24 outubro 2010

O Menino Maluquinho faz 30 anos

O personagem O Menino Maluquinho, do livro infanto-juvenil criado em 1980 pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga Ziraldo, faz 30 anos hoje, 24 de outubro de 2010. O livro conta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, um verdadeiro "maluquinho", através de cartuns que descrevem liricamente o sabor da infância. Aliás, criador, Ziraldo, e criatura, Maluquinho, fazem aniversário no mesmo dia!

O livro se tornou um sucesso, tendo vendido, até dezembro de 2006, mais de dois milhões e meio de exemplares, tornando-se conhecido por milhares de crianças e servindo de inspiração para uma peça de teatro, filmes e histórias em quadrinhos, além de uma série de TV que levou o mesmo nome. A obra chegou a ser utilizada como incentivo à leitura em algumas escolas.

Menino maluquinho - O filme, foi lançado em 1994, estrelado por Samuel Costa no papel-título, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo, Othon Bastos e Luiz Carlos Arutin. Foi produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Helvécio Ratton. A canção-tema foi composta e interpretada por Milton Nascimento. Participações de: Bocão, Nina, Lúcio, Junim, Shirley Valéria, Julieta, Carol e Tonico, entre outros.

Alguns trechos do filme foram filmados na rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, em volta de uma casa que é a residência do Menino Maluquinho durante o filme. Essa casa hoje funciona como uma loja de vestimentas (a Garimpo).

Menino maluquinho 2 - A aventura, continuação do primeiro longa, foi produzido em 1997, tendo novamente Samuel Costa como protagonista. Do elenco também participaram Stênio Garcia, Fernanda Guimarães e Antonio Pedro. O filme foi produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Fernando Meirelles e Fabrízia Pinto.

Menino maluquinho 3 - O que você está fazendo no meu sonho? Longa metragem em fase de pré-produção e captação. Direção de César Rodrigues e André Pinto, os mesmos da série para televisão (TVE-Brasil), traz uma nova geração de "maluquinhos".

Vale a pena recordar o tema de abertura na TVE:



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

11 comentários:

  1. meu porrinha era bebê e eu ouvi o ziraldo dizer que na decoração do quarto de uma criança não podia faltar livros. foi a idéia que faltava, pois, lá no lar livros é o que tinha de sobra.
    deu no que deu.
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Uma grande idéia: livros!

    Pena que nosso país isso ainda não tenha recebido das autoridades o valor merecido.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. a falta de leitura, pior, a falta do estímulo à leitura é a maior chaga na educação do brasileiro. beijo.
    o bolo vc pode fazer no final de semana. vem feriadão por aí, e um domingo de eleição que vai precisar de muito doce pra se tornar suportável.

    ResponderExcluir
  4. Com toda a certeza minha amiga!

    O hábito de ler abre caminhos, corações e mentes!

    Quanto ao bolo, a idéia é ótima, principalmente se a vitória for de quem eu imagino. Haja doce pra compensar a tristeza...

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlos,
    Bela homenagem ao Maluquinho.
    Uma eterna referência para todas as gerações.
    Ah! Obrigada pelo comentário.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Beth!

    Concordo com você! O nosso "Menino Maluquinho" é uma referência para todas as gerações. Aliás, a divulgação da obra deveria ser recomenda até mesmo nas escolas. O modelo de narrativa criado por Ziraldo aguça a atenção e curiosidade da garotada, e isso, com certeza, ajudaria a espalhar o gosto pela leitura, o que é raro nos dias atuais, já que as nossas crianças se tornaram escravas do computador e da internet.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  7. Ai, C.Roberto...até me emocionei com este seu post... juro, mesmo! Eu amo o Menino Maluquinho e demais personagens do Ziraldo. Eu amo os livros do Ziraldo (e nunca digam que são livros para crianças-pois o leitor de Ziraldo não tem idade) O meu livro preferido dele é o Flicts! ....E eu acabo de ter uma idéia! Vou colocar o Flicts lá na Sala dos Amigos Escritores!!!! Um beijo , C. Roberto e parabéns pela homenagem!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você gostou, Neusa!

    Aliás, a minha postagem e o seu comentário provam que não somos radicais. Todo mundo sabe que o Ziraldo vota com o Lula, e daí? Não é por isso que vamos fechar os olhos ao seu talento. Estamos falando do gênio escritor, e aí ele merece todas as todas nossas homenagens e também a dos petistas, que à exceção da Beth, a quem muito respeito, aqui não o vieram reverenciar. Perderam uma boa oportunidade!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao Menino Maluqinho e a Ziraldo. Este é um personagem que sempre será amado por muitas gerações. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Guilherme!

    É isso aí! O que é bom tem vida duradoura.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela atenção, Absinto!

    Vou passar por lá, com certeza!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!