01 outubro 2010

Os "cristais quebrados" de Carlos Vereza


Carlos Vereza nasceu no Rio de Janeiro - RJ, em 4 de março de 1939. Começou sua carreira artística em 1968, atuando tanto na televisão, quanto em cinema. Fez, na TV Tupi, a novela Um Gosto Amargo de Festa. No mesmo ano integrou o elenco do filme Massacre no Supermercado. A crítica logo percebeu a personalidade de Vereza, o que lhe rendeu papéis fortes. Seu segundo filme veio em 1969, O Bravo Guerreiro. Em 1970 ele ingressou na Rede Globo, e foi aí que praticamente construiu toda a sua carreira. Participou das novelas O Cafona, Selva de Pedra, Cavalo de Aço e o O Rebu. No cinema, trabalhou ainda em O Descarte, O Esquadrão da Morte (1975), Aleluia Gretchen (1976) e Snuff, Vítimas do Prazer (1977).


Em 1978, participou da novela Aritana, da TV Tupi, e em 1980 retornou à Globo, onde fez Coração Alado, Jogo da Vida, Sétimo Sentido e Padre Cícero. Em 1984, participou do importante filme Memórias do Cárcere. Em 1987, trabalhou em Direito de Amar, e logo a seguir fez Pacto de Sangue. Em 1991, atuou no filme Os Cornos de Cronos, participando depois da novela De Corpo e Alma.

Vereza fez ainda Agosto, Pátria Minha, A Madona de Cedro, O Fim do Mundo, O Rei do Gado, Hilda Furacão, O Cravo e a Rosa e o O Clone. Paralelamente filmou O Primeiro Dia e As Três Marias.

De 2003 em diante, ainda na Globo, Carlos Vereza fez Kubanacan, Um Só Coração, Começar de Novo e Sinhá Moça, atuando ainda de Duas Caras (2007) e Paraíso (2009), além das participações especiais em seriados globais, até que em 2010 aceitou o desafio de interpretar o Anjo Athael, no folhetim Escrito nas Estrelas.

No cinema, trabalhou em Brasília (2006) e Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírito (2008).

O texto que você vai ler logo aí abaixo, publicado em 21 de novembro de 2009, me foi enviado pela amiga Rita Vieira. Confesso que não o conhecia. Aliás, eu nem sabia que o seu autor, Carlos Alberto Vereza de Almeida, ou simplesmente Carlos Vereza, além de grande ator, era também blogueiro.

Estamos reproduzindo o texto tal qual ele se encontra em seu formato original no blog do autor, o que você pode conferir clicando aqui.

- o -

2010: Cristais quebrados

Não é necessário ser profeta, para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010. Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o "fascismo galopante" que aparelhou o estado brasileiro, vá, pacificamente, entregar a um outro presidente, que não seja do esquema lulista, os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil? Lula, já declarou, que (sic) "2010 vai pegar fogo!". Entenda-se por mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura : Dossiês falsos, PCC: "em rebelião", MST convulsionando o país... Que a lei de Godwin me perdoe - mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o trágico início do nazismo na Alemanha. E os "judeus", serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés autoritário. Não se surpreendam: Há todo um lobyy nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder. Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com "patrocínios" de estatais como, Petrobrás, BNDS e Banco do Brasil, sem, até agora uma explicação convincente por parte dos "patrocinadores"; matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o "mantenedor da estabilidade na América Latina". Ou seja: A montagem virtual de um grande estadista... Na verdade, Lula, é o übermensch dos especuladores que lucram como "nunca na história deste país". Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra passará, democraticamente a faixa presidencial, para, por exemplo, José Serra, ou mesmo, Aécio Neves? Pelo que já vimos de "inaugurações" de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPIs, como o da Petrobás, do MST e tantos outros "deslizes", temos o suficiente para imaginar o que será a "disputa" eleitoral em 2010. Confiram.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Maravilha de post, amigo; parabéns!
    Eu adoro o Vereza, não saio do blog dele que, aliás, os PTralhas já fizeram de tudo para boicotar. Nesse texto dele, em particular, veja o que aconteceu:
    "ATENÇÂO!!! Aos meus amigos seguidores: um colaborador indesejado fez uma grotesca alteração ao meu texto: cristais quebrados! O original é o que se encontra em meu blog e não o que circula pela rede! Obrigado. Um abraço do Carlos Vereza-01/03/2010"
    O cenário político nacional, em especial os porões do PT, é comparado por Vereza ao Kristallnacht, um dos eventos mais tristes da história da humanidade, pois foi durante o mesmo, que os nazi se decidiram pela matança do povo judaico.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que Post Fantástico!
    Amigo Roberto:
    Eu ainda não conhecia a carta. Para mim é um documento que eu faço questão de guardá-la, pois, vou precisar para repassar aos meus filhos. Isto é com a sua devida permissão.
    De quando em quando eu assisto alguns vídeos dele. Você já conhece este? Confira este...http://www.youtube.com/watch?v=ugAql2RCDWc
    Parabenizo-o pela construção de mais um magnífico Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Lison!

    Agradeço, sinceramente, os elogios que você dedica ao meu trabalho. Não sei se as mereço, mas posso garantir que este pequeno espaço de luta é defendido por mim com honestidade e isenção. Não tenho partidos nem bandeiras. O que não aceito é o banditismo, a corrupção que frustra o futuro da nação brasileira, dos meus filhos e netos, dos nossos filhos e netos. O que não aceito é o "projeto de poder" referido pelo Vereza no vídeo que você me enviou, calcado em idéias retrógradas e na maldita ambição da manutenção do poder pelo poder.

    Venho dizendo há algum tempo, e fico feliz por saber que um cara da cultura e inteligência de um Carlos Vereza pensa da mesma forma, que o plano traçado por Lula e seus aliados, infelizmente, vem dando certo: a idéia dele era chegar à presidência e se reeleger; depois eleger o seu sucessor, e, dependendo das circunstâncias, apresentar-se novamente como candidato. Com a máquina federal nas mãos (leia-se dinheiro e poder de manipulação com a distribuição de cargos e esmolas ao povo) isso não será difícil. Desgraçadamente, lutamos tanto para nos livrarmos de uma ditadura e estamos sendo aprisionados por outra.

    Vou baixar o vídeo que você recomendou e guardá-lo com muito carinho, até porque sua exibição na internet pode estar com os dias contados!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  4. Querida Neusa!

    Eu li o texto "Cristais Quebrados" em vários blogs, até porque como digo na postagem, ele me foi enviado por uma amiga, Rita Vieira, em quem eu confio plenamente, mas não podia decidir pela postagem sem confirmar a sua origem, e nada melhor do que fazer isso no blog do autor, o grande Carlos Vereza, que eu nem sabia ser também um blogueiro. Por isso, publiquei o texto na forma original!

    No que se refere aos "Cristais Quebrados" mencionados por Vereza em seu texto, principalmente como informação aos mais jovens, reproduzo aqui a definição que qualquer um pode encontrar na Wikipédia. É parte da história negra da humanidade, mas é história, e precisa ser conhecida:

    "A Noite de Cristal (alemão Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht) é o nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich. Tratou-se de pogroms, de destruição de sinagogas, de lojas, de habitações e de agressões contra as pessoas identificadas como judias.

    Para o regime foi a resposta ao assassinato de Ernst von Rath, um diplomata alemão em Paris, por Herschel Grynszpan, um judeu polaco, condenado múltiplas vezes a deportação da França.

    A pedido de Adolf Hitler, Goebbels instiga os dirigentes do NSDAP e os SA a atacarem os judeus. Heydrich organiza as violências que deviam visar as lojas de judeus e as sinagogas. Numa única noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 30.000 foram presos e levados para campos de concentração. 7500 lojas judaicas e 1600 sinagogas foram reduzidas a escombros.

    As ordens determinavam que os SA deviam estar vestidos à paisana, a fim que o movimento parecesse ser um movimento espontâneo de uma população furiosa contra os judeus. Na verdade, as reações da população foram pouco favoráveis, pois os alemães não apreciam que se ataque ou tome a propriedade alheia. Os incêndios também chocaram uma parte da população, mas não o fato de que os judeus tivessem sido atacados fisicamente.

    A alta autoridade nazista cobrou uma multa aos judeus de um bilhão de marcos pelas desordens e prejuízos dos quais eles foram as vítimas.
    O nome Kristallnacht deriva dos cacos de vidro (vitrinas das lojas, vitrais das sinagogas, etc.) resultantes deste episódio de violência racista".

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos!
    Maravilhoso seu post, como tantos outros.
    Estamos todos assustados, não é? eu, pelo menos estou! Estou apavorada!
    Como tudo que é muito ruim, se desenvolve no escuro, enquanto suas raízes, garras e tentáculos vai matando o que é bom e tem luz...foi assim com este governo e, temo que os jornalistas por terem tido fé e respeito à sua própria profissão, sabendo de tantas coisas e se calando ou evitando tomar partido,estejam às vésperas de terem atadas suas mãos, como todos nós!
    Deus nos ajude!
    Abraço, Vera. (tomara que não estejamos de luto depois de amanhã!)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a você que empenhou-se na divulgação de fatos relativos ao possível governo Dilma. Sua atitude, como já disse , revela zelo por este país.

    Para refletir...

    DESPERTAR É PRECISO.

    Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
    Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
    Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.
    (Vladimir Maiakóvski)

    Bjus
    Rita Vieira

    ResponderExcluir
  7. Amiga Vera:

    O exercício do voto, o maior exemplo de democracia de uma Nação, sempre foi para mim motivo de orgulho e muito prazer, de muita alegria e confiança no meu País, mas confesso a você que amanhã vou sair de casa obrigado, apenas para cumprir um dever, porque jamais deixaria de votar.

    Mas vou estar muito triste, perplexo mesmo com os caminhos pelos quais estamos enveredando. Sou um ser humano igual a outro qualquer, por isso também estou com medo. Como você, também espero "que não estejamos de luto" na segunda-feira.

    O que me consola é que, independentemente do resultado das urnas e todas as suas conseqüências, nada, nenhum partido ou bandeira vai calar o meu coração, e ele, acredite, vai continuar batendo pelo meu direito e o direito da minha gente à liberdade, contra a corrupção e a lama política.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  8. Meu querido "Anônimo", que na verdade é Rita Vieira, a amiga que me enviou o texto do Vereza:

    Não sei se vai haver tempo para despertar até amanhã, mas espero, sinceramente, que o medo que possamos sentir não arranque de nossas gargantas a voz de que tanto precisamos para continuar a protestar e lutar contra a bandalha política que se estabeleceu no Brasil há oito anos atrás.

    Obrigado, Rita, pela sua ajuda e participação!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  9. Olá meu querido amigo Roberto!
    Texto excelente e "premonitório" rsrsrs
    Realmente, meu amigo, além de um ator excepcional, ele escreve muito bem.
    Parabéns pela seleção de mais um grande artista e texto!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você, Jackie!

    O Vereza, desde que surgiu na televisão em "Selva de Pedra" (ele fazia o Miro), demonstrou ser um grande ator.

    Eu só não sabia que ele também escrevia, e mais, que era blogueiro. Melhor assim! Podemos ficar mais perto dele, não é verdade?

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!