28 maio 2012

Engenheiro se recusa a viajar em avião pilotado por uma mulher

Por mais que não se queira admitir, o preconceito contra a mulher ainda é grande no Brasil e em todo o mundo, principalmente quando ela exerce certo tipo de profissão.

Isso ficou flagrante no último dia 18, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando um passageiro fez um tremendo barraco ao descobrir que o voo 5348 da Trip em que ele seguiria para Palmas, onde mora, era pilotado por uma mulher, a piloto (ou seria pilota?) Betânia Porto Pinto, que tem quase 20 anos de profissão e mais de nove mil horas de navegação aérea.

Pela primeira vez na carreira ela se viu obrigada a ordenar que um passageiro fosse retirado de uma aeronave por ela comandada por agentes da Polícia Federal, medida de segurança prevista para ocasiões em que haja risco para os outros ocupantes da aeronave, segundo o regulamento da Agência Nacional da Aviação Civil - Anac.

- Ele afirmou que faria uma reclamação para companhia, para informar quando fosse uma mulher comandante, para ele ter a opção de não embarcar - revelou Betânia, explicando que a ordem para desembarque do passageiro deu-se por motivos de segurança.

- Se acontece qualquer coisa, uma rajada, se acontece uma turbulência, que ele se sinta desconfortável e entra em pânico, ele pode colocar um avião com 100 pessoas inteiro em pânico dentro da aeronave.

Na ocasião, ao saber que o avião seria pilotado por uma mulher, Jeferson Jaime Cassoli, este é o nome do engenheiro que causou a confusão, disse que se soubesse que era uma comandante, não teria embarcado.

- A companhia deveria ter falado que no posto de comandante estava uma mulher. Já voei com mulher antes e não gostei - teria dito Jaime, que segundo testemunhas do episódio ainda usou termos pejorativos e palavrões, o que acabou revoltando outros passageiros.

- Ele ficou mais alterado, veio aqui para frente, começou a fazer discurso, os passageiros se alteraram com ele, falaram com ele que era para ele resolver a vida dele e descer - lembrou Betânia.

Paulo César de Oliveira, um empresário que testemunhou tudo, foi taxativo:

- Levou uma vaia e desceu tranquilo, sorridente, como se nada houvesse acontecido. Um preconceito que eu nunca vi igual.

Depois de deixar o avião, Cassoli registrou um boletim de ocorrência contra a Trip. Procurado pela imprensa, ele não quis dar sua versão da história.

Mineira de Belo Horizonte, Betânia tirou o brevê no Aeroclube de Minas Gerais, que funciona no Aeroporto Carlos Prates.

- Ela foi a primeira mulher a quem instruí, é aficionada da aviação - lembra o professor José Efigênio Dionísio da Silva, que deu aula a Betânia em 1995.

Betânia e sua tripulação

Dados fornecidos pela Anac dão conta do crescimento do número de mulheres procurando o mercado aéreo. Em 2009, foram expedidas 44 licenças para pilotos do sexo feminino: 35 delas conseguiram licença de piloto privado e outras 8 de comercial. Apenas uma obteve a habilitação para comandante de uma linha aérea. O número duplicou em 2010, quando foram expedidas 86 licenças para mulheres: 56 novas de piloto privado, 24 de comercial e 6 de linha aérea, para a qual são necessárias 1.500 horas de voo.

Mulheres no comando de aviões representam menos de 2% dos mais de 17 mil pilotos que atuam no Brasil, mas esse número está crescendo. De 2003 a 2011, as licenças de piloto para mulheres aumentaram de 43 para 230.

- Quando uma mulher se apresenta no mercado com as mesmas credenciais de um homem para uma função, mesmo assim, ela tem que provar muito mais que ela é competente - analisou a socióloga Maria Rosa Lombardi.

Segundo comentário postado por Welideive dos Santos Oliveira na página de Veja BH, que também abordou o tema, Cassoli "é super mal educado", "trata as pessoas como se fossem lixo" e "ainda por cima se acha a última bolacha do pacote". E a cereja do bolo: ele trabalha em um local comandado por uma mulher. Deve ser esse o problema, você não acha?



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

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