25 fevereiro 2011

Creedence Clearwater Revival

A garotada de hoje não conhece John Fogerty, mas eu fui um dos milhares de fãs que vibraram com o Creedence Clearwater Revival, banda da qual ele foi compositor, vocalista e guitarrista, isso em 1968, há 43 anos atrás. Eu era bem jovem, e por isso mesmo pude curtir uma das melhores bandas de rock de todos os tempos. Na foto aí ao lado, você pode ver a capa do álbum Pendulum, na minha opinião o maior sucesso do grupo.

A banda nasceu Creedence Golliwogs, criada por Fogerty e o irmão, Tom, no final dos anos 50. Mas foi em 1968, já como Creedence Clearwater Revival, que o grupo chegou às paradas de sucesso  do mundo inteiro com as canções I put a spell on you e Suzie Q.


A formação original da banda durou até 1972, tempo suficiente para o Creedence conquistar 9 discos de ouro e 7 de platina, entre singles e álbuns, sempre tendo Fogerty como seu principal compositor. Canções como Fortunate son, Proud Mary, Bad moon rising, Green river, Who'll stop the rain, Have you ever seen the rain?, Born on the bayou e Run through the jungle tornaram o grupo mundialmente conhecido e embalaram as noites musicais de milhares de jovens pelo mundo, inclusive na voz de dezenas de outros astros e estrelas do pop rock.

A partir de 1972, Fogerty se lançou numa irregular carreira solo, mas chegou a gravar cerca de 10 discos, emplacando sucessos como o álbum Centerfield, de 1985, que traz a canção The old man down the road.

O Creedence Clearwater Revival fará uma série de apresentações no Brasil em maio, conforme publicado no site oficial de Fogerty na última quarta-feira (23/02). Os shows, que fazem parte da primeira turnê sul-americana do cantor, acontecem no Rio (Citibank Hall, dia 6), Jaguariúna (Jaguariúna Rodeo Festival, dia 7), Belo Horizonte (Chevrolet Hall, dia 8) e São Paulo (Credicard Hall, dias 10 e 11).

Apenas pra relembrar, selecionei dois vídeos do grupo. O primeiro, que tem quase 3 milhões e meio de acessos no You Tube, só traz a foto da banda. Não consegui encontrar um vídeo gravado ao vivo em boas condições de postagem. O outro mostra uma apresentação no Live at the Wiltern Theatre – Los Angeles, em setembro de 2005. Em ambos eles interpretam Have You Ever Seen The Rain? (Você já viu a chuva?), uma de minhas canções preferidas em todos os tempos.








Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Meu hey, cada vez eu fico aprecio mais seu blog. É bom saber que não sou o único a curtir a música dos grandes anos 60/70 aliás, música eterna.

    Vlw

    ResponderExcluir
  2. Você disse tudo: "música eterna"! Aliás, as canções de John Fogerty, além do sucesso com o Creedence, foram imortalizadas por astros e estrelas do pop rock mundial.

    E outra coisa: se você ligar seu som em qualquer FM vai ouvir algumas canções contemporâneas, mas os maiores sucessos são os das décadas de 60/70, e até de 80.

    Você não é o único a curtir essas maravilhas eternas!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!