16 janeiro 2011

Pedreiro perde a família e vira voluntário em Nova Friburgo

Sempre atenta e sensível, uma de suas maiores virtudes, aos acontecimentos importantes do nosso cotidiano, a amiga AnaKris manda mais essa notícia. É outro capítulo na verdadeira via-crucis enfrentada pela população de algumas das cidades serranas do Rio de Janeiro – RJ, principalmente Nova Friburgo.

A notícia foi veiculada no Jornal Nacional (15/01). Como em todas as tragédias ambientais que até hoje se abateram sobre nós, ocasionadas pela omissão, negligência e imprudência dos administradores políticos, é do meio da população que surgem as reações, os voluntários dispostos a ajudar a quem precisa. Não está sendo diferente desta vez!

Foi em Nova Friburgo que o repórter Tiago Eltz, da Rede Globo, conheceu o pedreiro Leandro Machado, que tem sido uma ajuda preciosa para os resgates, já que conhece como ninguém o interior do município. Quando chega um pedido de ajuda, é ele quem indica no mapa o local onde o helicóptero tem que ir. E, muitas vezes, ele mesmo vai na aeronave para ajudar os pilotos.

- Foi um dos primeiros que apareceu aqui para dar as indicações dos locais sem acesso. Foi um cara bastante fundamental pra gente. Está aqui com a gente o tempo todo - destacou o tenente-coronel Sérgio Sardinha.

Mesmo sendo tão útil, ele seria apenas mais um voluntário, se não fosse o drama que está vivendo. Leandro também foi duramente atingido pela tragédia: perdeu a mulher, a mãe e o filho, de apenas 2 anos, nos deslizamentos em Friburgo.

Ontem, sábado (15/01), ele guiou o helicóptero mais uma vez, só que agora para o local onde morava, uma área destruída pela enxurrada. Leandro não estava no local, no dia dos deslizamentos. Não imaginou que a casa, cercada de mata nativa, pudesse ser atingida. Ele acabou em meio à enchente e decidiu, imediatamente, ajudar os outros. E foi trabalhando como voluntário, em uma área próxima à casa dele, que veio a notícia das mortes dos familiares. Mesmo atordoado, tomou a decisão que impressionou até os bombeiros: sem ter como ajudar a própria família, ele decidiu continuar ajudando os outros!

- A minha família está lá em cima. Deus os colocou num bom lugar. E eu vejo que há várias pessoas que eu acho que, se eu tivesse chegado a tempo, eu poderia ter salvado - contou o pedreiro.

Somente neste sábado, ele conseguiu resgatar e enterrar os corpos da mulher e do filho. E foi aí, vasculhando o que sobrou da casa, que o homem que tem ajudado tanto a aliviar a dor dos outros, chorou pela primeira vez.

Leandro não tem onde morar. Está vivendo com a ajuda dos bombeiros. Mas quando o repórter pergunta o que ele precisa, o que pensa para os próximos dias, o pedreiro, de corpo franzino, de fala simples, mostra toda a grandiosidade capaz de, em desgraças como essas, erguer homens e até cidades.

- Vamos ser humildes, amigos um dos outros, solidários, porque a população de Nova Friburgo está precisando, nesse momento” - afirmou Leandro, que é cumprimentado e abraçado pelo emocionado repórter.

Acompanhe a reportagem:




Fonte: G1

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. olá grande Carlos
    eu uma entrevista com ele na tv
    q me emocionou muito mas muito mesmo
    mesmo diante de tanto dor
    ele deixou seu sentimento de solidariedade de compaixão falar mais forte
    e ao invez de brigar com Deus
    estendeu sua mão

    apaixonante o ato deste guri


    bjim meu rico

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Guria!

    Nem todo ser humano é capaz disso, principalmente numa hora de dor. Ele é um cara especial, que inclusive deveria ser ajudado, já que sequer tem onde morar. Os políticos, quando querem, encaixam qualquer um, em qualquer lugar. Pena que isso só funcione com os apadrinhados, não é verdade?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. São pessoas como ele, que nos fazem acreditar que o ser humano ainda tem futuro. E que as coisas podem melhorar!

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Kassya!

    É preciso acreditar, SEMPRE, "que o ser humano ainda tem futuro", até mesmo o que comete erros!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. A grandeza desse homem é impressionante, pois ele teve um auto controle sobre a situação em que chegou em sua própria vida, e reagiu de uma forma muito diferenciada, onde o desespero ou até mesmo vontade de morrer poderia ter mais ênfase do que o de ajudar as outras pessoas que tiveram a mesma situação, e se tornou uma peça chave muito importante na condução do corpo de bombeiros mostrando toda área onde havia pessoas isoladas.

    Parabéns! Leandro Machado, Deus te console!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, Ediléia!

    O Leandro, além de simples e humilde, é um exemplo de solidariedade para todos nós, principalmente se considerarmos que ele também é uma vítima da tragédia, já que perdeu toda a família nos deslizamentos.

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!