27 maio 2012

Lula pressiona Gilmar Mendes a adiar o julgamento do mensalão

Segundo reportagem da revista Veja, no dia 26 de abril último, num encontro mantido no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro da Justiça e ex-presidente do STF, em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou convencer Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, a adiar o julgamento do processo conhecido como o "escândalo do mensalão" em troca de blindagem na CPI do Cachoeira.

Mas por que blindagem? Porque circula nos bastidores da CPI a história que Gilmar Mendes teria viajado em companhia do senador Demóstenes Torres até Berlim - Alemanha, em um avião cedido por Carlinhos Cachoeira. Lula teria dito ao ministro que o mais correto seria julgar o mensalão após as eleições municipais de outubro, esclarecendo que faria contato com outros ministros do Supremo com a mesma finalidade.

A reportagem também relata que Gilmar Mendes ainda ouviu de Lula que estratégia ele utilizaria para fazer o mesmo pedido aos demais ministros do STF. De acordo com a Veja, o encarregado de conversar sobre o processo do mensalão com a ministra Cármen Lúcia seria o amigo Sepúlveda Pertence, chefe da Comissão de Ética Pública da Presidência, que foi quem apadrinhou a indicação da ministra ao tribunal. Aliás, seis dos doze atuais ministros do Spremo Tribunal Federal foram indicados por Lula.

Ainda segundo a revista, Lula teria dito a Gilmar Mendes que José Dirceu “está desesperado”. Todos se lembram que o ex-ministro da Casa Civil de Lula foi apontado pela Procuradoria-Geral da República como o chefe da quadrilha que pôs em prática o esquema do mensalão.

A reportagem também informa que Gilmar Mendes relatou a conversa que teve com Lula ao presidente do STF, ministro Ayres Britto.

- Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula - disse à Veja o ministro Gilmar Mendes, que confirma o encontro com Demóstenes em Berlim, mas diz que pagou todas as despesas e tem como comprovar.

O adiamento do julgamento do mensalão pode acarretar a prescrição de vários crimes apurados no processo. Além disso, os ministros Ayres Britto e Cesar Peluso, considerados favoráveis à condenação dos réus, estarão aposentados no próximo ano.

Você acha correta a iniciativa de Lula?


Fonte: O Globo



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin