistema eleitoral brasileiro, que permite que um candidato seja "puxador de votos" e carregue outros para o Congresso. O jornal destaca que, apesar da tecnologia de votação para evitar fraudes eleitorais, "infelizmente" o Brasil é incapaz de lidar com outros tipos de corrupção, como compra de votos. "De certa forma, é deprimente: essa maravilhosa tecnologia e um milhão de pessoas vai usá-la para votar no Tiririca."

    Ignorância x protesto
    A eleição de Tiririca e outros candidatos-celebridade reflete a desilusão do brasileiro com a política após seguidos escândalos de corrupção, avaliou a BBC.

    Citando a jornalista Eliane Cantanhede, da "Folha de S.Paulo", a reportagem explica o resultado das urnas como uma mescla de ignorância e raiva. "O Brasil tem tradição de votar nesse tipo de personagens porque provocam forte impressão nos eleitores mais pobres e desinformados e também porque atraem aqueles com mais educação, que estão cansados dos políticos e querem protestar."

    Para o cientista político da UnB David Fleischer, entrevistado pela "Bloomberg", o "voto de protesto" pode ser explicado pelos episódios de corrupção, o mais recente envolvendo a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. Segundo ele, os eleitores ignoram o fato de que os votos dados a um candidato popular podem beneficiar outros políticos do partido ou coligação.

    "Muitas pessoas disseram que vão votar nele (Tiririca) porque um palhaço a mais ou a menos no Congresso não vai fazer diferença", diz Fleischer".

    Eleição é coisa séria e o brasileiro precisa começar a entender isso!

    ResponderExcluir
  7. É Meu Amigo isso Prova que o povo não é bobo não, por isso é que vamos votar para o presidente agora no 2º Turno=+ uma vez 45....

    ResponderExcluir
  8. É isso aí, Charles!

    Vamos esperar e ver o bicho que vai dar!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!