16 janeiro 2011

Ajude as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro

As chuvas que há alguns dias caem sobre todo o Rio de Janeiro – RJ, mas principalmente na região serrana, transformando-se no pior desastre natural da história do país, além das vítimas fatais, causam enormes prejuízos à população. E não é só! Centenas de desabrigados esperam por ajuda. Órgãos de governos, organizações não-governamentais e cidadãos de todo o país estão mobilizados neste sentido, recolhendo mantimentos, medicamentos e dinheiro para o socorro às vítimas e a reconstrução das cidades arrasadas pelas chuvas. 

Veja as entidades que podem fazer este trabalho, e leia as orientações gerais para qualquer doação.

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

Cruz Vermelha

Federação do Comécio do Estado do Rio de Janeiro

Fundação da Infância e Adolescência

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti

Instituto Estadual do Ambiente

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Grupo Pão de Açúcar

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Prefeitura Municipal de Nova Friburgo

Prefeitura Municipal de Petrópolis

Prefeitura Municipal de Teresópolis

Rio Solidário

Grêmio Recreativo e Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro

Senac Rio


Sesc Rio

Tijuca Tênis Clube

Viva Rio

Arquidiocese do Rio de Janeiro

Fique ligado!!!

• Pesquise sobre as várias instituições existentes antes de escolher aquela a quem confiará sua colaboração. Não entregue sua doação a qualquer um.

• Dê preferência às instituições oficiais ou àquelas que você já conhece e já comprovaram responsabilidade e eficiência em outros projetos.

• Fique atento a e-mails falsos, supostamente ligados às instituições, que solicitam ajuda via links suspeitos da internet.

• Acompanhe, nos próximos meses, as ações da organização escolhida, para saber como sua doação está sendo utilizada e se a instituição precisa de novo apoio para completar seus esforços.

• Quem deseja se voluntariar ao apoio presencial às vítimas deve ter experiência prévia em desastres ou habilidades técnicas para se candidatar. O ideal é aliar-se a uma organização que já possua estrutura e equipe formada.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Muito bom seu trabalho, vários orgãos a disposição.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Príncipe:

    Acho que numa hora dessas, cada um deve ajudar da forma que puder. A divulgação das instituições envolvidas no socorro e ajuda à vítimas ajuda. Esse foi o nosso objetivo: ajudar!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Olá querido Roberto!
    Além do apoio (emocional e espiritual)às vítimas dessa tragédia, acho muito importante divulgarmos as formas e os canais para ajudarmos através de doações.
    Excelente!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. É isso que estamos tentando fazer, Jackie!

    Quanto mais informações forem passadas, mais rapidamente as iniciativas vão se desenvolver, e é disso que as vítimas estão precisando. Há locais de Nova Friburgo onde o socorro sequer chegou. Logo, toda ajuda, toda informação é bem-vinda!

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberto, parabéns por este post!
    Hoje, na praça onde costumo ir aos domingos encontrei uma família de lá. Estavam fora,mas a mãe ficou e a moça e irmã conseguiram tirar a mãe há poucos dias. Onde ela estava era um lado de Friburgo que não foi afetado, mas a irmãs me disseram que há dias que se consegue chegar, e outros não, por causa das chuvas.E que 2 parentes morreram tentando ajudar outras pessoas necessitadas.
    Toda ajuda é bem vinda.
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir
  6. Por isso é que toda e qualquer informação é importante, Vera!

    Tudo ainda é muito incerto em Nova Friburgo. Num momento você pode passar numa determinada área, no outro não! Um amigo advogado que reside na cidade (que nem sempre consegue fazer contato) me disse que as pessoas nem sempre conseguem circular livremente. Há muitas áreas com acesso proibido pela Defesa Civil, e o pior: o tempo fecha e chove a todo momento, o que aumenta o risco.

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  7. Muito bem, parabéns pelo seu trabalho!
    Eu estava procurando onde deixar algumas doações e você me ajudou muito. Abraços e obrigada.
    Telma

    ResponderExcluir
  8. Que bom, Telma!

    É legal saber que as informações prestadas pelo blog lhe foram úteis. Parabéns pela sua iniciativa de ajudar os atingidos por essa terrível tragédia.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  9. Dr. Carlos Roberto, parabéns pela louvável iniciativa e sensibilidade.O que as vítimas da maior tragédia natural da história do Brasil mais necessitam neste momento de dor e sofrimento são atitudes de solidariedade como esta. Parabéns!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Amigo Clailton!

    Quando tragédias como essa se abatem sobre a população, o primeiro fenômeno a acontecer é o descontrole emocional. Nessa hora todo o tipo de informação é muito importante.

    Obrigado pela sua participação e comentário!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!