14 fevereiro 2011

Ronaldo Fenômeno abandona o futebol

“São as dores no corpo. A cabeça até quer continuar, mas o corpo não aguenta mais". Essa é uma das explicações dadas por Ronaldo Luis Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno, para abandonar de vez o futebol. Essa segunda-feira (14/02) será o último dia da carreira vitoriosa de um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, que disputou quatro Copas do Mundo e ganhou duas, foi eleito o melhor do planeta por três vezes e tem o nome escrito no livro dos recordes como o maior goleador de todas as Copas.

Um outro motivo, certamente, foi a decepção pela eliminação do Corinthians na Taça Libertadores da América, o que era a sua grande motivação para a última temporada, já que esse é o único título que falta na galeria corintiana. No dia 2 de fevereiro último, o que pode acontecer a qualquer grande clube de futebol, o Corinthians foi eliminado pelo Deportivo Tolima, que o venceu por 2 x 0 em jogo realizado na cidade colombiana de Ibagué.

No retorno ao Brasil, todo o elenco e comissão técnica do clube sofreram com um violento protesto de parte da torcida, que eu prefiro chamar de marginais, que se agruparam à porta do Centro de Treinamento do clube e passaram a xingar os jogadores, atirar pedras no ônibus e até para depredar carros de funcionários, numa deprimente demonstração de baixaria e violência, própria, aliás, de um país onde a impunidade é a regra.

Ronaldo, como maior liderança da equipe, foi um dos mais visados. Faixas pediam a sua saída e os muros do Parque São Jorge foram pichados com frases de ordem contra o atacante. Pelo Twitter, ele respondeu chamando os manifestantes de “vândalos”. Ele chegou a pensar em parar de jogar, mas resolveu continuar.

- Cogitei (parar), falei com a minha família e com alguns amigos e tomei a decisão de continuar porque é um momento difícil, mas tenho certeza que vamos dar a volta por cima mais uma vez para reverter esse quadro triste que estamos vivendo. Vou continuar e cumprir meu contrato dignamente e honrar a camisa do Corinthians até o final do ano – disse ele na ocasião.

Mas Ronaldo mudou de ideia. Roberto Carlos, seu amigo pessoal, também deixou o Corinthians, transferindo-se para o Anzhi Makhachkala, da Rússia. O lateral conseguiu um contrato de R$ 22 milhões por duas temporadas. Mas além do dinheiro, Roberto usou como argumento a pressão que vinha sofrendo de torcedores. Segundo ele, alguns corintianos chegaram a perseguir seu carro e o ameaçá-lo.

Pra completar, na última semana Ronaldo sentiu uma fisgada muscular durante um treinamento. Com 34 anos de idade, ele sabe que não tem mais o poder de recuperação que o fizeram protagonizar diversos casos de superação, principalmente nas quatro vezes que precisou ser submetido a cirurgias.

A coletiva desta segunda-feira servirá para Ronaldo se despedir dos corintianos e dos brasileiros, mas também para esclarecer alguns pontos. Como muitos contratos publicitários do clube estão atrelados a ele, é possível que siga, de alguma forma, ligado ao Timão.

É o fim de uma brilhante carreira, com alguns tropeços, é bem verdade, como sempre acontece na história esportiva dos grandes ídolos, o que não apaga o brilho das conquistas e dos grandes momentos de glória. Obrigado por todas as alegrias que você nos deu. Siga em paz, Ronaldo... 

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

  1. Olá Roberto!
    Eu também acredito que o Ronaldo pode (e deve) sair com a cabeça erguida, orgulhoso pelas conquistas que fez e pelas alegrias que deu a tantos brasileiros!
    Infelizmente, para muitos, os momentos de glória são apagados facilmente... Querem apenas as vitórias e não aceitam as derrotas como chances de avaliação e aprimoramento!
    Acho que a decisão do Ronaldo já vem tarde! Mas, o fato dele querer honrar a camisa e ao time, o torna ainda mais admirável!
    Também desejo muita sorte, sucesso e paz em família para ele!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Jackie!

    Tudo na vida tem começo e fim. Ronaldinho teve a sua fase e durante ela fez a alegria dos torcedores de todos os clubes que defendeu, inclusive a seleção brasileira, onde nem tudo deu certo, o que é natural.

    A hora de para chegou e ele precisa encarar esse fato. Não foram justas as agressões que ele sofreu por parte da torcida do Corinthians. Por tudo o que fez pelo futebol brasileiro, ele merece o nosso respeito.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Alô Roberto! Concordo com a Jackie Freitas em sua opinião. E acrescento que o que me deixa chateado nisto tudo é a eterna postura equivocada e ignorante por parte do brasileiro torcedor, quando são tomadas atitudes ridicularmente violentas contra um profissional que está fazendo o ser trabalho como todo profissional o faz. Além de frisar a famosa memória fraca do brasileiro, que é pródigo em esquecer as coisas boas que são feitas. O jogador Ronaldo já fez a sua parte, quem presenciou aquela época sabe da importancia dele para o futebol brasileiro. Agora, o cansaço chegou, é hora de descansar, e ser respeitado por tudo que fez. Melhor seria que os vândalos que atacaram as dependencias do time e ameaçaram o jagador, usassem essa bravura para defender os direitos usurpados pelo nosso governo que mantem estes mesmos bravos torcedores sem saúde e educação. Mas aí não existe valentia que resista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Gramophone!

    Agredir o Ronaldinho é bem mais fácil que defender direitos em Brasília. Esse é o grande pecado do brasileiro: ele se mobiliza por nada, agride, mata e morre sem motivos, mas contra os corruptos, os que tiram o pão da boca dos seus filhos, ele não faz nada. Falta vergonha!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Fernanda!

    Já me cadastrei no Plik. Já postei algumas matérias!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  6. Muito legal !

    Quer desmembrar todo um jogo de futebol para impressionar seus amigos ??

    Moringa Tático !

    http://moringatatico.blogspot.com/

    comentar não faz a mão cair.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!