03 janeiro 2011

O seu blog tem conteúdo?

Foto: Blog da Odisséia
Tenho certeza que seremos apedrejados por alguns, mas confiamos no bom-senso e análise séria da maioria dos que passam pelo Dando Pitacos.

A sobrevivência de um blog é um dos assuntos mais comentados na rede. Mil e uma dicas nos são passadas diariamente, a maioria delas de grande valia, principalmente para iniciantes como eu e a AnaKris aqui no Dando Pitacos.

Os blogueiros mais badalados, aqueles de maior destaque na rede, costumam dizer, por exemplo, que um blog não sobrevive sem conteúdo.




Marcos Lemos, do FerramentasBlog, um dos caras que mais admiro na blogosfera, afirma que “a coisa mais importante para seu blog é sempre o conteúdo e escrever com qualidade é a chave para atingir seu público, melhorar sua indexação nas buscas e até conseguir mais comentários” (texto 1). E vai além disso. Na opinião dele, “há sempre um debate sobre o uso da língua formal, normativa, e a língua coloquial, cotidiana e falada. Enquanto uma é regida por regras gramaticais fixas, outra não pode ser limitada por ser a expressão da manifestação de uma cultura ou grupo social. Não discuto essas questões da linguística (que ainda estou aprendendo na faculdade de Letras). Meu pensamento é: Se não sabe escrever bem em português, não pode ter um blog” (texto 2).

Em princípio (leia-se quando chegamos na blogosfera), concordávamos com ele em gênero, número e grau, tanto que sempre procuramos dotar nossas postagens da maior dose de conteúdo possível. Mas agora, um pouco mais experientes (ainda que muito tenhamos que aprender), continuamos achando que ele está correto em seu ponto de vista, mas só até a página 23. Não mais que isso!

Conhecemos alguns blogs extremamente simples (não vamos citar nomes porque seus donos podem não interpretar corretamente a nossa opinião), onde a língua portuguesa se mistura à lingua “coloquial, cotidiana e falada” referida pelo Marcos Lemos, que nem por isso deixam de ser interessantes ou sem conteúdo. Visitamos alguns deles com relativa assiduidade, exatamente pela simplicidade de suas postagens, e mais que isso, pela garra, honestidade e sentimento de que são impregnadas as suas mensagens.

Aliás, sem querer entrar em qualquer discussão política, se a língua "formal" e "normativa”, fosse tão importante no Brasil de hoje, Luiz Inacio Lula da Silva não teria sido eleito e reeleito para a presidência da República, nem teria conseguido se fazer substituir por Dilma Rousseff. O grande trunfo dele, Lula, ninguém pode negar, sempre foram a informalidade, a simplicidade e a construção popular de seus discursos. Quem optou pela linguagem normativa foi atropelado por ele e sua equipe publicitária. Ou não?

É verdade que quem escreve, precisa fazê-lo da forma mais correta possível, mas não menos verdadeiro é, também, que mais da metade da população brasileira fala a língua simples que o Marcos chama de “coloquial” e “cotidiana”. Nessa fatia da população, ninguém se iluda, há milhares de blogueiros e frequentadores de blogs. Não seria interessante falar também no idioma deles, principalmente em se considerando a vastidão do país e os diversos costumes e expressões de cada uma de suas regiões?

Chacrinha, Silvio Santos e Faustão, não necessariamente nessa ordem, nunca ligaram muito para a língua portuguesa, e sempre foram considerados fenômenos, verdadeiros ícones no campo da comunicação popular.

Na internet mesmo, em alguns dos agregadores de blogs mais famosos, e o diHITT é um deles, bastam meia dúzia de palavras, em qualquer das línguas a que nos referimos, para se chegar ao sucesso, desde que elas venham acompanhadas de uma calipígia ou um siliconado par de peitos. Onde ficam o conteúdo e a língua portuguesa formal?

Na nossa opinião, um dos problemas de qualidade da blogosfera não está apenas no conteúdo ou idioma utilizado nos blogs, mas no critério de valoração dado às postagens pelos agregadores, veículos hoje indispensáveis à sua divulgação.

Via de regra, um blog torna-se top de linha pela quantidade de acessos que recebe, o que nem sempre é medido pelo seu conteúdo, mas pela disponibilidade de tempo e quantidade de “amigos” de seu dono. Trocando em miúdos: quanto mais blogs ele visita e comenta, mais vezes o seu blog é visitado e recebe comentários, independentemente da qualidade do texto escrito. É uma troca de favores: eu visito e comento o seu post, você visita e comenta o meu post. Salvo erro de interpretação, a maior falta de conteúdo está exatamente no critério de valores estabelecido pelos agregadores no momento da avaliação da postagem. E isso não acontece apenas com os blogs!

Sou cadastrado no Olhares, conhecido portal de divulgação de imagens. Lá também, independentemente da qualidade da foto, o que conta é a troca de gentilezas: se “João” comenta a fotografia de “Maria”, Maria comenta a fotografia de “João” e ela pode chegar à galeria popular específica! E o pior de tudo é que lá o serviço é pago!

Não temos a menor idéia de como esse critério pode vir a ser modificado, se é que isso é possível, até porque de tecnologia nada sabemos, mas deve haver uma forma mais justa e equilibrada de se dar a César o que é de César, não é verdade?

Esperamos que os leitores, mas principalmente os blogueiros que acompanham o Dando Pitacos, entendam que o objetivo dessa postagem não é a crítica ao trabalho de ninguém, já que a net é aberta a todas as idéias e formas de expressão, mas a busca por uma melhor avaliação da obra de cada um, o que acabará beneficiando a todos e valorizando a própria rede.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

24 comentários:

  1. Sempre quero escrever bem e procuro me orientar com quem escreve bem. Por exemplo, gostaria de uma opinião sobre o tema do momento.
    Se a mulher vai ao médico, ela é CLIENTE e não CLIENTA; se ela for para o hospital, ela é PACIENTE e não PACIENTA.

    Por qual razão Dilma só quer ser chamada de PRESIDENTA e não PRESIDENTE?

    Me poupem. Mesmo contra minha vontade, ela é a PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Airton!

    Concordo com você: os quartéis, por exemplo, não têm "sargentas", mas "sargentos". Nem "tenentas", mas "tenentes". No meu escritório não há "clientas", mas "clientes", e com certeza, um hospital não tem "pacientas", mas "pacientes", diga-se de passagem, terrivelmente mal atendidos!

    Também contra a minha vontade, Dilma Rousseff é "presidente" e não "presidenta" do Brasil!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Carlos,
    concordo com você! também acho esse critério meio estranho, eu por exemplo nem sempre tenho tempo ou vontade de comentar; as vezes acontece da gente não ter vontade de tecer comentarios, somos humanos sugeitos a variação de humor!!
    Apesar de primar pela boa escrita e procurar minizar ao máximo os erros de portugues (tenho leitores na Russia, em Israel, na Hungria, na Inglaterra)para evitar distorções na tradução dos textos...
    Percebi que como não ando comentando, as pessoas também não andam nem lendo o que escrevo, é não é falta de conteúdo, é a chamada troca de visitas; acho isso desconfortante, pois acaba obrigando a pessoa a dispor de um tempo que as vezes não tem.
    Existem muitas regras e sinceramente se fosse seguir a todas, meu blog não teria mais o mesmo fundamento de quando criei; já recebi proposta de mudar o que escrevo (poesias) para algo mais comercial, relacionamentos e seus problemas(por exemplo); ja me disseram que meu blog é muito simples e que precisava de um template mais moderno e dinamico - rsrsrs...bem eu gosto dele assim! e sou conservadora, gosto das coisassimples que se preservam, não tenho vontade de ficar mudando meu blog para agradar a meia duzia! tenho um blog para meu próprio deleite!
    Quem sabe um dia a gente consiga mudar esta visão deturpada que foi criada, de que para crescer um blog é necessário muitos comentários e trocar favores.
    Posso pensar errado, mas as vezes fico muito mais feliz quando abro meu contador e vejo que tive 50 visitas que ficaram em media de 2 a 3 minutos na pagina e fizeram rolagem da mesma (ou seja leram realmente o que escrevi), do que ter 20 comentarios e só 5ou 6 passaram pelo blog!.

    KKKKK,,, quanto a "presidente" ufa!!! ainda bem que alguém concorda comigo!!!!! é a "presidente" e não presidenta!

    Parabéns pelo post e por expor algumas idéias erroneas que andam circulando.

    bjus!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz por você ter entendido o meu ponto de vista, Kassya!

    As sugestões realmente são muitas. Algumas úteis e necessárias, outras totalmente dispensáveis, até porque se você levar tudo para o blog ele vira uma colcha de retalhos e acaba desfigurado, sem falar na navegação, que fica impraticável.

    Mas o pior de tudo é perceber que o que conta não é a qualidade do que se escreve, mas a disponibilidade para trocar visitas e comentários. É desestimulante, acredite!

    Acho que errei quando confiei no bom-senso e análise séria da maioria dos que passam pelo Dando Pitacos.

    Enfrentar um sistema é muito difícil, Kassya, e o exemplo está nas conseqüências desse texto: tenho 2.059 amigos no diHITT e até agora, mais de 7 horas depois da postagem, só recebi 12 votos!

    Mas isso é parte do script e um bom desafio para o ano que se inicia!

    Obrigado, mais uma vez, pela força!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. É...o que dizer depois de ler o que vc escreveu aí?Ta td muito explicadinho e vou usar meu português da net....rsrs
    Mas tenho algo a dizer sim.Talvez seja "cacaca",mas aí vai.Enchi o saco desse lance de comunidades em que vc entra e ficam te cobrando comentários,e seguidores se vc comentar e seguir tbm.So sigo,e so comento o que eu REALMENTE leio, entendo,me faz pensar,e gosto.E ponto!O Dihitt pra mim foi uma decepção,e me desculpem quem vive por lá.Vc chega e de cara é crivado de amigos e comentários e colocam tuas postagens como popular nas votações,e te seguem e blablabla,pra terem o mesmo tratamento,como vc disse ai,uma troca de favores...Eu sai de lá,to seguindo uma galera que nunca mais vi o rastro deles no meu blog.E passo por quase tds eles,leio e comento principalmente quando me toca.Blog pra mim é outra coisa.E vou falar sobre isso mas no "meu blog"...rsrs.Por hora o que quero dizer,é que o teu blog,Carlos,é um dos que eu mais gosto na blogosfera,pq vc é um cara sério,escreve bem,e o principal,vc toca a gente no fundo.Me faz pensar,me faz rir,e me faz chorar.Acho que é essa a intenção de se ter um blog,pensar,rir,chorar,emocionar.
    Espero que eu tenha sido clara com meu portuguesinho chinfrin...rsrs
    Beijão,sou tua fã!

    ResponderExcluir
  6. Carlos, um blog pode ter um conteúdo excelente, falar sobre assuntos especificos, ser desafiadores, serem polêmicos ....bem, mas nem mesmo assim será "popular" .... o equilibrio é um ponto fundamental, e nem todos conseguimos ...respondendo a sua pergunta ... Não! Rsrsr

    ResponderExcluir
  7. Emiliana:

    Primeiramente, agradeço os elogios que você faz a mim e ao meu trabalho. Não sei se mereço tanta coisa bonita, mas a seriedade, como você disse, é algo que procuro observar em tudo que faço, principalmente aqui, onde ficamos mais expostos e podemos servir de exemplo.

    Sobre o seu comentário, há pouco que falar, já que você disse tudo. Eu também só leio e comento o que gosto, o que me atrai porque é relevante, engraçado ou me passa emoção.

    Quando eu disse que "conhecemos alguns blogs extremamente simples...", "onde a língua portuguesa se mistura à lingua “coloquial, cotidiana e falada”, você pode não acreditar, mas pensei exatamente no seu blog.

    Nem por isso ele deixa de ter conteúdo. Muito pelo contrário! A simplicidade, a garra, a honestidade e o sentimento de que você se utiliza quando escreve é que me atraem, e me fazem, inclusive, recomendar a leitura dele no meu blog.

    Os blogs não são privilégio de intelectuais. Pessoas simples, mortais comuns, de linguagem menos sofisticada, também circulam pela net, onde criam criam sua forma de comunicação. Acho que elas devem ser respeitadas pelo que são, pensam e gostam, como qualquer ser humano. Nada mais que isso!

    Obrigado pelo seu apoio, mais uma vez! E não esqueça: eu também sou seu fã!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o seu ponto de vista e a forma com que se expressa. Eu dou muito valor a mescla de "palavriados". Adoro textos simples, acredito que o alcance à elas é maior. Acredito também que há uma sinceridade maior naquilo que se escrece, quando colocadas as palavras exatas que vem na cabeça.

    Conheci o blog no Histórias de Emília
    (http://historiasdeemilia.blogspot.com/), e me deliciei por aqui. Sou viviada em leituras.

    http://agarotapsicose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Amigo Joselito!

    O equilíbrio a que você se refere é difícil de ser alcançado. Poucos conseguem!

    E é exatamente em nome desse equilíbrio que eu acho que a linguagem dos blogs não pode ser formalista demais. É justamente em razão desse equilíbrio que defendo o que poderíamos chamar de uma "democracia lingüística". A blogosfera não pertence aos intelectuais, não é verdade?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo Roberto, que artigo relevante, oportuno,acho que um bom conteúdo sempre traz de volta os leitores,nem sempre quem acompanha os blogs posta comentários,mas voltam para ler novos post.percebo isso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza, Fatima!

    O conteúdo é importante, e é exatamente por isso que acho que ele não pode ser limitado a um tipo de leitor. Se os blogs utilizarem apenas uma linguagem mais sofisticada, ela não será compreendida por muitos. É aí que entra a linguagem popular: ela coloca todos em igualdade de condições.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo comentário, Monih!

    Fico feliz que você tenha chegado até aqui através do blog da Emília. Ela é uma pessoa especial!

    A net é um dos poucos lugares onde a democracia realmente existe. Por isso é importante que nos comuniquemos de todas as formas. A mesclagem de idiomas une todas as pessoas, de todas as idades e classes.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  13. Acho que a forma como escrevo é "sem frescura". Tento usar o que sei de 'correto', quando fico na dúvida procuro, mas acho que não me ligo muito nisso; essa coisa de usar palavras difíceis e blábláblá (tem gente que força nisso). Na minha opinião, tem que ficar natural. Só isso ^^
    E é super verdade isso de "comenta no meu, que eu comento no teu"; isso me lembra muito os fotologs! haha

    :D

    ResponderExcluir
  14. É isso aí, (La)ize!

    Cada um tem sua maneira de existir e ser. É claro que você não vai criar um blog pra ser rejeitado por todos, mas o seu jeito é seu, não pode ser ditado por ninguém.

    Quanto mais natural, melhor, porque mais autêntico!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  15. Oi Carlos,

    Concordo com seu texto. Me dei umas férias do Zona de Equilíbrio por uns 15 dias. Apesar de ter trabalho com bastante afinco no mês de dezembro tive uma queda nos acessos. É muito complicado ter conteúdo.
    Apesar de algumas decepções quando olho para o portal que construo aos poucos no meu blog acho que vale a pena.
    Blog é isso mesmo, uma salada que não conseguimos entender completamente, mas sempre pensamos que somos lidos e que influenciamos as pessoas. Os maiores influenciados pelos nossos textos somos nós mesmos que escrevemos. E a cada texto que escrevemos nos tornamos uma pessoa mais evoluída.
    Dessa forma ao longo do tempo nos transformamos em pessoas com conteúdo e com certeza você é uma dessas pessoas.
    Eu não frequento muitos blogues, mas o seu eu faço questão de visitar.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  16. Apoena:

    Fiz uma experiência: praticamente não comentei postagens no mês de dezembro. Caí da 22ª para 49ª posição no diHITT. Isso comprova a minha tese. Nada contra o portal, que me recebeu muito bem e onde fiz grandes amigos. A falha está no sistema, e foi isso que eu quis mostrar.

    Só tenho a agradecer à equipe do diHITT pelo impulso que o Dando Pitacos teve até aqui, mas o critério de avaliação deveria ser modificado.

    Concordo com você: de repente não escrevemos para os outros, mas pra nós mesmos, e isso nos faz evoluir, com certeza!

    Fico honrado com a sua presença no meu blog, pois ela prova que gerações distintas podem conviver de forma produtiva.

    E detalhe: o post acaba de ser aprovado na Colmeia. Ele será publicado no 07/01. É o primeiro texto, depois de quase 2 anos!!!

    Um grande e forte abraço...

    ResponderExcluir
  17. Oi Roberto,

    Cá estou fazendo minha visitinha costumeira ao teu excelente blog e me deparei com este texto. Adorei sua abordagem deste tema! E acho que tenho o que dizer sobre este assunto.

    Concordo com você na questão da linguagem. Eu mesma optei pela informalidade na escrita porque não tenho a menor intenção de restringir leitores. Escrevo para mim e para as pessoas. Quero passar mensagens postivas, alegres, reflexivas, sei lá, e principalmente quero ser entendida sem dificuldades.

    Acho que escrevo de forma razoável mais porque sempre gostei de ler e isso acaba sendo uma consequência, do que por qualquer outro motivo. E ainda assim tenho consciência de que muitas vezes maltrato a nossa Língua Potuguesa sem nem notar.

    Acho sempre difíceis essas discussões sobre qualidade. A diversidade de gostos e preferências das pessoas é imensa e a internet é apenas um reflexo disso, com o agravante de que a gente nota que as pessoas tendem a navegar de uma forma bastante acelerada, entre um compromisso "real" e outro. E o que pode ser muito interessante para mim, pode ser completamente chato para o outro...

    Penso que a Internet pede uma comunicação dinâmica, objetiva e acessível. Pelo menos é o que tenho observado nestes meus dois anos por estas paragens.

    Quanto aos agregadores vou discordar um pouquinho. Tenho avaliado essa questão e cheguei a seguinte conclusão: alguns deles tem vocação de rede social e consequentemente giram em torno tanto das amizades e da busca de popularidade, como das postagens. Mas que ainda assim trazem visibilidade para nossos textos, trazem mesmo, além de comentários muito interessantes.

    O "só visito se você visitar, só sigo se você seguir e só comento se você comentar" penso que ocorrem devido a esse contexto específico.

    Mas acho que a vida real não é muito diferente disso. As pessoas se unem, seja por afinidade ou por interesse e se apoiam mutuamente. Quando a gente se afasta, o joio se separa do trigo e fica apenas o que era verdadeiro, ou seja, no caso dos blogs, só aparecem aqueles que realmente gostam do que a gente escreve.

    Quanto aos agregadores que simplesmente publicam links, a minha experiência me ensinou que também são ótimas fontes de visita. Tenho tido uma razoável aceitação das minhas postagens depois que passei a caprichar mais nos Títulos e Imagens(mas não, nunca usei nenhuma nem parecida com essas dos seus exemplos...rs). São estes dois ítens que atraem os cliques dos leitores.

    Aprendi que eles tem um público específico, podem até priorizar postagens digamos assim, mais "divertidas", mas isso não impede que posts que informam, comovem ou fazem refletir sejam publicados. Mas como você pôde ver, a persistência é uma virtude...rs.

    Ai, ai, fiz um post aqui. Mil perdões. Quando me empolgo num comentário de um texto que adorei e que me dá o que pensar, dá nisso, uma tragédia!!!...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Minha querida Denize!

    Eu também adoro visitar e curtir os blogs de conteúdo, digamos, mais light, mais divertidos, de bobagens mesmo. Ninguém é de ferro, e dar uma arejada de vez em quando faz parte da vida. Logo, não tenho nada contra essa turma que sempre nos diverte. Pelo contrário, admiro a criatividade de todos eles.

    Só acho, como já disse várias vezes, que o critério de avaliação deveria ser modificado. Os blogs poderiam ser avaliados, por exemplo, por categoria, o que tornaria mais equilibrada a disputa, que existe, não vamos fugir disso, em razão do ranking adotado no portal.

    Quando me dedico a discutir, o que já fiz várias vezes no Dando Pitacos, a violência contra a mulher, não tenho chance de competir com as fotos de maravilhosas mulheres nuas, ou vídeos de pornografia. A competição é extremamente desigual. Esse é um dos pontos!

    O outro, sei que ninguém gosta de tocar nele, é a troca de gentilezas. Não é justo que um texto de qualidade, e eles são postados aos montes todos os dias no diHITT (só não vou citar autores para não cometer injustiças), seja posto em segundo plano pelo "voto amigo", o voto sem compromisso com a qualidade do trabalho desenvolvido pelo blogueiro. Isso desestimula e só deixa duas opções: sair do diHITT ou aderir ao "sistema". Todos perdem com isso: o diHITT, seus usuários e a própria internet, que vê crescer o besteirol que há tantos anos a alimenta.

    Mas acho que estamos no caminho certo: a discussão honesta e civilizada. Gente como você só agrega qualidade a qualquer tema.

    Agradeço sua participação, mais uma vez!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  19. Eu até tentei me inscrever neste diHITT (novato assumido no mundo dos blogs) e não segui adiante até porque achei aquilo muito louco véio, meio pretensioso. Meu blog é, como eu disse na primeira postagem, um blog ordinário e não tenho pretensão nenhuma de atingir 500, 1000 seguidores como alguns blogs que naveguei por aí e tinha postagens com 3 ou 0 comentários. De que vale tantos "seguidores"? Prefiro ficar com meu blog pequeno, do jeito que está mas com gente muito gente boa que comenta lá e, mesmo tendo menos de 30 seguidores, tem mais comentários do que muitos blogs popstars por aí. Vai entender... Eu nem inscrevi meu blog nestas comunidades de orkut, eu dei uma olhada e vi que as pessoas seguem e comentam uma vez na vida no blog da outra por obrigação (isso quando fazem!) que o tópico manda. Coisa sem graça. Se alguém se atrair pelo meu blog pelo que é, tá beleza, mas só pra me sugar como seguidor pra ganhar "status", eu tô fora.
    Te achei no blog da Emiliana.

    ResponderExcluir
  20. É verdade, Nick!

    Eu também conheço blogs com zilhões de seguidores e nada de comentários, o que não significa que o blog não é visitado. Muita gente acessa, lê e não comenta, não é verdade?

    Legal que você seja amigo da Emiliana. Eu gostaria muito de conhece-la pessoalmente. Ela é uma pessoa especial!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  21. Gostei do seu artigo e concordo com vc, pois dependendo do nicho do seu site, o vocabulário mais popular pode atingir em cheio ao seu público. Não adianta querer escrever tudo certinho e não conseguir transmitir o que se propõe.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela sua participação, Denilson!

    Você tem razão: a linguagem é necessária, mas não se pode esquecer a comunicação alternativa. É isso que defendo: conteúdo com variedade de expressões. Afinal, a internet é muito grande e agrega pessoas de vários segmentos sociais, regiões e Estados. Nem todos usam o mesmo "idioma", não é verdade?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  23. "Na nossa opinião, um dos problemas de qualidade da blogosfera não está apenas no conteúdo ou idioma utilizado nos blogs, mas no critério de valoração dado às postagens pelos agregadores, veículos hoje indispensáveis à sua divulgação."

    Concordo com vocês principalmente nesse caso. Inclusive hj estava olhando um agregador ( que nao vou citar qual) mas acho que pelo menos uns 30% dos links de hj são peitos e bundas.. não que eu nao goste, mas encontrar isso na internet é muito fácil. basta digitar no google.bunda. peito.. mulher.. aparece um monte. MAs encontrar um conteudo de qualidade mesmo, algo realmente interessante é dificil e eu acredito que o papel dos agregadores seria filtar oq tem de bom e diferente (não necessariamnete único) e colocar la. oq se encontra nesses tipos de sites sao sempre as mesmas coisas. piadas ultrapassadas, montagens mal feitas, bundas. bundas bundas peitos peitos peitos.
    Particularmente eu me sinto fracassado qd vejo que um post meu de um pouco mais de qualidade nao aparecer em um agregador e uma piada antiga ou uma foto de um monte de mulheres de bikine aparecer sempre. Sinceramente a maior causa para abandono de blogs são os agregadores que só dão chance a modinhas e esquecem quem realmente quer fazer algo bom.. de qualidade.

    ResponderExcluir
  24. Concordo com tudo o que você disse, Luciano!

    E vou mais adiante: você tocou num ponto muito interessante, que nos passou desapercebido quando da postagem.

    Um dia desses estava eu dando uma reorganizada no visual do Dando Pitacos, e quando entrei no "Não deixe de ler", espaço onde recomendo alguns blogs, fiquei decepcionado por perceber que grande parte deles está praticamente abandonado por seus criadores. Com certeza, são bloqueiros que como você, cansaram-se de de ver a qualidade do seu trabalho ser superada por "bundas", "peitos" e "piadas" idiotas. Isso desanima!

    Mas acho que a discussão valeu a pena. Apesar do nariz torcido de alguns, blogueiros sérios como você e todos os outros que aqui vieram comentar, entenderam a mensagem: um blog de conteúdo só vai valorizar seu criador e a própria blogosfera!

    Aliás, por incrível que pareça, esse foi o primeiro texto que conseguimos aprovar na Colméia!

    Muito obrigado pela sua participação!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!