06 fevereiro 2011

Kubica sofre grave acidente e pode ter mão amputada

Robert Kubica, piloto polonês da Renault-Lotus, sofreu um grave acidente neste domingo durante uma prova do rali Ronde di Andora, realizado perto de Gênova, no norte da Itália. Kubica, que está em coma induzido, sofreu vários traumatismos e pode ter uma das mãos amputada.

- Todas as avaliações ainda não foram feitas. Uma amputação não é uma decisão que é feita tão rapidamente. Eu não confirmo e nem descarto - disse o médico Roberto Carrozzino à TV Sky, da Itália.

Segundo notícias veiculadas pela imprensa, Kubica, de 26 anos, pilotava um Skoda Fabia. O carro saiu da estrada em alta velocidade e bateu no muro de uma igreja. Ele acabou preso entre as ferragens e só foi resgatado 90 minutos depois do acidente. Apesar dos graves ferimentos, ele saiu do local consciente e não corre risco de morte. O piloto foi transferido de helicóptero para um hospital em Gênova com traumatismos múltiplos (perna, mão e braço), e pode, inclusive, ter uma das mãos amputadas. Seu co-piloto, James Gerber, saiu ileso do acidente.

- Certamente, é uma uma situação muito delicada, como são sempre as primeiras horas após um grande trauma, o qual poderia também causar uma grave hemorragia - afirmou Carrozzino.

Segundo um comunicado da Renault-Lotus, Kubica passou por exames médicos extensivos esta manhã, e eles diagnosticaram múltiplas fraturas em seu braço direito, perna e mão. Ele está passando por uma cirurgia no Hospital Santa Corona, em Pietra Ligure.




Robert Kubica e Vitaly Petrov são os dois pilotos da Renault-Lotus inscritos para a temporada 2011. O brasileiro Bruno Senna é o terceiro piloto da equipe e pode substituir o piloto polonês.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. coitado do moço, realmente senti muito o acontecido...
    abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto!
    São os riscos do gosto e da profissão, não é?
    Agora é desejarmos que as seqüelas sejam as menores possíveis.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Acho que todo mundo que acompanha a F1 sentiu a mesma coisa, Ana Lucia!

    Kubica é um grande piloto, e será uma pena se ele não puder voltar à competição.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Jackie!

    Quem pratica esse tipo de esporte está sujeito a acidentes dessa gravidade, infelizmente. Tomara, como você disse, que ele não fique com seqüelas graves, e se possível, volte a competir.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Roberto,
    este menino tem sorte, já é a terecira vez que sofre um acidente grave; uma pena se realmente tiver que amputar a mão; ele é um piloto promissor e acho que tem muita coisa ainda para conquistar na fórmula 1.

    bjus

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Kassya!

    Em 2004, ele se envolveu em um acidente de rua, que lhe causou uma séria lesão no braço. Ele teve que colocar 18 pinos de titânio no membro acidentado. Apesar da força do incidente, o piloto voltou rapidamente aos circuitos para vencer sua primeira corrida na F3 Européia.

    O outro foi na F1, em 2007. Na volta 27 do GP do Canadá de F1, Robert tocou na Toyota de Jarno Trulli e foi em direção ao muro interno do circuito de Montreal a mais de 300 km/h. O fortíssimo impacto destruiu a sua BMW Sauber, jogando o carro ao fim da reta, do outro lado da pista. Kubica ficou com os pés expostos, e parecia inconsciente, mas teve apenas uma entorse no tornozelo. Agora, o acidente no rali. É uma pena, porque ele é um grande piloto.

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!