30 outubro 2010

Gil, Boldrin, Guimarães Rosa e a cultura brasileira

Um dos vídeos que mais gosto de rever foi filmado no programa Senhor Brasil, da TV Cultura. Nele, com a maestria de sempre, Gilberto Gil interpreta Se Eu Quiser Falar com Deus, canção que ele próprio compôs, e Rolando Boldrin recita parte de um texto contido na obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, romance admirável, principalmente pela questão teológica nele contida: o eterno questionamento entre o mistério de Deus e a existência do mal, que pode ser percebido nesse pequeno trecho da obra:

“Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra. É o aberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar — é todos contra os acasos. Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois no fim dá certo. Mas, se não tem Deus, então, a gente não tem licença de coisa nenhuma!… Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa existir para haver — a gente sabendo que ele não existe, aí é que ele toma conta de tudo”.

Se Guimarães Rosa estivesse vivo (ele teria completado 102 anos no dia 27 de junho último) talvez recomendasse a canção de Gil para se chegar a Deus.




Não sei se esse essa é a forma mais indicada para se chegar a Deus. Sei apenas que os três: Gil, Boldrin e Guimarães Rosa, não necessariamente nessa ordem, são partes integrantes da nossa cultura.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. É uma canção muito linda...
    Gostei muito de seu blog...parabéns....

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e apoio, Zélia!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Como bons mineiros e morando muito próximo da cidade natal do Guimarães Rosa, Cordisburgo, somos impregnados pela magia dos seus textos! Um abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, galera!

    E como bons mineiros você dão força à prata da casa!

    Mais uma vez, parabéns pelo Absinto Muito. Já recomendei sua leitura aqui no Dando Pitacos!

    Um grande abraço a banda...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!