09 abril 2011

Doutores da Alegria

Ainda bem que o mundo não é só violência, e como diz o recente comercial da Coca-Cola, ainda “existem razões para acreditar” porque “os bons são maioria” e “na internet, amor tem mais resultados que medo”. Um exemplo disso são os Doutores da Alegria, para quem “o engraçado é que é sério”, mensagem que o Dando Pitacos passa a divulgar em sua sidebar a partir de hoje, numa tentativa de ajudar na divulgação do trabalho dessa turma.

A idéia que deu vida à instituição surgiu em 1986. Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.

Em 1988, Wellington Nogueira, ator e palhaço, passou a integrar a trupe americana, e ao voltar ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). O trabalho foi enorme, mas deu certo: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (hoje Hospital da Criança), o programa teve início.

Segundo informações postas no site da organização, seu objetivo é levar alegria às crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana. O grupo, uma sociedade civil sem fins lucrativos, realiza cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, onde atende casos de traumas ligados à hospitalização infantil, perda de controle sobre o corpo e a vida, atitudes negativas em relação às doenças e à recuperação.

Segundo os Doutores da Alegria, o tratamento por eles ministrado não tem contra-indicações, e a besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda.

O vídeo que você pode ver logo aí abaixo é um dos muitos criados para a divulgação e captação de doações que possam manter o trabalho desses mensageiros da paz e do riso. Não deixe de assistir!





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin