11 novembro 2010

Estímulos elétricos no cérebro tratam Parkinson




A notícia está no G1, e tenho certeza absoluta, vai trazer esperanças a muita gente.
De acordo com o portal, uma cirurgia para estimular o cérebro de pacientes com Parkinson por meio de descargas elétricas, e que até aqui estava restrita aos hospitais universitários, está chegando à rede pública, mais precisamente ao Hospital de Transplantes, na capital paulista. Conhecida como DBS, a técnica consiste em colocar eletrodos em regiões profundas do cérebro para melhorar a atividade do órgão e reduzir os sintomas comuns como rigidez e tremores.
A operação, que pode durar até 4 horas e custar cerca de R$ 100 mil, agora está ao alcance dos clientes da rede pública, desde que seja indicada pelo médico como melhor solução para o caso.
Para 70% dos parkinsonianos, o tratamento com medicamentos é suficiente para dar conta do avanço da doença e dos sintomas. Porém, o restante necessita de alternativas para controlar a doença. Somente 10% dos portadores são considerados ideais para passar pela cirurgia.
- Entre 80% e 90% dos pacientes que realizaram a operação deixam de apresentar sintomas após o procedimento, posteriormente acompanhado por drogas - afirma Arthur Cuckier, coordenador do departamento de neurologia do hospital.
No mesmo prédio do antigo Hospital Brigadeiro, a unidade realizou, nos dias 8 e 9 de novembro, um evento para divulgar a técnica para mais de 100 profissionais. Aulas teóricas, cirurgias ao vivo e a prática com as peças ao vivo foram oferecidas, com a supervisão de médicos brasileiros e estrangeiros.
- O objetivo foi divulgar a técnica para todo o Brasil. É preciso existir mais centro de referência para tratamento da doença com essa técnica - diz Arthur.
Ele ainda acrescenta:
- O trabalho de divulgação é único no Brasil, com um curso tão especializado. A técnica não é nova, já existe em hospitais universitários, mas agora, além de estar disponível em um local voltado à assistência, talvez ela possa ser passada a outros centros médicos, em todo o país.
O Parkinson é causado pela ausência de uma substância conhecida como dopamina no corpo, que deixa de ser produzida com a morte de neurônios em uma região do cérebro chamada substância negra. Os principais sintomas são a rigidez nos movimentos e os tremores constantes no corpo. Afeta 1% da população mundial acima dos 50 anos.
O local no cérebro a receber o estímulo é definido individualmente para cada paciente por meio de uma técnica chamada estereotaxia. Tomografias computadorizadas ou ressonâncias magnéticas são feitas no crânio do paciente, para que o médico possa saber a posição exata onde colocar o eletrodo.
Com uma espécie de "capacete" para medição, colocado junto à cabeça do paciente, o médico marca a superfície do couro cabeludo para fazer cortes de até 5 cm. Um orifício no crânio, de apenas 1 cm, permite a passagem de um fio de irídio, com quatro pólos de platina na extremidade e revestido por silicone. Ele será o condutor das descargas elétricas até a região desejada.
Uma trava colocada na entrada do corte no couro cabeludo impede que o fio de irídio saia do lugar. Uma extensão é conectada ao fio, passa por trás da orelha e liga o eletrodo dentro da cabeça do paciente a um gerador de descargas elétricas. O aparelho é capaz de gerar correntes de até 10 volts. A "dosagem" varia de paciente para paciente, ficando em uma faixa de 3 a 8 volts.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Todo tipo de ajuda e avanço na medicina se torna uma esperança de vida para aqueles que sofrem com este mal, principalmente parentes e amigos que tanto torcem para uma cura, para esta terrível doença.
    Excelente post,
    abraços,
    Vitor.
    http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Victinho!

    O objetivo de postagens como essa é, antes de tudo, levar uma informação útil a quem dela precisa. Ela traz esperança, perspectivas novas para quem sofre com o tipo de problema nela enfocado.

    É muito ser o portador de uma notícia como essa!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos!

    Toda informação é muito importante, no que se diz respeito ao nosso cérebro, sabemos que ainda estamos engatinhando! Por isso se torna relevante toda troca de conhecimento que podemos obter em nosso alcance! Parabéns pela notícia!

    Um abraço,
    "Todo o conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Vera!

    Como frisei na resposta ao comentário do Victinho, o objetivo da postagem é justamente levar a informação a quem dela puder tirar algum proveito. Acho que essa é uma das principais finalidades da internet: informar, e rápido!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!