27 abril 2011

O perigo de uma conexão Wifi sem bloqueio

Um americano foi acusado de consumir conteúdo pornográfico infantil na internet. Ou seja, ele foi preso acusado de pedofilia depois do IP de seu computador ter sido detectado pela polícia. Mas ele era inocente. Nunca teve nada a ver com o mundo dos pedófilos. Na verdade, o culpado era seu vizinho, John Luchetti, de 25 anos, que utilizava sua conexão WiFi sem nenhuma cerimônia e por uma razão muito simples: ele não tinha senha de bloqueio!

O homem, que preferiu não se identificar, contou que no dia 7 de março último, policiais invadiram sua casa, obrigaram-no a deitar no chão, e apontando-lhe suas armas, vasculharam tudo. Os computadores dele e da mulher, além de iPads e iPhones, foram confiscados pelos oficiais.

Avançando nas investigações, a polícia americana percebeu que pegou o sujeito errado, a partir da verificação de que outras pessoas usavam seu sinal WiFi, acessado com facilidade pela falta de uma senha de segurança. De acordo com a Associated Press, William Hochul, procurador dos Estados Unidos, e Lev Kubiak, da Corte de Imigração, foram pedir desculpas ao acusado pessoalmente. Ele não apresentou queixa.

Tudo isso poderia ter sido evitado se o cara cuidasse melhor da segurança de sua rede. Sem isso, pessoas podem ser falsamente acusadas de pirataria ou pedofilia simplesmente por não terem colocado senha em seus roteadores. Toda conexão Wifi deve ter uma senha. Se você tem uma rede desse tipo e quiser arriscar, siga o passo a passo do vídeo abaixo, e faça toda a configuração necessária.




Eu, sinceramente, chamaria um técnico para fazer o serviço. Não é caro, mas infinitamente mais seguro!





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin